Modelo De Interoperabilidade Para Utilização De Questionários em Em Ambientes Virtuais de Aprendizagem através de Dispositivos Móveis
Educação a Distância, m-learning, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Question Mobile, Arquitetura de Software, Web Service
A evolução tecnológica tem transformado a Educação a Distância oportunizando acesso a educação para um maior número de cidadãos em qualquer hora e em qualquer lugar. O aumento potencial da oferta de dispositivos móveis integrados a ambientes de m-learning permite que a informação saia dos ambientes físicos das instituições de ensino, oportunizando a alunos e professores criarem cenários de aprendizagem geograficamente distribuídos. Entretanto, muitos dos aplicativos desenvolvidos para estes ambientes ainda permanecem isolados uns dos outros e não se integram de maneira suficiente aos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Esta dissertação apresenta um modelo de interoperabilidade entre dispositivos móveis e AVA, utilizando técnicas computacionais, de engenharia e arquitetura de software que proporcione a comunicação entre uma aplicação mobile e AVA distintos. Possibilita a formação de ambientes de e-learning e a interoperabilidade de dados entre aplicações, independentes de plataforma computacional e linguagem de programação, através de webservices. Como forma de testar e avaliar o modelo proposto será realizado um estudo de caso com o objetivo de comprovar que a arquitetura é capaz de realizar o objetivo para o qual foi implementada.