Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMID DANIELLE COSTA DE OLIVEIRA

DISCENTE: SAMID DANIELLE COSTA DE OLIVEIRA

DATA: 20/08/2010

LOCAL: Auditorio de Filosofia

Abordagem clínica da atividade de trabalho do cozinheiro: Interação de saberes, conformidade ao gênero profissional e inovação criativa

saber escolar e saber prático; tarefas complexas; autoconfrontação cruzada; estilização.

ÁREA: Psicologia

Apesar de toda uma tradição teórica em psicologia que chama a atenção para as dificuldades no trânsito de competências cognitivas do contexto escolar para o contexto extraescolar, a educação geral e a educação profissional começaram a ser vistas como bastante inter-relacionadas, a partir da associação da educação formal com o nível de qualificação, isto é, como elemento fundamental a um bom desempenho profissional. Tal fenômeno pode ser reflexo da crença largamente difundida na psicologia cognitiva da superioridade hierárquica do saber escolar-formal diante do saber prático ou extraescolar. A presente pesquisa propõe-se a investigar a atividade profissional em ocupação caracterizada por escolarização variável e complexidade de tarefas desempenhadas, como é o caso dos cozinheiros, buscando identificar que tipos de conhecimento são mobilizados no seu exercício profissional, bem como de que forma os saberes escolares (científicos/acadêmicos) são utilizados pelos cozinheiros em sua atividade de trabalho, e em que medida tais conhecimentos coexistem com outros tipos de conhecimento (notadamente conhecimentos de origem pragmática ou extra-escolar), investigando, se houver, como e quando se dá tal coexistência. Busca-se também identificar iniciativas de estilização pessoal em relação ao gênero profissional de cozinheiro, investigando os obstáculos à atividade e contribuição da prática profissional para o lugar social dos cozinheiros participantes da pesquisa. O intuito é avançar na explicitação dos diversos tipos de conhecimento (escolar e/ou extraescolar) mobilizados no cotidiano da prática profissional, a fim de verificar a contribuição e interlocução dos saberes escolar e extraescolar para o exercício da atividade de trabalho, contribuindo assim para a discussão teórica acerca do trânsito de competências e habilidades do contexto escolar para o contexto extraescolar do trabalho. O método principal que embasa essa pesquisa é a autoconfrontação cruzada - norteada pelo referencial teórico francófono da Clínica da Atividade -, que consiste basicamente na utilização da videografia como suporte para viabilizar a confrontação do trabalhador com sua atividade de trabalho, solicitando-o a explicar o seu próprio trabalho videografado, inicialmente para o pesquisador (autoconfrontação simples) e posteriormente para um colega de profissão com mesmo nível de especialização (autoconfrontação cruzada). Trabalhar-se-á assim com uma dupla de cozinheiros que desempenhem funções próximas. A análise desses dados será de natureza essencialmente clínica, tentando-se não se restringir ao que é visto, mas analisar, sobretudo, o que é comentado, aludido, ressaltado, buscando-se ir além do dado comportamental videografado, a fim de acessar os mecanismos de organização e desenvolvimento da atividade. Até o presente momento, foi aplicado um questionário sócio-demográfico e profissiográfico à amostra de 138 cozinheiros profissionais e similares da cidade de Natal - que trabalham com registro em carteira de trabalho -, para caracterização do perfil do cozinheiro potiguar. Após análises descritivas unidimensionais simples e multidimensionais do tipo constituição de grupos (análise tipo “cluster”) dos dados, encontrou-se a constituição de três sub-grupos. As análises frequenciais simples mostraram que a maior parte da amostra foi composta por cozinheiros do sexo masculino (84,1%), sendo o estado civil mais freqüente o de casado/união estável (61,6%), com filhos (71,7%), faixa etária de 19 a 29 anos (45,3%), remuneração entre 1 e 2 salários mínimos (66,7%), com escolaridade predominantemente de nível médio (60,9%).

Externo à Instituição - ANNA CAROLINA LOBIANCO - UFRJ
Externo à Instituição - GARDENIA ABBAD DA SILVA - UnB