Banca de DEFESA: CARLA FERNANDA FERREIRA RODRIGUES

DISCENTE: CARLA FERNANDA FERREIRA RODRIGUES

DATA: 18/10/2010

LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERENCIA DA UFRN POP/RN

SUCESSO X INSUCESSO ACADEMICO E SUA RELAÇÃO COM AS CARACTERISTICAS COMPORTAMENTAIS

Palavras chave: desempenho acadêmico; comportamento; personalidade

ÁREA: Psicologia

Um dos desafios da psicologia, principalmente a educacional e a área de avaliação psicológica, consiste em compreender e predizer as diferenças individuais. Esta pesquisa tem como objetivo verificar comportamentos mais ou menos adequados quanto ao rendimento de estudantes universitários. Sendo os objetivos específicos: 1)Verificar quais são os estilos de personalidade dos estudantes com melhores índices de rendimento acadêmico; 2) Verificar quais são os estilos de personalidade dos estudantes com os menores índices de rendimento acadêmico; 3) Verificar se há relação entre características de comportamento, estilos de personalidade e o rendimento acadêmico e 4) Verificar quais são os estilos preponderantes de personalidade em estudantes de cursos das áreas de saúde, exatas e ciências sociais. Participarão deste estudo 419 estudantes universitários da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) dos campi de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, distribuídos uniformemente em cinco cursos (Medicina, Psicologia, Enfermagem, Administração e Engenharia Civil), sendo 20 alunos de cada semestre (10 com as maiores notas e 10 com as menores médias). A escolha de tal universidade se deu por conveniência. Para analisar os estilos de personalidade/características comportamentais, está sendo utilizado o Inventário Millon de Estilos de Personalidade (MIPS), que é composto por 180 itens e é respondido através de uma escala dicotômica de respostas (Verdadeiro/Falso). Foi elaborado e está sendo aplicado também, um questionário para melhor caracterização da amostra e para verificar a influência de outros fatores no rendimento acadêmico. Foram aplicados os questionários em estudantes de todos os cinco cursos selecionados, porém, quando a mestranda chegou ao local da pesquisa em novembro de 2009 alguns alunos de Engenharia Civil já haviam concluído o semestre e não foram encontrados na universidade. Como o ano letivo de 2010 na Univasf só teve início agora no mês de março, a conclusão da coleta dos 40 questionários que faltam ser aplicados precisou ser adiada. Os dados que já foram coletados (N=379) foram tabulados e as análises estatísticas serão iniciadas. Serão realizadas estatísticas descritivas (média, desvio-padrão, freqüência e porcentagem) para fornecer informações sobre a amostra. Em seguida, será realizado o teste U de Mann-Withney, a fim de comparar se estudantes com melhor rendimento acadêmico possuem estilos de personalidade diferente dos estudantes com menores índices de rendimento acadêmico. Para mostrar o significado da força e do tipo de relação entre as variáveis que compõem o modelo teórico, será realizada uma correlação de Spearman. Outras análises, tais como a fatorial e a de regressão múltipla poderão ser incluídas para aprimoramento das análises. Do ponto de vista social, o estudo poderá servir de suporte à universidade para que esta desenvolva programas ou atividades específicas aos estudantes com insucesso acadêmico, como forma de ajudá-los a melhorar seu rendimento.

Presidente - 1323908 - JOÃO CARLOS ALCHIERI
Externo à Instituição - LEANDRO S ALMEIDA - NENHUMA