Banca de DEFESA: JOSÉ DE SOUZA GOMES JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ DE SOUZA GOMES JÚNIOR
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Sala virtual - https://meet.google.com/qce-cbxr-isw

AMBIENTES RESTAURADORES PARA ADOLESCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DA CIDADE DE FLORIANO, PIAUÍ.

Adolescentes; Ambientes Restauradores; Estresse; Floriano/PI.

A qualidade de vida da população contemporânea tem sido afetada pelo estresse, notadamente em ambiente urbano, interferindo na sua saúde (física e mental) e produtividade, sobretudo daquelas pessoas mais vulneráveis. Para enfrentá-lo, a literatura aponta a importância de investigar as relações das pessoas com os lugares em que se encontram, a fim de identificar ambientes com potencial restaurador. Diante disso, esta tese questiona: na percepção de adolescentes de uma cidade do interior do Nordeste, que ambientes contribuem para sua restauração psicofisiológica? A hipótese defendida indica que os adolescentes preferem locais que permitam contato com a natureza e com pessoas da mesma faixa etária, e possibilitem o desenvolvimento de atividades (de contemplação, socialização, esportes e lazer). O estudo aconteceu no Instituto Federal de Educação de Floriano, Piauí, e visou analisar as relações de adolescentes com ambientes que consideram restauradores. A investigação assumiu viés quali-quantitativo e estratégia multimétodos, por meio de dois estudos: o primeiro, direcionado às pessoas, aplicou Escala de Estresse Percebido e questionário a 82 estudantes do 3° ano do ensino médio técnico e entrevistou 8 destes participantes; o segundo, direcionado ao ambiente, realizou visitas de campo, observações naturalísticas e registro fotográfico para analisar ambientes que eles/elas indicaram como restauradores. Em geral, os participantes se consideram estressados, principalmente as mulheres, apesar do nível de estresse percebido estar abaixo da média da escala utilizada. Esse estresse foi relacionado à rotina escolar e familiar. Para restauração do estresse foram mencionados: (i) ambientes dentro da escola, na cidade e na própria residência; (ii) atividades como dormir, ler e praticar atividades físicas. Alguns dos resultados obtidos apontam características que podem estar relacionadas a cidades do interior do Nordeste brasileiro, tais como a prática de esportes, dormir e ler, indicando uma interrelação entre ambiente-atividade que foi denominada aqui como Situações Restauradoras.

Externa à Instituição - DAYSE DA SILVA ALBUQUERQUE - UFAM
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - LEONARDO VICTOR DE SÁ PINHEIRO - UFPI
Externa à Instituição - MAÍRA LONGHINOTTI FELIPPE - UFSC