Banca de DEFESA: MICHELLE LUISE SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELLE LUISE SOARES DA SILVA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: sala virtual - link: meet.google.com/ody-buph-tqg

A Escola e a formação de conceitos pró-ecológicos: Uma investigação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Psicologia ambiental. Educação ambiental. Escola. Conceitos pró-ecológico.

As ações humanas sobre o meio ambiente afetam os ecossistemas e põem em risco as gerações futuras, tendo motivado pesquisadores e políticos à debaterem a sustentabilidade ambiental. Neste contexto, a tese se apoia em conhecimentos da Psicologia Ambiental (PA) e da Educação Ambiental (EA), tendo como tema a contribuição do ambiente escolar para a formação de conceitos pró-ecológicos por estudantes do ensino médio. Ele foi desenvolvido com base em duas perguntas de partida: Como promover e ampliar a responsabilidade socioambiental dos estudantes e fomentar comportamentos pró-ecológicos? De que maneira aliar PA e EA em programas institucionais voltados para a formação do sujeito ecológico? Diante dessas questões defende-se como hipóteses que: (i) os estudantes trazem consigo conhecimentos prévios que precisam ser compreendidos e ressignificados pela escola; (ii) estratégias de ensino que aliem o conhecimento científico ao conhecimento do cotidiano dos estudantes podem propiciar a substituição e/ou a aquisição de conceitos pró-ecológicos; (iii) a junção da prática educativa da EA formal aos conhecimentos da interação pessoa-ambiente advindos da PA pode alimentar recomendações para a atuação da escola nesse campo. Diante disso, o principal objetivo da pesquisa foi compreender a função do ambiente escolar na formação/apropriação de conceitos pró-ecológicos e na conscientização socioambiental dos estudantes. O trabalho empírico aconteceu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) unidade de São Gonçalo do Amarante. Metodologicamente foi realizada uma investigação qualitativa-quantitativa com uso de abordagem multimétodos, por meio de questionários, entrevistas e realização de rodas de conversa. Como resultados, o estudo traça um diagnóstico que revela percepções e comportamentos dos estudantes em relação à temática ambiental e a posição dos professores diante dos obstáculos enfrentados na formação dos estudantes enquanto sujeitos ecológicos. Finalizando a tese são delineadas possíveis contribuições da PA e da EA para o enfrentamento dos principais problemas detectados no estudo..

Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externa ao Programa - 2434544 - FERNANDA FERNANDES GURGEL - UFRNExterna ao Programa - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS - UFRNExterna à Instituição - KARLA PATRÍCIA MARTINS FERREIRA - UNIFOR
Externa à Instituição - MARIA INES GASPARETTO HIGUCHI - UFAM