Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA GOUVEIA COSTA DE ALCANTARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINTIA GOUVEIA COSTA DE ALCANTARA
DATA : 15/09/2023
LOCAL: Sessão de defesa remota – link a ser informado

“QUEM VAI CUIDAR DOS GESTORES?”  PODER DE AGIR E TRABALHO BEM FEITO DE GESTORES PÚBLICOS DE UM INSTITUTO FEDERAL.

Gestor. Serviço Público, Poder de agir, Trabalho Bem Feito, Atividade.

Esse estudo dedicou-se a analisar a atividade de trabalho dos servidores-gestores em hierarquia superior (diretores gerais de campus) de um Instituto Federal do nordeste brasileiro, a partir das noções de trabalho bem-feito, atividades impedidas, processos de precarização da atividade de trabalho e os processos de gestão institucional. As lentes teorias utilizadas para essa pesquisa foram a Psicologia Organizacional e do Trabalho e, no viés Clínico, da Clínica da Atividade e, na Administração, sobretudo, da Inovação de Gestão. Assim, a partir do objetivo principal realizou-se a descrição do perfil socioprofissional dos diretores participantes da pesquisa, através da aplicação de um questionário eletrônico. Posteriormente, identificou-se, através de uma entrevista semiestruturada, o significado de trabalho bem feito para os participantes. Para análise do trabalho foi realizado um grupo e, através de dispositivos Clínicos como Oficina de Fotos, Levantamento de Atividades e Instrução ao Sósia, identificou-se a qualidade do trabalho, os impedimentos e a articulação do coletivo dos gestores. 21 gestores participaram da fase exploratória da pesquisa e 7 da etapa clínica. Uma característica desse grupo gerencial é que, a maioria, 86,36% têm apenas até 10 anos de exercício de serviço público e 68,18% estão assumindo pela primeira vez um cargo de direção geral de unidade. Entre os respondentes do questionário 94,74% têm o cargo de docente e 63,16% consideram o trabalho fonte tanto de bem-estar quanto de mal-estar. Verificou-se que a perspectiva de trabalho bem feito está relacionada ao prescrito, mas ao analisar o trabalho real, identificou-se inúmeros atravessamentos que impedem a sensação do trabalho bem feito. Alguns impedimentos deste trabalho estão relacionados a limitação do poder de agir, sobretudo em relação a questões orçamentárias e de composição de equipes. Destaca-se que apesar da participação em espaços coletivos de gestão, existe um sentimento de solidão no ato de gerir e a existência de conflitos entre a gestão central (gestores sistêmicos) e a gestão das unidades de ensino (diretor geral). Este tem relação com o modelo organizacional, multicampi. Além disso, ausência de sentido do trabalho aparece como um elemento que dificulta a gestão das equipes. Os gestores também expressão dificuldades na gestão do tempo demostrando a relação da mesma a assunção de responsabilidade por parte de gestores de outros níveis, bem como dos servidores em relação as atribuições de seus cargos. Desse modo, colocando os trabalhadores como protagonistas da análise do seu trabalho foi possível identificar a complexidade, impedimentos e, sobretudo, a partir da reflexão desse coletivo, as estratégias para a melhoria da qualidade do trabalho.

Externo à Instituição - CÁSSIO ADRIANO BRAZ DE AQUINO - UFC
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS DE MARIZ FERNANDES - IFRN
Presidente - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 16:02