Banca de DEFESA: RODOLPHO LUIZ ARAÚJO CORTEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLPHO LUIZ ARAÚJO CORTEZ
DATA : 31/07/2023
LOCAL: virtual / on-line

A INFLUÊNCIA DE ELEMENTOS DE JOGOS NO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE APRENDIZADO DIGITAL

aprendizagem por jogos digitais; elementos de jogos; motivação; engajamento; emoções; tecnologia da aprendizagem.

Nos últimos dez anos, o uso do aprendizado baseado em jogos aumentou significativamente e os principais argumentos para a implementação dos jogos como ferramenta educacional baseiam-se em seu potencial para promover resultados de aprendizado através de sua capacidade de aumentar o engajamento e a motivação, bem como para melhorar a experiência do usuário. Entretanto, elementos de jogos incorporados nos materiais de aprendizagem podem distrair os alunos e/ou desviar a atenção do conteúdo a ser aprendido e, assim, prejudicar a aprendizagem e/ou o desempenho - tais distractores são referidos como detalhes sedutores. Como tal, é necessário um equilíbrio cuidadoso dos elementos do jogo e das características instrucionais para não atrapalhar a aprendizagem ao usar jogos. Nesta linha, este estudo visa investigar a influência dos elementos de jogo presentes em um ambiente baseado em jogos digitais no desempenho e aprendizado dos usuários, assim como no engajamento, motivação e emoções. Em geral, o estudo tem três etapas e, inicialmente, um estudo de treinamento pré-post comparando uma condição de treinamento baseado em jogos com uma condição de treinamento não baseado em jogos em magnitude de fração revelou que os participantes melhoraram sua compreensão de magnitude de fração de pré-teste para pós-teste, mas sua melhoria não diferiu significativamente entre os grupos. Durante o treinamento, os participantes que utilizaram o jogo responderam com mais precisão, mas foram mais lentos do que aqueles na condição não baseada no jogo, sugerindo que os elementos do jogo poderiam aumentar o engajamento cognitivo e resultar em um trade-off de velocidade e precisão. Na segunda etapa, uma comparação entre uma intervenção  baseada em jogo e uma intervenção não baseada em jogo foi implementada junto a questionários para medir a motivação, as emoções e o engajamento. O conteúdo do aprendizado foi alterado para uma associação de símbolos e números a fim de excluir vieses de conhecimento prévio. Os resultados mostraram que os elementos do jogo afetam tanto a taxa de desistência dos participantes quanto o engajamento durante a interação com a tarefa.Participantes com baixa auto-eficácia foram particularmente propensos a a desistir na ausência de elementos de jogo. Os elementos do jogo afetam ainda a eficácia do aprendizado e análises de mediação da eficiência revelaram que a atratividade da tarefa media parcialmente o efeito dos elementos do jogo no aprendizado. Para compreender profundamente a dinâmica do uso de elementos de jogos na aprendizagem, foi realizado um estudo de coleta de dados multimodal que revelou que os elementos de jogos não são prejudiciais à aprendizagem. O mesmo estudo evidenciou que uma tarefa de aprendizagem baseada em jogos pode envolver mais os alunos do que uma tarefa equivalente sem elementos de jogos envolvidos, além de aumentar a autoeficácia e o interesse próprio. Portanto, recomenda-se o uso de abordagens de aprendizagem baseadas em jogos, considerando sua capacidade de mudar as perspectivas dos alunos em relação aos ambientes de aprendizagem.

Externo à Instituição - ROGER AZEVEDO
Externo ao Programa - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA - nullPresidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Interno - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Externa à Instituição - TACIANA PONTUAL DA ROCHA FALCÃO - UFRPE