Banca de QUALIFICAÇÃO: CELINA ANGELIA DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CELINA ANGELIA DOS REIS
DATA : 28/04/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

“CORRELAÇÃO ENTRE OS ACHADOS DE ELETROENCEFALOGRAFIA E EYETRACKING COM O PERFIL NEUROPSICOLÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO”.


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo; Neuropsicologia; eye-tracking


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada por prejuízo na reciprocidade social e no comportamento que impactam na funcionalidade da pessoa (APA, 2013). Até os dias atuais, a fisiopatologia do TEA ainda não é bem esclarecida com consequente ausência de marcador biológico, exigindo desta maneira que o diagnóstico seja eminentemente clínico. O difícil acesso a profissionais especializados e experientes em TEA é, muitas vezes, motivo para o atraso no diagnóstico, que precisa ser realizado em idades menores para propiciar o início precoce da intervenção e consequente melhora prognóstica. Avaliações clínicas sistemáticas com entrevista e observação da criança, são necessárias para a investigação diagnóstica, sendo a avaliação neuropsicológica fundamental para o detalhamento e caracterização do perfil cognitivo da criança. Estudos de eletroencefalografia quantitativa (qEEG) sugerem diferenças na atividade elétrica cerebral de indivíduos com TEA. Adicionalmente, mostram padrão de exploração visual diferenciada a faces humanas, com menor atenção aos olhos e maior atenção à boca nos estudos com eye-tracking. A importância do presente estudo é, de forma inovadora, agregar ferramentas complementares como qEEG, eye-tracking a avaliação neuropsicológica para a identificação de padrões que auxiliem a detecção precoce do TEA. O objetivo geral é caracterizar o TEA a partir do entrecruzamento dos perfis eletroencefalográfico e neuropsicológico de crianças, considerando o grau de comprometimento do transtorno. Tem como objetivos específicos analisar as oscilações rítmicas da atividade elétrica cerebral no estado basal de repouso, mediante a realização de tarefa de atenção visual a faces humanas com expressões emocionais distintas (feliz, raiva e neutra) de crianças com diagnóstico de TEA e analisar o padrão de rastreamento visual dessas crianças diante dos mesmos estímulos de faces. A proposta é analisar individualmente cada participante da pesquisa e a média do resultado de grupo de crianças com perfis neuropsicológicos equivalentes, nível de gravidade e de inteligência, e comparar os resultados com a análise de crianças do grupo controle (crianças sem TEA, pareadas por idade e sexo). As crianças analisadas são atendidas num serviço de referência no Rio Grande do Norte especializado em TEA, localizada no município de Macaíba (RN). Os resultados serão publicados em 3 artigos com achados e direcionamentos relacionados para: padrão do EEG no repouso em crianças com TEA; padrão do qEEG diante dos estímulos visuais de faces com expressão de emoção em crianças com TEA; padrão do rastreamento visual diante dos estímulos visuais de faces com expressão de emoção em crianças com TEA.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA BERLIM DE MELLO - UNIFESP
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externa à Instituição - NARA CORTES ANDRADE - UFJF
Notícia cadastrada em: 27/04/2023 17:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao