Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLPHO LUIZ ARAÚJO CORTEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLPHO LUIZ ARAÚJO CORTEZ
DATA : 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: virtual/on-line
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DE ELEMENTOS DE JOGOS NO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE
APRENDIZADO DIGITAL


PALAVRAS-CHAVES:

aprendizagem por jogos digitais, elementos de jogos, motivação, engajamento, emoções, tecnologia da
aprendizagem.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Nos últimos dez anos, o uso do aprendizado baseado em jogos aumentou significativamente e os principais
argumentos para a implementação dos jogos como ferramenta educacional baseiam-se em seu potencial para
promover resultados de aprendizado através de sua capacidade de aumentar o engajamento e a motivação,
bem como para melhorar a experiência do usuário. Entretanto, elementos de jogos incorporados nos materiais
de aprendizagem podem distrair os alunos e/ou desviar a atenção do conteúdo a ser aprendido e, assim,
prejudicar a aprendizagem e/ou o desempenho - tais distractores são referidos como detalhes sedutores. Como
tal, é necessário um equilíbrio cuidadoso dos elementos do jogo e das características instrucionais para não
atrapalhar a aprendizagem ao usar jogos. Nesta linha, este estudo visa investigar a influência dos elementos
de jogo presentes em um ambiente baseado em jogos digitais no desempenho e aprendizado dos usuários,
assim como no engajamento, motivação e emoções. Em geral, o estudo tem três etapas e, inicialmente, um

estudo de treinamento pré-post comparando uma condição de treinamento baseado em jogos com uma
condição de treinamento não baseado em jogos em magnitude de fração revelou que os participantes
melhoraram sua compreensão de magnitude de fração de pré-teste para pós-teste, mas sua melhoria não
diferiu significativamente entre os grupos. Durante o treinamento, os participantes que utilizaram o jogo
responderam com mais precisão, mas foram mais lentos do que aqueles na condição não baseada no jogo,
sugerindo que os elementos do jogo poderiam aumentar o engajamento cognitivo e resultar em um trade-off de
velocidade e precisão. Na segunda etapa, uma comparação entre uma intervenção baseada em jogo e uma
intervenção não baseada em jogo foi implementada junto a questionários para medir a motivação, as emoções
e o engajamento. O conteúdo do aprendizado foi alterado para uma associação de símbolos e números a fim
de excluir vieses de conhecimento prévio. Os resultados mostraram que os elementos do jogo afetam tanto a
taxa de desistência dos participantes quanto o engajamento durante a interação com a tarefa.Participantes com
baixa auto-eficácia foram particularmente propensos a a desistir na ausência de elementos de jogo. Os
elementos do jogo afetam ainda a eficácia do aprendizado e análises de mediação da eficiência revelaram que
a atratividade da tarefa media parcialmente o efeito dos elementos do jogo no aprendizado. A fim de
aprofundar o conhecimento sobre a interação entre os elementos do jogo e seu impacto no engajamento,
emoções e aprendizagem, uma terceira etapa está sendo realizada com um método de coleta de dados
multimodal, mantendo a comparação dos grupos utilizados na segunda etapa. Para isto, detecção de
expressões faciais, eye-tracking, atividade eletrodérmica e eletrocardiografia estão sendo aplicados durante o
uso de ambas as tarefas de aprendizagem de associação de símbolos e números.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA - nullExterna ao Programa - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES - nullPresidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Notícia cadastrada em: 19/04/2023 10:17
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