Banca de DEFESA: PRISCILA CRISTINE ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA CRISTINE ANDRADE DE SOUSA
DATA : 08/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/ovh-ruyk-kun
TÍTULO:

Relações entre Alto Potencial Intelectual, Funções Executivas e Criatividade em Crianças e Adolescentes 


PALAVRAS-CHAVES:

alto potencial intelectual; altas habilidades/superdotação; criatividade; funções executivas.


PÁGINAS: 172
RESUMO:

Os estudos em indivíduos com alto potencial intelectual (API) destacam funcionamento

intelectual marcado por ativação global e menos segregação do córtex. Portanto, vários

autores problematizam o impacto de alguns processos cognitivos específicos na

determinação da inteligência, dentre os quais se destacam, as funções executivas (FE) e

a criatividade. O presente estudo pretende dar continuidade ao recente estudo

desenvolvido por Felinto (2018) que evidenciou a sobreposição da criatividade e

inteligência na população adolescente e a relação entre inteligência e memória de trabalho

(MT) em jovens adultos com API. Isto posto, o objetivo desse estudo é analisar as relações

entre o API, FE e criatividade no público infantojuvenil. A tese foi subdividida em três

estudos: 1) Capítulo de Livro - Relações "Paradoxais” entre Altas

Habilidades/Superdotação e Dislexia; 2) O valor preditivo do API nas FE e na criatividade

em crianças; 3) Desempenho em MT e criatividade em crianças e adolescentes com API.

Participaram desse estudo 38 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos de

escolas públicas e particulares da cidade de Natal/RN. Realizou-se procedimento de

avaliação da inteligência, FE e criatividade com os participantes através de uma bateria

de instrumentos neuropsicológicos e, em seguida, análises descritivas e inferenciais foram

implementadas. No Estudo 1, foi abordado aspectos clínicos do perfil cognitivo

assíncrono em crianças com dupla excepcionalidade; No Estudo 2, verificou-se

correlações significativas e fortes entre a inteligência e tarefa de FE (efeito stroop) e

verificou-se que a inteligência prevê o desempenho de crianças com API em tarefa de FE

(efeito stroop). No Estudo 3, os resultados apontaram correlações significativas e fortes

entre inteligência e criatividade, bem como diferença entre os grupos nas variáveis

supramencionadas e em etapa específica do teste de MT. Diante disso, conclui-se que

crianças e adolescentes com API apresentam características particulares para as FE e

criatividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - AMANDA DE LOURDES BERNARDO GUERRA
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Interno - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Externa ao Programa - 1072016 - MARIA JOSE NUNES GADELHA - nullExterna à Instituição - PRISCILA MAGALHAES BARROS FELINTO
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 08:35
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