Banca de DEFESA: CAMILLA DANIELLE SILVA DE LIMA QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILLA DANIELLE SILVA DE LIMA QUEIROZ
DATA : 28/11/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Formato remoto
TÍTULO:

Quando o suicídio invade a instituição de ensino: a perda e o luto por suicídio na vivência de estudantes e educadores 


PALAVRAS-CHAVES:

estudantes; educadores; suicídio; luto; instituição de ensino; posvenção.


PÁGINAS: 330
RESUMO:

O número de mortes violentas e prematuras entre adolescentes e jovens no Brasil e no mundo vem aumentando, sendo o suicídio a segunda causa de morte dos mesmos à nível mundial. Diante disso, invariavelmente a morte e o luto invadem o espaço escolar. Quando ocorre o suicídio de um estudante, o impacto é ainda maior, pois além de ser uma morte inesperada, violenta e estigmatizada, envolve uma pessoa jovem, gerando ainda mais comoção na comunidade escolar. O suicídio impacta não somente os mais próximos ao falecido, mas uma grande rede de pessoas que no continuum de sobrevivência estão entre os expostos, afetados e enlutados. Enlutados pelo suicídio possuem maiores chances de desenvolver um adoecimento emocional e a terem comportamentos suicidas, principalmente entre adolescentes e jovens, podendo favorecer o suicídio por contágio. Os educadores também são atingidos, mas não encontram espaços de acolhimento e ainda se sentem despreparados para lidar com seus alunos diante dessa situação de crise. Este estudo objetiva, portanto, compreender a vivência da perda e do luto entre estudantes e educadores, diante do suicídio de aluno (s), no contexto educacional. A metodologia utilizada foi a qualitativa com aporte teórico da hermenêutica gadameriana, por meio dos instrumentos: entrevista narrativa e cenas projetivas com os estudantes e educadores que passaram pela experiência de perder um estudante por suicídio entre 2011 e 2021. Foram realizadas 6 entrevistas com estudantes (matriculados e egressos), sobreviventes de suicídios diferentes, entre 17 e 22 anos, e com 3 professores, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de 3 campis distintos: Natal Central, Natal Cidade Alta e Parnamirim. A tese foi construída sob forma de artigos. O primeiro refere-se a uma revisão integrativa, intitulada “Luto por suicídio e posvenção na escola: uma revisão integrativa”, que buscou na literatura o conhecimento já produzido acerca do suicídio e do luto por suicídio na escola, na perspectiva de alunos e profissionais da educação, a partir de artigos nacionais e internacionais. Os resultados apontaram para a necessidade de se considerar a cultura, bem como as necessidades individuais dos sobreviventes ao se formular programas de posvenção na escola, além de políticas educacionais que assegurem a implementação prévia de planos de gerenciamento de crises. Verificou-se também diminuta produção de estudos que contemplassem os educadores e, no Brasil e na América Latina, uma lacuna expressiva em relação a essa temática. O segundo artigo “Quando o luto por suicídio invade a escola: o desamparo dos estudantes” identificou a significação da morte pelos estudantes como um fim inevitável, um recomeço na vida espiritual e uma possibilidade de ressignificar o viver. Já o significado do suicídio surgiu como uma escolha diante do desespero e da solidão e o não querer morer de fato; egoísmo e ausência de culpabilização; além de um resultado do contexto suicidante em que vivemos. Suas manifestações em relação ao impacto dessa perda se deram a nível intrapessoal (choque, alguns medos, ansiedade, tristeza, impotência, culpa e manifestações fisicas, cognitivas e comportamentais), interpessoal e transpessoal. Dentro do continuum de sobrevivência, os estudantes estiveram entre os expostos, afetados e enlutados por suicídio, demonstrando a necessidade de serem amparados pela instituição de ensino. O terceiro, “Luto por suicídio e posvenção na escola: as estratégias de enfrentamento dos estudantes e o cuidado que gostariam de receber”, identificou que o enfrentamento dos adolecentes/jovens se deu através de conversas com amigos, apoio da religiosidade, de forma solitária, com pouco e descontínuo suporte institucional. Ressaltaram o contexto suicidante que pode impulsionar o suicídio e, também, o contexto adoecedor após o impacto dessa morte, em que ficam divididos entre a própria dor e a necessidade de ser apoio para outros amigos, que aparentam estar sofrendo ainda mais. O quarto artigo intitulado “Quando o suicídio de um estudante invade a instituição de ensino: o luto invisibilizado dos educa(dores)” abordamos os impactos dos suicídios nos níveis inter, intra e transpessoal nos professores, evidenciando que, a depender de cada um dos suicídio, eles se encontram no continuum de sobrevivência entre os expostos, afetados e enlutados (a curto prazo). Porém, receberam pouco suporte relacionados a posvenção ao suicídio pela instituição, tornando-os invisibilizados em suas dores e despreparados para lidar com os estudantes sobreviventes. Por fim, o quinto artigo, “Quando o suicídio de estudante invade a instituição de ensino: enfrentamentos dos educa(dores) e posvenção” que discute o enfrentamento dos professores: a participação em ritual de despedida, ajuda de pares e, na falta de suporte social, o enfrentamento ocorreu de forma solitária. Identificamos ainda o despreparo institucional, o retorno ao trabalho sem o apoio necessário, a desarticulação da equipe multiprofissional e a ausência de rituais acerca do legado do estudante, fazendo com que seus lutos fossem invisibilizados. Concluimos ser imprescindível a formulação de programas prévios de posvenção do suicídio em ambientes educacionais, que contemplem estudantes e educadores, considerando suas especificidades e necessidades, próximos ou não dos falecidos, os aspectos culturais, além de sua localização dentro das categorias do continuum de sobrevivência, o que irá fundamentar as ações de cuidado e prevenção de comportamentos suicidas nos impactados pelo suicídio no contexto das instituições de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149551 - GEORGIA SIBELE NOGUEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Externo ao Programa - 2704485 - MARLOS ALVES BEZERRA - nullExterna ao Programa - 6350812 - SYMONE FERNANDES DE MELO - nullExterna à Instituição - TATIANI DAIANA DE NOVAES - IFRN
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 16:03
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