Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA DANIELLE SILVA DE LIMA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILLA DANIELLE SILVA DE LIMA QUEIROZ
DATA : 29/07/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Quando o suicídio invade a escola: A perda e o luto por suicídio na experiência de estudantes e educadores


PALAVRAS-CHAVES:

adolescentes; educadores; escola; luto; posvenção; suicídio;


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A morte ainda é assunto interdito na sociedade e, por conseguinte, na escola, dificultando a expressão do luto entre alunos e educadores. Apesar disso, o número de mortes violentas e prematuras entre adolescentes e jovens no Brasil e no mundo vem aumentando, sendo o suicídio a segunda causa de morte dos mesmos à nível mundial. Diante disso, invariavelmente a morte, a perda e o luto invadem o espaço escolar. Quando ocorre o suicídio de um estudante, tal impacto é ainda maior, pois além de ser uma morte inesperada, violenta e estigmatizada, envolve uma pessoa jovem, gerando ainda mais comoção na comunidade escolar. O suicídio afeta não somente os mais próximos à vítima, como familiares e amigos, mas também a um grande número de pessoas que foram expostas a essa tragédia. Pessoas enlutadas pelo suicídio possuem maiores chances de desenvolver comportamentos suicidas e adoecimento emocional, principalmente quando adolescentes, podendo favorecer até mesmo o suicídio por contágio. Diante de tamanho impacto, os educadores também são afetados, mas não encontram espaços de acolhimento e ainda se sentem despreparados para lidar com seus alunos diante dessa situação de crise. Este estudo objetiva, portanto, compreender a vivência da perda e do luto entre estudantes e educadores, diante do suicídio de aluno (s), no contexto escolar, a fim de contribuir para intervenções de posvenção (e prevenção) do suicídio na escola. Os objetivos específicos foram: (a) identificar o significado da morte e do suicídio de um jovem estudante para os estudantes e educadores; (b) Conhecer os sentimentos e mudanças comportamentais vivenciadas pelos estudantes e educadores após o suicídio de um aluno; (c) Elucidar a concepção de luto para os adolescentes/jovens e educadores; (d) Identificar as formas de enfrentamento dos estudantes e educadores em relação a perda e ao possível luto por suicídio; (e) Investigar se houve espaços de acolhimento e outras intervenções na escola após o suicídio do aluno destinado aos estudantes e educadores (se sim, como avaliam) e; (f) Identificar as dificuldades e potencialidades para um trabalho de posvenção (e prevenção) ao suicídio na escola. A metodologia utilizada é a qualitativa com aporte teórico da Hermenêutica Gadameriana, por meio dos instrumentos: entrevista narrativa com uso de cena projetiva com os estudantes e roda de conversa com educadores. A pesquisa está sendo realizada com estudantes e educadores que passaram pela experiência de suicídio de aluno(a) na escola. Foram realizadas 6 entrevistas com estudantes (matriculados e egressos), entre 17 e 22 anos, dos campus Natal Central, Natal Cidade Alta e Parnamirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e será realizada uma roda de conversa com educadores (professores, pedagogo, psicólogo, assistente social e profissionais da saúde). O desenvolvimento da tese está sendo construído sob forma de artigos. O primeiro deles refere-se a uma revisão integrativa, intitulada “Luto por suicídio e posvenção na escola: uma revisão integrativa”, que buscou na literatura o conhecimento já produzido acerca da exposição ao suicídio e ao luto por suicídio na escola, na perspectiva de alunos e profissionais da educação, a partir de artigos nacionais e internacionais. Os resultados apontaram para a necessidade de se considerar a cultura, bem como as necessidades individuais dos sobreviventes ao se formular programas de posvenção na escola, além de políticas educacionais que assegurem a implementação prévia de planos de gerenciamento de crises nesses espaços. Verificou-se também diminuta produção de estudos que contemplassem os educadores e, no Brasil e na América Latina, uma lacuna expressiva em relação a toda essa temática. O segundo artigo “Quando o luto por suicídio invade a escola: o desamparo dos estudantes e os desafios da posvenção (em construção)” cujos diálogos com as narrativas apontam para 4 eixos temáticos: o significado da morte e do suicídio para os estudantes; suicídio do colega e o medo de perder outros ou a si mesmo; a presença de enlutamento com manifestações emocionais, cognitivas e comportamentais entre os alunos; e o olhar dos estudantes diante da posvenção que revelam sua falta de continuidade, a desatenção com os alunos que não eram tão próximos da vítima, mas que também foram afetados, inabilidade dos educadores, além da ausência de rituais de despedida e reconhecimento do legado de quem se foi. E o terceiro artigo: “Educa-dores e o luto por suicídio: entre as dores silenciadas e os desafios do cuidar (em construção), que também dialoga com as narrativas de nossos colaboradores e a revisão de literatura. Espera-se com esse estudo ampliar a compreensão acerca da perda e do luto por suicídio no contexto escolar a fim de subsidiar intervenções atreladas a posvenção e prevenção do suicídio na escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149551 - GEORGIA SIBELE NOGUEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Externo ao Programa - 2704485 - MARLOS ALVES BEZERRA - null
Notícia cadastrada em: 26/07/2022 13:44
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