Banca de DEFESA: JULIANA TEIXEIRA DA CAMARA REIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA TEIXEIRA DA CAMARA REIS
DATA : 02/12/2021

PROGRAMA TALENTO METRÓPOLE: IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

superdotação; talento; tecnologia da informação; desenvolvimento de talentos; identificação de talentos; educação para superdotados.

O momento atual é marcado por questões globais de grande escala. No entanto, as sociedades parecem não investir a contento na superdotação e talento de jovens como uma via importante para lidarem com as complexas condições socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas do século 21. Nesse cenário, a presente tese tem como objetivo maior caracterizar e apresentar alguns resultados oriundos do Programa Talento Metrópole (PTM) vinculado ao Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O PTM busca contribuir para que superdotados desenvolvam talentos no domínio da tecnologia da informação e, assim, construam trajetórias de vida que sejam benéficas para si e para a sociedade. Foram realizados três estudos, quais sejam: 1) “Desenvolvendo Talentos: a experiência do Programa Talento Metrópole”; 2) “Precursores para identificação de adolescentes com AH/SD no domínio da Tecnologia da Informação (TI)”; 3) “Trajetórias de vida e marcos no desenvolvimento de talentos em adolescentes e adultos jovens no domínio da TI”. O estudo 1 caracteriza o Programa Talento Metrópole (PTM), notadamente em termos de metodologia de identificação e desenvolvimento de talentos em TI, fundamentando-se para tanto na perspectiva desenvolvimental do Mega-Modelo de Desenvolvimento do Talento. O estudo 2 busca compreender as diferentes trajetórias e especificidades subjacentes ao desenvolvimento do talento a partir da análise clínico-qualitativa de três casos, para isso utilizou-se a técnica de entrevistas narrativas. O estudo 3, por sua vez, investigou o caráter prospectivo dos instrumentos utilizados para screening a partir da análise das habilidades cognitivas precursoras para o desenvolvimento do talento no PTM: Inteligência (Matrizes Progressivas de Raven Escala Geral); Teste de Prospecção, desenvolvido para avaliação de competências e habilidades cognitivas gerais em TI; Teste de Torrance (estudantes do ensino médio e superior) e Teste de Criatividade Figural Infantil (estudantes do ensino fundamental). Acredita-se que os resultados dessa tese fornecerão subsídios para o desenvolvimento de programas específicos em TI, com vistas ao desenvolvimento pleno do talento, visando não somente a autorrealização, mas também a proposição de soluções aos graves problemas da sociedade por meio de pesquisa e inovação em TI.

Externa à Instituição - TATIANA IZABELE JAWORSKI DE SA RIECHI - UFPR
Externo ao Programa - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA