Banca de DEFESA: LUANA VANESSA SOARES FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA VANESSA SOARES FERNANDES
DATA : 29/10/2021
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/pbd-xxem-zzv
TÍTULO:

Ambiente sócio físico e crianças com Transtorno do Espectro Autista em contexto de pandemia: uma reflexão sobre lives do Youtube


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo; TEA; Ambiente sócio físico; Contexto de pandemia; Psicologia ambiental.


PÁGINAS: 233
RESUMO:

Enfrentar a Pandemia da COVID-19 exigiu isolamento social e induziu mudanças no uso da habitação, fazendo com que questões sobre o ambiente residencial passassem a ser amplamente debatidas, inclusive nas mídias sociais. Nesse campo se popularizaram as lives veiculadas na internet, tornando-se um canal de comunicação entre profissionais e variados públicos. Partindo desse contexto, esta dissertação tomou como objeto de estudo o ambiente sócio físico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – transtorno do neurodesenvolvimento com manifestações que abrangem um amplo espectro de possibilidades, cujasespecificidades precisam ser entendidas (e trabalhadas) a fim da pessoa em questão desenvolver habilidades e obter bem-estar. Pautada em uma compreensão do autismo a partir das Práticas Baseadas em Evidências (PBEs), a investigação realizada teve como objetivo geral compreender estratégias para ajuste do ambiente sócio físico às crianças autistas durante a pandemia que foram veiculadas por lives disponibilizadas no YouTube. Foram objetivos específicos: (a) identificar as características do ambiente físico difundidas como adequadas às crianças autistas; (b) entenderas estratégias recomendadas como adequadas às atividades com estas crianças e que exigem especificidades ambientais; (c) analisar as dificuldades apontadas neste campo. O estudo apoiou-se teoricamente na Psicologia Ambiental e recorreu à estratégia metodológica qualitativa com: (1) levantamento de lives sobre autismo disponibilizadas no YouTube entre março e agosto de 2020; (2) seleção daquelas que discutem a relação criança autista/ambiente; (3) escolha de cinco lives para análise aprofundada. Os resultados mostram que diversos conceitos provenientes da Psicologia Ambiental podem ajudar a compreender comportamentos de pessoas com TEA, notadamente comportamento socioespacial, affordances e behavior settings. Sob tal perspectiva, as lives indicaram diversos tipos de ajustes ambientais utilizáveis com pessoas com TEA, salientando táticas para minimizar barreiras comunicacionais e sensoriais, e facilitar a manutenção/desenvolvimento de suas habilidades e autonomia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA SOARES DA SILVA - USP
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 347107 - JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 04/10/2021 14:44
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