Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA CAROLINA LEMOS ARAGÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAURA CAROLINA LEMOS ARAGÃO
DATA : 28/10/2021
LOCAL: Videoconferência

A influência de fatores socioculturais e clínicos sobre o perfil neurocognitivo de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior

tumores de sistema nervoso central; meduloblastoma; neuropsicologia; nível socioeconômico; escolaridade materna.

Os tumores de Sistema Nervoso Central são neoplasia sólida mais comum na faixa etária pediátrica. A fossa posterior, notadamente o cerebelo, constitui a região de maior incidência, sendo os quadros mais frequentes, os meduloblastomas e os astrocitomas pilocíticos, o primeiro de alta malignidade e o segundo de caráter mais benigno. Meduloblastomas são tratados com neurocirurgia, quimioterapia sistêmica e radioterapia crânio-espinal, enquanto os astrocitomas, em sua grande maioria, exigem exclusivamente neurocirurgia. Estudos mostram a concomitância entre o alcance da sobrevida e a presença de sequelas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem nos sobreviventes, associados especialmente à neurotoxicidade do tratamento antineoplásico quimioterápico e radioterápico, o qual tem produzido danos severos à integridade da substância branca (SB) cortical e subcortical. Porém, é preciso considerar que para além de danos à SB, outros fatores se somam a este complexo mosaico, notadamente aspectos sociais e culturais, que de forma independente ou sobreposta, constitui dialeticamente os processos de desenvolvimento. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar o impacto de variáveis clínicas e socioculturais sobre o perfil neurocognitivo de crianças e adolescentes sobreviventes de Tumores de Fossa Posterior (TFP). A pesquisa foi subdividida em três estudos: 1) A influência de aspectos clínicos e socioculturais sobre o perfil cognitivo de pacientes pediátricos sobreviventes de TFP; 2) Investigação da memória em pacientes pediátricos sobreviventes de TFP; 3) Investigação da atenção e velocidade de processamento em pacientes pediátricos sobreviventes de TFP, este ainda em construção. 37 sujeitos entre seis e 16 anos compuseram o grupo clínico e 25 sujeitos compuseram o grupo controle, pareados 1:1 segundo sexo, idade, tipo de escola e nível socioeconômico dos participantes dos estudos 2 e 3. Realizou-se procedimento de avaliação neurocognitiva com os participantes através de uma bateria de instrumentos neuropsicológicos e, em seguida, análises descritivas e inferenciais foram implementadas com fins de auxílio no alcance dos objetivos dos estudos propostos. No estudo 1, verificou-se que as variáveis clínicas, notadamente, o tipo de tratamento exerceu influência significativa sobre funções cognitivas não verbais, como velocidade de processamento, visoespacialidade, inteligência fluida, ao passo que a variável de natureza sociocultural, a saber a escolaridade materna, foi responsável por impactos em dimensões verbais do funcionamento cognitivo dos participantes. No estudo 2, verificou-se que as diferentes modalidades de tratamento repercutem sobre os processos de memória em crianças e adolescentes diagnosticados com astrocitoma pilocítico e meduloblastoma, uma vez que o grupo clínico submetido apenas à neurocirurgia apresentou prejuízos especialmente na alça fonológica da memória operacional, não obstante impactos mnêmicos significativamente mais amplos e proeminentes estejam relacionados ao grupo submetido às terapias antineoplásicas. Diante disso, destaca-se a expressiva complexidade vinculada à manifestação dos distintos perfis neurocognitivos emergentes nessa população e, com isso, a necessidade de se ampliar as análises acerca dos fatores que atravessam o desenvolvimento infantil, de modo a amparar estratégias interventivas eficazes e contextualizadas.

Externa à Instituição - EDIANA ROSSELLY DE OLIVEIRA GOMES - UFRN
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA MAIA - UFC
Notícia cadastrada em: 30/09/2021 14:33