Abordagens Interventivas em Psicologia para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autismo; Psicologia; Intervenção psicológica.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo muito pesquisado devido ao reconhecido aumento do número de casos, provavelmente associado à sua identificação precoce, e ainda, pelo uso de estratégias mais amplas de diagnóstico. Por possuir etiologia múltipla, nenhum modelo ou abordagem clínica, metodológica ou terapêutica poderia por si mesmo abranger a verdade. Ele se situa no cruzamento de numerosas abordagens clínicas. O objetivo do estudo consiste em analisar as abordagens interventivas na área de Psicologia utilizadas em crianças com TEA em instituições da cidade de Natal. Trata-se de estudo exploratório, transversal, sendo a amostra composta por conveniência. Foram selecionados oito profissionais de psicologia de três instituições referências em TEA da cidade de Natal/RN. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pela pesquisadora e para a análise foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados mostraram o delineamento prático a partir do referencial teórico escolhido que moldam as propostas de intervenção e o olhar para a criança com autismo. A partir delas foram encontradas três categorias: base teórica, intervenção e benefícios de cada proposta interventiva. O estudo pretendeu destacar a necessidade de promover espaços de discussão cientifica possibilitando diálogos e construção de uma diversidade de modos de conceber o transtorno assim como o reconhecimento da pluralidade que se apresenta em cada sujeito com o diagnóstico de TEA e para isso a importância de uma diversidade nos modos de conceber as intervenções permitindo contextos, também múltiplos, de acolhimento.