Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA RAFAELA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÔNICA RAFAELA DE ALMEIDA
DATA : 08/04/2019
LOCAL: Auditório A do CCHLA

A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À EVASÃO E RETENÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UM RECORTE DO SEMIÁRIDO POTIGUAR

ensino superior; assistência estudantil; políticas públicas; evasão; retenção.

A educação superior brasileira, historicamente, se construiu como elitista. Mas, nos anos recentes a criação de políticas educacionais tem gerado o acesso de estudantes tradicionalmente excluídos desse nível de ensino. No bojo desse processo surge o Programa Nacional de Assistência Estudantil, criado para garantir a permanência dos estudantes, em situação de vulnerabilidade social, nas universidades federais. Considerando esse novo cenário do ensino superior brasileiro, este trabalho tem como objetivo geral analisar a assistência estudantil como uma estratégia de combate à evasão e retenção em uma universidade federal do semiárido potiguar. Especificamente, pretende-se discutir como a assistência estudantil foi implantada nesta universidade; mapear as ações, programas e o perfil dos estudantes beneficiários; identificar a participação dos discentes no planejamento e avaliação da assistência estudantil, além de problematizar como a assistência estudantil tem contribuído para combater os índices de evasão e retenção. O estudo foi dividido em duas partes: análise documental e entrevista semiestruturada. Na primeira parte da pesquisa desenvolveu-se análises de resoluções, portarias, relatórios de atividades e planilhas de beneficiários. Na segunda, realizou-se entrevistas com pró-reitores, coordenadores, psicólogos, assistentes sociais e estudantes. Os dados foram categorizados e analisados tendo como inspiração os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético. Diante dos resultados obtidos percebeu-se algumas limitações, as ações são focalizadas e destinam-se apenas aos discentes mais necessitados. Além disso, os recursos, as equipes e a infraestrutura são insuficientes para atender a todas as demandas dos estudantes. No entanto, mesmo diante dos limites constatou-se que a assistência estudantil teve muitos avanços nos últimos anos, inclusive contribuindo e garantindo a permanência e a conclusão de alguns estudantes na graduação. O programa demostrou ser uma ferramenta importante na construção de possibilidades que tentam superar as desigualdades de acesso e permanência na educação superior pública federal.

Externo ao Programa - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Presidente - 1205730 - ISABEL MARIA FARIAS FERNANDES DE OLIVEIRA