Banca de DEFESA: ALESSANDRA DO NASCIMENTO CAVALCANTI

DISCENTE : ALESSANDRA DO NASCIMENTO CAVALCANTI
DATA : 08/02/2018
LOCAL: Auditório do Laboratório de Psicologia

Estratégias de enfrentamento e apoio social em pacientes adultos em unidade de terapia intensiva

Unidade de Terapia Intensiva; Estratégias de Enfrentamento; Apoio Social; Adultos

A Unidade de Terapia Intensiva é um setor especializado do hospital que tem como objetivo primário recuperar ou fornecer suporte às funções vitais dos pacientes enquanto eles se recuperam. O processo de adoecimento pode desencadear no indivíduo uma situação de crise. Essa crise consiste em um período curto de desequilíbrio psicológico ao se defrontar com uma circunstância estressora, da qual não pode fugir ou resolver com os recursos habituais para solução de problemas. Desse modo, é possível que ocorra uma exigência tanto por parte do paciente como de seus familiares, demandando modos de enfrentar determinada situação. Além das estratégias de enfrentamento, é importante considerar a influência do apoio social nos pacientes que encontram-se internados nessa unidade. A pesquisa tem como objetivo a investigação do apoio social percebido e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos pacientes adultos na Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de pesquisa quantitativa, transversal e correlacional, realizado durante o período de Outubro de 2016 à Junho de 2017. Participaram da pesquisa 126 pacientes (divididos em 2 grupos equitativos), nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e Hospital Universitário Onofre Lopes. Os pacientes que concordaram em participar deste estudo, responderam aos instrumentos: Questionário Sócio-Demográfico (dados sociais, demográficos e de saúde); Escala de Apoio Social; Escala Modos de Enfrentamento de Problemas. Os resultados demonstraram que os pacientes adultos internados na UTI tendem a utilizar com maior intensidade as estratégias focalizadas em pensamentos religiosos/fantasiosos, bem como possuem uma percepção de apoio social acima da média, evidenciando a dimensão de apoio afetivo como maior escore obtido em média pelos indivíduos. Em relação aos instrumentos utilizados, foi demonstrado uma relação positiva entre os fatores do EMEP, como também entre fatores do EMEP e as dimensões de apoio social, destacando-se a estratégia focalizada no problema como a que mais se relacionou com a percepção de apoio social entre os indivíduos. Na análise dos dados foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais. Destaca-se, portanto, relevância acerca das estratégias de enfrentamento no processo de recuperação dos pacientes nas UTIs, assim como a influência direta do apoio social.

Presidente - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Externo ao Programa - 2410419 - LUCIANA CARLA BEZERRA MACHADO