Banca de DEFESA: SUSANA SARMENTO SILVEIRA

DISCENTE : SUSANA SARMENTO SILVEIRA
DATA : 20/09/2017
LOCAL: Laboratório de Psicologia

Estratégias de Conciliação na relação Trabalho-Família, por professores universitários

conciliação trabalho-família; centralidade do trabalho; trabalho e gênero

O objetivo deste estudo foi investigar estratégias de conciliação trabalho-família adotada por professores universitários em uma capital do Nordeste brasileiro, associando-a à centralidade atribuída ao trabalho por parte desses participantes. A amostra foi formada por168 professores localizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. As informações foram coletadas por meio da aplicação online de um instrumento padronizado sobre estratégias de conciliação, semanticamente adaptado para a realidade brasileira, conjuntamente a uma escala de centralidade do trabalho. Os dados foram analisados por meio de técnicas multivariadas e de associação entre médias. Os resultados indicam que as cinco estratégias de conciliação previstas no modelo original da escala se mantêm empiricamente com estes participantes, a saber: perspectiva positiva sobre a situação de dupla-renda; apoio emocional mútuo; ajustes profissionais; competências de gestão e planejamento; e apoio institucional. O fator apoio emocional destaca-se como o mais importante, levando-se em conta a análise de médias. Centralidade do trabalho não mostrou-se relacionada com a maioria dos fatores, exceto com o fator apoio emocional. A pesquisa sugere que tal achado faz sentido teórico, na medida em que estratégias de conciliação implicam justamente na interconexão entre esferas, no caso, família e trabalho.

Presidente - 1759676 - PEDRO FERNANDO BENDASSOLLI
Externo ao Programa - 1033183 - FELLIPE COELHO LIMA