POR UMA ÉTICA EM MARTIN HEIDEGGER – CAMINHOS PSICOTERAPÊUTICOS DE CUIDADO, LIBERDADE E
RESPONSABILIDADE DO SER-NO- MUNDO
Martin Heidegger; ética; liberdade; cuidado; responsabilidade.
O presente projeto inspira-se na analítica do Dasein de Martin Heidegger e em seus
estudos acerca da Ontologia, para compreender os fenômenos da existência humana. A
ética destaca-se como tema desta pesquisa, a fim de ser compreendida como modo de
ser presente no cotidiano. O exercício compreensivo, inspirado na fenomenologia
hermenêutica heideggeriana, é destacado como horizonte de encontro, um modo de
abertura existencial que relaciona homens a diversos existenciais. O campo
problemático abordado compreende a ética fomentando reflexões quanto à condição
ontológica de ser-no- mundo, conforme Martin Heidegger na sua autoria em Ser e
tempo. Assim, esta pesquisa objetiva compreender a ética via duas proposições: a
primeira, construir uma compreensão descritiva, voltando-se para caminhos
compreensivos do nosso modo de ser-no- mundo; a segunda proposição admite a ética
semelhante a modos de vida, formas de política de vida, modos de nos posicionarmos,
ou seja, ética não naturalizada. Como desafio principal da tese, tem-se a discussão da
ética, dissociando-a de regras idealizadas e aproximando-a de permanente atualização
do caminho ontológico. A pesquisa visa contribuir para a construção de novos
significados sobre ética de maneira que sejam cultivadas compreensões e reflexões de
nossas experiências cotidianas. Na busca por fundamentação filosófica, a respeito da
ética normativa cotidiana, incidem análises intimistas, ao invés de priorizarmos a
dimensão da ética na vida. A proposta ao tematizar a ética, distanciando-a de noções
prescritivas sobre os modos como os homens vivem, corresponde à ética como modos
de ser-no- mundo, a partir dos existenciais liberdade, cuidado e responsabilidade. A
pesquisa faz parte da modalidade de pesquisa teórica, de natureza original, descritiva.
Diante deste esforço para acessar reflexivamente os modos de ser homem em diferentes
contextos, há um indicativo de que aquilo que acessamos são atitudes éticas, atitudes
éticas-políticas. A pesquisa se encontra em fase de desenvolvimento da articulação
proposta onde o modo de ser ético apresenta-se articulado com os existenciais
heideggerianos. Desse modo, uma aproximação compreensiva do cotidiano de modo
reflexiva reconstrói sentidos, restituindo ao homem o questionamento sobre seu modo
de relacionar-se, respeitar-se, de maneira que habitando a ética os homens se
aproximem do pensar ontológico.