Banca de DEFESA: PABLO FREITAS CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PABLO FREITAS CARVALHO
DATA : 16/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet - Reunião Virtual
TÍTULO:

O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS INDÍGENAS DOS POVOS GAVIÃO DA TERRA INDÍGENA MÃE MARIA/PA


PALAVRAS-CHAVES:

trabalho docente; educação física escolar; educação escolar indígena; interculturalidade crítica; educação decolonial. 


PÁGINAS: 199
RESUMO:

Este estudo discute a Educação Física e a Educação Escolar Indígena, através
do trabalho docente em escolas indígenas estaduais pertencentes aos povos
Gavião da Terra Indígena Mãe Maria, localizada na Mesorregião Sudeste do
Estado do Pará. O objetivo geral foi compreender o trabalho docente de
professores/as de Educação Física em escolas indígenas dos povos Gavião da
Terra Indígena Mãe Maria/PA, diante dos princípios que fundamentam a
Educação Escolar Indígena, quais sejam, a educação específica, diferenciada,
bilíngue/multilíngue, intercultural e comunitária. Para compor o marco teórico
deste trabalho, alguns autores e autoras foram estudados, entre eles/as estão:
Daólio (1995a, 1995b, 2004), Grando (2004, 2010, 2021, 2022), Baniwa (2005,
2013, 2019), Luciano (2011, 2013), Fernandes (2010, 2017, 2022), Tardif e
Lessard (2008), e Tardif (2014). Foi então realizada uma etnografia educativa
da prática docente de uma professora indígena de Educação Física e de um
professor não indígena de Educação Física, em duas escolas indígenas
estaduais, pertencentes aos povos Gavião da Terra Indígena Mãe Maria/PA.
Para a obtenção das informações deste estudo, foram utilizadas as seguintes
técnicas: mapeamento bibliográfico e documental sobre o trabalho docente na
Educação Física e sobre a Educação Escolar Indígena; entrevistas
semiestruturadas com os interlocutores da pesquisa; utilizou-se ainda a
observação participante de um recorte do cotidiano do trabalho docente de
cada interlocutor/a, somada à análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das
duas escolas participantes. O processo de análise do conjunto de informações
reunidas foi mediado pela técnica de triangulação, seguindo as orientações de
Molina Neto (2004). Dentre as sínteses de interpretação das informações
levantadas, foi possível identificar que a prática docente na Educação Física,
tanto da professora indígena, quanto do professor não indígena, está orientada
pelos princípios que fundamentam a Educação Escolar Indígena, e a diferença
entre o trabalho docente de ambos, está na consciência étnica que a
professora indígena possui, por ser etnicamente pertencente à comunidade em
que trabalha sendo esse o diferencial e o principal fator que impacta
positivamente o seu trabalho. Espera-se que o presente estudo, possa
subsidiar reflexões na Educação Física que cada vez mais reconheçam o
protagonismo e a autonomia dos diferentes povos indígenas, seus
conhecimentos e saberes ancestrais e suas práticas corporais simbolicamente,
culturalmente, e espiritualmente diferenciadas, assim como seus processos
sociais e históricos que marcam hoje, os seus cotidianos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externo à Instituição - CLAUDIO EMIDIO SILVA - UNIFESSPA
Externa à Instituição - JOELMA CRISTINA PARENTE MONTEIRO - UEPA
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 15:25
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