Banca de DEFESA: RENER VICTOR OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENER VICTOR OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 29/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: http://meet.google.com/rmp-bupv-ktq (data e horário atualizados: 19/12 às 14h)
TÍTULO:

Sistematização de blocos de conteúdos temáticos na educação física escolar: análise das contribuições ao currículo e à prática pedagógica por meio da pesquisa-ação em Quixadá-CE


PALAVRAS-CHAVES:

educação física escolar; prática pedagógica; complexidade; convergências; currículo.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Os avanços teóricos da EF brasileira são evidenciados por meio dos entendimentos científicos da área, as proposições teórico-metodológicas e a sistematização de blocos de conteúdos temáticos, são contribuições que não podem ser simplesmente ignoradas. Analisar as possibilidades teórico-metodológicas por meio dessa sistematização poderá contribuir na prática pedagógica de professores(as) e permitirá a construção de novos conhecimentos e avançar na complexidade das suas vertentes. É nessa perspectiva que essa pesquisa teve o objetivo de analisar como a sistematização de blocos de conteúdos temáticos pode contribuir na prática pedagógica de professores(as) de educação física da rede pública de educação básica, no ensino médio do município de Quixadá-CE. Tomando como premissa a complexidade e o pensamento da complexidade e suas características conceituais foi buscado encontrar relações com a sistematização de blocos de conteúdos temáticos e a prática pedagógica de professores(as) do ensino médio de Quixadá-CE. Foi realizado também uma análise detalhada de alguns documentos curriculares nacionais e seus desdobramentos para a EF escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo de estudo qualitativo que utilizou de pressupostos norteadores da pesquisa-ação como instrumento de intervenção, usufruindo de observações de aulas, reuniões em grupo e diário de campo como instrumentos de coleta e armazenamento de dados, sendo esses dados submetidos à análise temática. Além disso, a pesquisa utilizou de pressupostos metodológicos baseados nos métodos de Oliveira et al. (2019) pela criação de uma rede colaborativa, fundamentada na pesquisa qualitativa, com características colaborativas. De maneira inicial, gostaria de frisar as primeiras considerações para a minha própria transformação com essa pesquisa. Como professor-pesquisador e que utiliza da sistematização de blocos de conteúdos temáticos em minhas aulas, refletir com os(as) professores(as) participantes da pesquisa sobre suas práticas pedagógicas e buscar compreender como a complexidade se apresenta em suas aulas foi tarefa difícil para evitar incluir minhas aulas nas discussões, porém, consegui refletir criticamente sobre minha própria prática, seja na seleção dos conteúdos no planejamento, nas interações com os(as) alunos(as), nos saberes que se manifestam nas aulas involuntariamente, na contextualização das temáticas às realidades dos educandos e identificando como converge as dinâmicas do corpo, da cultura, os movimentos e o ambiente. Por meio da contextualização conceitual de complexidade e pensamento da complexidade, da linha do
tempo histórica das produções científicas e acadêmicas voltadas à EF escolar e pela análise do currículo nacional e regional, foi perceptível que a sistematização de blocos de conteúdos temáticas tem total condições para auxiliar e complementar a prática pedagógica de professores(as) dialogando com o currículo e valorizando os avanços
teóricos da EF no âmbito educacional. Por fim, não sou a favor da romantização constante do exercício docente, pois isso pode ocasionar na exploração e restrição de direitos fundamentais do(a) professor(a) - aqueles direitos conquistados e aqueles que serão conquistados -, porém, concordo com Freire (1996) ao refletir sobre não se assustar com a afetividade, pois sela minha prática específica com o ser humano e os sujeitos envolvidos. Destaco aqui a importância da afetividade no ensino da EF, pois é sim um elo de compreensão da complexidade social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.572.168-** - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Interna - ***.196.788-** - LUCIANA VENÂNCIO - UFC
Externo à Instituição - CARLA ULASOWICZ - IFSULDEMINAS
Externo à Instituição - LUCIANO NASCIMENTO CORSINO - IFRS
Externo à Instituição - WILLIAN LAZARETTI DA CONCEIÇÃO - UFPA
Notícia cadastrada em: 26/12/2023 10:23
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