Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO FREITAS CARVALHO

DISCENTE : PABLO FREITAS CARVALHO
DATA : 11/11/2023
LOCAL: Google Meet

O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO GAVIÃO DA TERRA INDÍGENA MÃE MARIA/PA

trabalho docente; educação física escolar; educação escolar indígena; interculturalidade crítica; educação decolonial.

No Brasil, estudos sobre o trabalho docente na educação física guiam-se por diferentes perspectivas. Nesse bojo, a epistemologia da prática recebe destaque. No entanto, tais estudos, tratam o tema de maneira limitada, em detrimento de um olhar ampliado para se compreender esta categoria de trabalho. Somado a isso, marcadamente, esses estudos pautam-se em contextos da sociedade majoritária, portanto, não contemplando as sociedades minoritárias, como no caso das escolas indígenas, onde o trabalho docente na educação física também acontece. É diante deste panorama que esta pesquisa está debruçada e, dessa maneira, o objetivo geral deste estudo é compreender o trabalho docente de professores de Educação Física em escolas indígenas do Povo Gavião da Terra Indígena Mãe Maria/PA, diante dos princípios basilares da Educação Escolar Indígena. Como caminho metodológico percorrido, esta investigação alicerçou-se no tipo de estudo explicativo, através de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Quanto aos processos e técnicas para o levantamento das informações, foram realizadas observações participantes do trabalho docente do grupo de professores, orientadas por um roteiro de observação participante; entrevistas semiestruturadas com o conjunto de docentes, orientadas por um roteiro de entrevista semiestruturada; análise de documentos institucionais; além de registros imagéticos fotográficos das aulas de Educação Física. De posse das informações levantadas, procedeu-se com o processo de análise por triangulação. Quanto aos resultados das informações levantadas, de antemão, cabe informar que estes ainda estão em processo de análise, e por esse motivo, não serão incluídos nessa versão do trabalho.

Presidente - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externa à Instituição - JOELMA CRISTINA PARENTE MONTEIRO - UEPA