Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO

DISCENTE : JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO
DATA : 09/11/2023
LOCAL: Virtual

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA INTERFACE COM O CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE

Educação Física Escolar; Paulo Freire; Círculo de Cultura.

A presente dissertação fundamenta-se na compreensão das obras que utilizaram a abordagem do Círculo de Cultura de Paulo Freire com ênfase na Educação Física Escolar (EFE), bem como na reflexão sobre seus principais elementos teórico-práticos como potenciais contribuintes para a área. Como recurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Para a coleta de dados foi explorado o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Foram selecionadas 22 obras de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, sendo 6 teses de doutorado, 10 dissertações de mestrado e 6 artigos de periódicos nacionais. Aplicou-se a Análise Temática com a finalidade de compreender os principais temas geradores das investigações, em que emergiu quatro categorias temáticas, sendo: Formação Docente; Currículo; Ensino; e Diversidade Cultural. No que se refere às discussões sobre Formação Docente, as obras destacam a necessidade de uma formação permanente e relacional, que reverberam sobre temas diversos da EFE, como os desafios da inclusão, formação política e emancipatória na escola, reflexões autoformativas e sua relação com a prática pedagógica, prática pedagógico-avaliativa e autoavaliativa, formação interdisciplinar relacionada aos esportes radicais, etc. As obras que investigaram o Currículo trazem para a discussão acadêmica uma crítica relacionada aos currículos esportivistas da EFE, e como esses refletem na atuação docente, exacerbando a exclusão e a impossibilidade de diversificação dos conhecimentos. Na categoria de Ensino, as obras versam sobre diferentes formas de abordar o Círculo de Cultura nas aulas de EFE, oportunizando a tematização e problematização de saberes relacionados às Danças, Esportes, Lutas, Jogos, Brincadeiras, conhecimentos sobre corpo e saúde e mídias e tecnologias. Na categoria de Diversidade Cultural se discute como essa temática vem sendo utilizada na EFE, em que se pontua marcadores associados a relações étnico-raciais, política, religião, gênero e sexualidade. Considera-se que as pesquisas que utilizam o recurso do Círculo de Cultura de Paulo Freire na EFE são relevantes no processo de mudança e legitimação da área, e que essas podem contribuir em diferentes possibilidades, quer seja na formação inicial ou continuada, na descrição de experiências pedagógicas, na tensão da crítica aos modelos conservadores e na ampliação do debate acadêmico. Atualmente a dissertação encontra-se em processo de discussão dos resultados à luz de algumas obras de Freire e da área da EFE.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externa ao Programa - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA - UFRNExterno à Instituição - PAULO ROGÉRIO BARBOSA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - RAPHAELL MOREIRA MARTINS