Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENO JOSÉ MASCARENHAS SÁ DE FLOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENO JOSÉ MASCARENHAS SÁ DE FLOR
DATA : 15/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: http://meet.google.com/rmp-bupv-ktq
TÍTULO:

Justiça social: incidentes críticos em aulas de educação física escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Justiça social; Incidentes Críticos; Educação Física Escolar; Gênero e Sexualidade.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

Em busca pela premissa de tornar a sociedade mais igualitária, este estudo visa compreender onde as relações de injustiça social estão sendo impulsionadas e perpetuadas na sociedade. Utilizando da famosa e equivocada afirmativa utilizada por muitos cidadãos(ãs) brasileiros(as): “Menino veste azul, e menina veste rosa” é nítido refletir sobre a problemática sobre a desigualdade de gênero e sexualidade, assim, convidamos para a análise de quais implicações a continuidade da propagação dessas violências pode refletir no ambiente escolar. Dessa forma, a partir dos avanços das discussões sobre a educação física escolar é possível identificar, durante o período de aula, ações reprodutoras de desigualdade, estigma e violência social. Diante disso, este estudo tem como objetivo central identificar de que forma professores(as)-pesquisadores(as) de Educação Física estão mediando situações de injustiça social no ambiente escolar, e tendo como objetivos específicos descrever quais contribuições as vivências de professores(as)-pesquisadores(as) auxiliam na resolução de adversidades da justiça social, interpretar como as discussões sobre justiça social se relacionam com a educação física escolar e identificar como os incidentes críticos podem propor discussões sobre gênero e sexualidade entre professores(as)-pesquisadores(as) de educação física. No percurso teórico, aprofundamos sobre novos olhares para a educação física escolar, como esse olhar é atingido pela injustiça social, como as intersubjetividades dos sujeitos atravessam a educação física e quem são os sujeitos que povoam a sociedade. Este estudo será de caráter qualitativo, utilizando de incidentes críticos, com relação à injustiça social, em aulas de educação física na escola. Em seguida, as informações serão ponderadas a partir de uma análise temática. Os participantes da pesquisa serão professores(as)-pesquisadores(as) vinculados(as) ao ProEF (Mestrado Profissional em Educação Física) em seus dois polos na Universidade federal do Ceará (UFC) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que estejam desempenhando seu trabalho junto ao ensino médio em escolas da região metropolitana de Fortaleza, Ceará – Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.572.168-** - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Externo à Instituição - LUCIANO NASCIMENTO CORSINO - IFRS
Externo à Instituição - EDUARDO VINICIUS MOTA E SILVA - UFC
Externa à Instituição - ELISABETE DOS SANTOS FREIRE - USJT
Externa à Instituição - SAMARA MOURA BARRETO - IFCE
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 13:45
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