Banca de DEFESA: KARIELLY MAYARA DE MOURA LEAL

DISCENTE : KARIELLY MAYARA DE MOURA LEAL
DATA : 25/08/2021
LOCAL: http://meet.google.com/rmp-bupv-ktq

Sistematização do currículo de educação física para as escolas de ensino médio da rede pública estadual de Picos-PI: uma perspectiva crítica e colaborativa

Problematização. Criticidade. Colaboração. Complexidade. Professor(a). Aluno(a).

Nesta dissertação lanço o meu olhar para a educação física escolar da cidade de Picos-PI, sobretudo para a sistematização do currículo do ensino médio das escolas públicas estaduais da cidade que tem sido um processo negligenciado. Como professora-pesquisadora que trabalha na própria rede pública investigada, busquei, de forma colaborativa, elaborar indícios para a sistematização de um currículo com a direta contribuição de sete dos(as) dez professores(as) da rede que trabalham no ensino médio. A pesquisa, tem como justificativa a incerteza da viabilidade de conteúdos e a repetição de temas, que implica na descontextualização dos processos de ensino e de aprendizagem que o componente curricular traz consigo. O objetivo da pesquisa é problematizar criticamente o processo de elaboração de um currículo sistematizado a partir da participação e da colaboração dos(as) alunos(as) e demais professores(as) da rede. Por sua vez, o foco da sistematização do currículo é de organizar o processo de ensino de educação física para os três anos do ensino médio – organizados de modo seriado- nas escolas estaduais da cidade, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino, alterando, transformando e ressignificando a realidade local. A pesquisa é crítica pois busca a transformação social e é colaborativa por contar com a participação – de forma dialógica de setenta por cento dos(as) professores(as) na elaboração de tal documento. Para as entrevistas com os(as) alunos(as), realizei uma pesquisa de campo em quatro escolas públicas estaduais de ensino médio de Picos, com duas questões estruturadas. Os dados dessa entrevista foram gerados conforme o critério de saturação teórica e analisados qualitativamente. Este tipo de procedimento consiste em suscitar as respostas encontradas, excluindo respostas repetidas. Os questionamentos levantados foram sobre o que os(as) alunos(as) já aprenderam e o que gostariam de aprender com a educação física na escola. Suas respostas foram relacionadas aos conteúdos detalhados e organizados bimestralmente para sistematização curricular. Além dos(as) alunos(as), os(as) professores(as) da rede também participaram, enviando seus planos de ensino denominados pela Secretaria de Educação como “Plano de Ação” - para leitura, interpretação e posterior metodização do currículo. Após observação dos planos, foi possível identificar que os(as) professores(as) trabalhavam basicamente os mesmos conteúdos, só que em meses diferentes, o que acaba a levar alguns(as) alunos(as) a repetir o conteúdo quando eram obrigados(as) a mudarem de escolar, de um ano para o outro ou no mesmo ano letivo. Após o currículo pronto, os(as) docentes foram chamados(as) novamente a participarem, respondendo questões sobre a pertinência e se aplicariam tal documento na sua prática docente nos anos subsequentes. Conforme suas respostas, todos(as) os(as) sete docentes irão utilizá-lo, sendo que aqui me incluo novamente como professora da rede. Organizada em seis capítulos, esta dissertação visa contribuir para solucionar uma das principais problemáticas levantadas pelos(as) docentes de educação física da rede: a desorganização curricular. Ao longo dos capítulos, o organizar o currículo das três séries do ensino médio, sistematizando-os bimestralmente, possibilitando ao(à) docente adaptá-lo à rotina escolar. Nas considerações finais, explano o que fora alcançado, problematizando os entraves encontrados e quais vantagens os(as) alunos(as) e os (as) professores(as) de educação física do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Picos teriam com tal documento.

Presidente - 134.572.168-43 - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 127.196.788-05 - LUCIANA VENÂNCIO - UFC
Externa à Instituição - ELISABETE DOS SANTOS FREIRE - USJT