Banca de QUALIFICAÇÃO: MICARLA MARTINS DOS SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICARLA MARTINS DOS SANTOS COSTA
DATA : 09/08/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

O comportamento da composição corporal de servidores da UFRN com mobilidade reduzida submetidos ao programa “viver em harmonia”.


PALAVRAS-CHAVES:

Composição corporal, exercício físico, adultos.


PÁGINAS: 11
RESUMO:

Na literatura existe um vasto conhecimento que o índice de obesidade apresenta tendência crescente e acarreta consequências negativas à saúde geral dos indivíduos como doenças crônicas não transmissíveis. Acompanhar o comportamento da composição corporal é importante para monitorar a saúde geral e também para prescrever o exercício físico. Com o aumento do comportamento sedentário em todas as faixas etárias, as novas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que se diminua o tempo frente as telas e partindo do pressuposto que qualquer quantidade atividade física é necessário e importante para a melhoria da saúde. Objetivo: avaliar o comportamento da composição corporal dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao longo de 18 meses de exercícios físicos estruturados, realizados duas vezes na semana. Métodos: A amostra foi composta por 11 servidores, sendo 8 mulheres e 3 homens com média de idade 50,3 sendo a mínima (48,3) e a máxima (52,7). Todos os indivíduos eram inativos fisicamente e com distúrbios osteomioarticular. Os indivíduos foram avaliados antes do programa de exercícios, após doze semanas de treino, após um período de trinta dias de recesso e em seguida depois da segunda intervenção. Para a avaliação da composição corporal utilizou-se a Absorciometria de Raios X de Dupla Energia (DEXA). Os dados foram analisados através do teste de normalidade, utilizando Shapiro-Wilk, optou-se por usar a mediana e os valores mínimo e máximo. Para as inferências foi utilizado inicialmente normatizar os dados através da equação (Valor-Observado - menor valor observado) /(maior valor observado - menor valor observado), e o teste de Hipótese foi utilizado o teste não paramétrico "U de Mann-Whitney", considerando o valor p <0,05. Resultados: no primeiro momento da intervenção os indivíduos tiveram uma melhora importante na composição (massa magra, gorda e densidade mineral óssea, no segundo a melhora não foi tão importante, mas houve a manutenção. Contudo, mostrou comportamento positivo em relação a pratica de atividade física, hoje todos os indivíduos permanecem fisicamente ativos. Conclusão: Mesmo tendo sido observado uma mudança importante na composição corporal após a primeira intervenção, os resultados nos meses seguintes não apresentaram diferença significativa. Contudo foi observado uma manutenção na composição corporal o que pode ter contribuído na melhor qualidade de vida dos indivíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - RADAMES MACIEL VITOR MEDEIROS - UNI-RN
Externa à Instituição - RAFAELA CATHERINE DA SILVA CUNHA DE MEDEIROS - UERN
Notícia cadastrada em: 28/07/2021 20:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao