Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE MARIANA ALVES BARROS

DISCENTE: JOYCE MARIANA ALVES BARROS
DATA: 17/12/2015
LOCAL: Sala de Aula 6 - DEF

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

Educação Física; Educação de Jovens e Adultos; Escola; Prática Pedagógica

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Compreendendo a educação de forma reparadora, equalizadora e permanente como um direito de todo o indivíduo para o exercício pleno de sua cidadania, o presente trabalho discute a Educação Física enquanto componente curricular da educação básica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetiva-se configurá-la, nesta modalidade de ensino, na rede de ensino do município de Natal-RN, tendo-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar o contexto em que se insere a Educação Física e b) apontar encaminhamentos pedagógicos para a Educação Física na EJA. Por meio do Estudo de caso qualitativo, enquanto método de pesquisa, buscou investigar a organização curricular da Educação Física na EJA a partir prática pedagógica dos professores deste contexto escolar. Para tanto, foram aplicados 17 questionários aos professores da rede de ensino do referido município em discussão no período de 26 de maio a 25 de julho de 2015, organizado em três etapas: 1) Identificação, 2) Prática da Educação Física na EJA e 3) Atuação na Educação Física na EJA. Os dados nos indicam perspectivas para os conteúdos, objetivos educacionais, avaliação, duração das aulas, metodologia de ensino, dificuldades e perspectivas para atuar neste cenário. Assim, concluímos que o município de Natal necessita ampliar suas discussões e a elaboração de materiais didáticos que deem subsídios a estes profissionais na formação inicial e continuada.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO