ORIENTAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO PST: REFLEXÕES SOBRE O DITO E O FEITO NAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Programa Segundo Tempo; Prática Pedagógica; Educação Física.
O presente trabalho apresenta como tema principal a reflexão sobre a prática pedagógica no Programa Segundo Tempo (PST). Aborda a questão da prática pedagógica em projetos sociais, concebendo-os não somente como alternativas estratégicas para inclusão social, mas como espaços possíveis de haver intencionalidade no processo educativo. Discute sobre o ofício de ensinar em projetos sociais como o PST. Partindo-se da constatação de que há fragilidades no tocante a questão das intervenções pedagógicas e metodológicas nos núcleos de esporte educacional do programa e, por conseguinte, a pouca apropriação das orientações teóricas e metodológicas para a prática pedagógica dos professores, lançou-se a seguinte questão a estudar: quais são os limites e possibilidades encontrados pelos monitores e coordenadores de núcleo do PST para apropriação das orientações teóricas e metodológicas nos núcleos do programa? Para tanto, traçou-se como objetivos analisar os problemas da apropriação das orientações teóricas e metodológicas do PST, e intervir para melhoria dessa apropriação. Como campo empírico, optamos pelo convênio do PST n° 740366/2010 da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz no estado do Rio Grande do Norte, porque entre todos os outros convênios do PST no estado esse era o que mais se adequava aos interesses do nosso método de pesquisa ação. A população amostral foram todos os monitores e coordenadores de núcleo do convênio. As estratégias metodológicas empregadas nesse trabalho foram próprias ao método de pesquisa ação e trataram da realização de seminários, aplicação de questionários, redação de relatórios, observação e registros em diário. Com efeito, verificamos nesse estudo que o atual modelo de capacitação do PST não deu conta das exigências para se trabalhar pedagogicamente o esporte nos núcleos do PST em Riacho da Cruz, demandando outra lógica de capacitação e acompanhamento, que pode ser atingida pela presente proposta de intervenção. Por fim, consideramos que foi possível melhorar a situação problema de apropriação das orientações teóricas e metodológicas do PST, promovendo mudanças na prática pedagógica dos monitores e coordenadores de núcleo do convênio de Riacho da Cruz.