Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSE EVELLYN SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYSE EVELLYN SILVA DO NASCIMENTO
DATA : 13/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Link de acesso para videoconferência: http://meet.google.com/bbt-ntqc-qrp
TÍTULO:
IDENTIFICAÇÃO QUÍMICA POR ESPECTROMETRIA DE MASSA DOS EXTRATOS DAS FOLHAS DE Licania rigida BENTH E AVALIAÇÃO DE SEUS EEITOS TERAPÊUTICOS SOBRE A RESPOSTA INFLAMATÓRIA INDUZIDA POR LIPOPOLISSACARÍDEOS (LPS)

PALAVRAS-CHAVES:
Licania rigida Benth; Plantas medicinais; Anti-inflamatório

PÁGINAS: 63
RESUMO:
As propriedades anti-inflamatórias da Licania rigida Benth, foram avaliadas como uma abordagem alternativa farmacológica para o tratamento de vários processos inflamatórios. Assim, neste estudo, extratos aquosos e hidroalcoólicos das folhas de L. rigida foram analisados quanto à sua fitocomposição por Cromatografia Líquida Ultra-Rápida acoplada a espectrometria de massas, e suas propriedades anti inflamatórias foram avaliadas por um modelo de inflamação in vitro e in vivo usando Lipopolissacarídeo como indutor do processo inflamatório. O perfil fitoquímico indicou ácido gálico e ácido elágico como constituintes importantes em ambos os extratos, enquanto isovitexina, ferulato, alguns aminoácidos volumosos (por exemplo, fenilalanina), feoforbídeo, ácido lático e piridoxina foram detectados nos extratos hidroalcoólicos. Os extratos demonstraram a capacidade de modular a resposta inflamatória in vitro e in vivo, alterando a secreção de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-1β e IL-6), inibindo também a produção de NO, assim como, inibindo a migração de leucócitos. No geral, pela primeira vez, foi caracterizado por compostos das folhas de Licania rigida Benth, que podem modular o processo inflamatório. Portanto, os dados sugerem esta planta como uma opção para obtenção de extratos para formulações fitoterápicas para tratamento e/ou prevenção de doenças crônicas.

MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.474.624-** - KARLA SIMONE COSTA DE SOUZA - UFRN
Externa à Instituição - LARISSA MARINA PEREIRA SILVA - NCSU
Presidente - 1055045 - MARCELA ABBOTT GALVAO URURAHY
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 14:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao