Apresentação

A implantação do Programa de Pós-graduação na área de Ciências Farmacêuticas é resultado do envolvimento dos Departamentos de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) e do Departamento de Farmácia (DFAR) do Curso de Graduação em Farmácia da UFRN, para a melhor formação de profissionais para atuarem na pesquisa científica e na academia relacionada à área de Ciências Farmacêuticas, melhorando assim qualificação dos profissionais no estado e regiões Norte e Nordeste.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF foi reconhecido na reunião do Conselho Técnico-Cientifico no dia 15 de março de 2005 sendo homologado pelo CNE no dia 27 de agosto de 2005, conforme portaria nº 2642 de 27/07/2005. Desde então, o PPGCF contempla para o mestrado a área de concentração Bioanálises e Medicamentos, com duas linhas de pesquisa: Fisiopatologia e a de Desenvolvimento e Avaliação de Medicamentos. Deve ser destacado uma forte característica pioneira do PPgCF,a  qual abrange em uma única área de concentração duas grandes áreas da Farmácia, sinalizando uma integração direta entre os docentes das 2 linhas de pesquisa que compõem o Programa.

O programa conta com um corpo docente constituído por 17 professores permanentes, entre os quais um é professor visitante bolsista FAPERN, e 08 professores colaboradores. Entre os 25 professores do quadro, 7 já realizaram pós-doutorado e 5 possuem bolsa de produtividade em pesquisa no CNPq. O corpo docente é composto por doutores com formação específica na grande área egressos de programas externos, em sua maioria com apreciado nível de excelência, os quais estão envolvidos com projetos e colaborações que permitam uma projeção nacional e internacional, mantendo inclusive colaboração com os grupos onde realizaram o doutorado e/ou pós-doutorado.

Atualmente o programa oferece 35 disciplinas nas áreas de Bioanálises e Medicamentos, compreendendo 15 disciplinas no contexto geral, 09 relacionadas à linha de pesquisa de Fisiopatologia e 11 disciplinas a linha de pesquisa Desenvolvimento e Avaliação de Medicamentos. A Proposta foi criada e tem sido mantida de forma a apresentar coerência e consistência no que diz respeito à área, linhas e projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos.

Os pesquisadores do Programa estão organizados em duas bases de pesquisa cujos temas refletem as linhas de pesquisa da pós-graduação: 1 - Fisiopatologia (base de pesquisa: Bioanálises); 2 - Desenvolvimento e Avaliação de Medicamentos (base  de pesquisa: Desenvolvimento de Medicamentos), ambas cadastradas no Diretório Grupo de Pesquisa do CNPq. Essas bases de pesquisa agrupam não só os docentes e alunos do Programa como também outros docentes colaboradores externos ao Programa, além de alunos de graduação. No desenvolvimento dos projetos há uma intensa troca de informações e experiências entre discentes e docentes dos dois níveis com reflexos positivos na qualidade do ensino e formação de recursos humanos.

Em 2010 o PPgCF atingiu a marca de formou 89 mestres formados. Cerca de 160 alunos de graduação estavam cadastrados em projetos de pesquisa do Programa, onde cerca de 92 são alunos de iniciação Científica, dos quais 42 são bolsistas PIBIC/CNPq, ou tem bolsa de programas internos das Pro-reitorias como a Iniciação Científica (IC) ou Iniciação Tecnológica (IT) IC/IT-PROPESQ e IC/IT-PROPESQ-REUNI, e ainda as bolsas de apoio técnico. Cerca de 70 alunos desenvolveram suas monografias de final de curso (TCC) orientadas por professores do Programa. A  própria criação e implantação do projeto de trabalho de conclusão de curso se deu após a criação do PPgCF, fruto do empenho dos docentes em melhorar a qualidade do curso de graduação oferecido na UFRN. É importante ressaltar que todos os ICs  são cadastrados em um dos nossos grupos de pesquisa do CNPq – Bioanalises ou Medicamentos. Os demais alunos de IC cadastram-se como Voluntários na PROPESQ e ficam vinculados às bases de pesquisa tendo as mesmas obrigações em apresentar relatório final e expor os resultados no congresso de iniciação científica da UFRN realizado anualmente. Em sua grande maioria desenvolvem o TCC e em seguida ingressam no Programa para desenvolver o mestrado. A pós-graduação é um dos níveis de formação estabelecidos no projeto político-pedagógico do curso de Farmácia, o qual está integrado com a graduação nas principais linhas de pesquisa, articulando o ensino e a pesquisa nos dois níveis.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - ANDRE DUCATI LUCHESSI

    Telefone/Ramal: (84) 99193-6161

    Telefone/Ramal 2: (84) 3342-2377/9824

    E-mail: pgfar@ccs.ufrn.br

  • - MARCELA ABBOTT GALVAO URURAHY

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2377

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: marcelaururahy@yahoo.com.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao