Banca de DEFESA: ELYS COSTA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELYS COSTA DE SOUSA
DATA : 06/12/2022
LOCAL: Videoconferência: Link será divulgado, quando disponível.

PROPOSIÇÃO DE PONTOS DE CORTE DE INDICES ANTROPOMÉTRICOS E DISTRIBUIÇÃO DE GORDURA CORPORAL PARA PREDIÇÃO DE RISCO CARDIOMETABÓLICO E SÍNDROME METABÓLICA

Índices antropométricos; Risco cardiometabólico; Síndrome metabólica; Distribuição de gordura corporal; Análise de curva ROC.

A morbimortalidade vem se tornando cada vez mais frequente causada principalmente pelas doenças crônicas não-transmissíveis. Ter uma ferramenta de triagem para auxiliar no diagnóstico da síndrome metabólica e risco cardiometabólico, que seja rápida, fácil aplicação e baixo custo, é uma necessidade para a realidade da saúde pública brasileira que não consegue proporcionar o acesso aos exames de rotina para toda a população. Assim, o objetivo do estudo foi propor pontos de corte para índices antropométricos a fim de identificar o risco cardiometabólico e síndrome metabólica, bem como comparar a sua capacidade preditiva. Trata-se um estudo descritivo com delineamento transversal. A amostra foi composta por 330 sujeitos, sendo 192 do sexo feminino e 138 do sexo masculino, estudantes universitários com idades entre 18 e 59 anos. Como critérios de inclusão, os participantes poderiam ou não apresentar algum critério válido para diagnóstico de síndrome metabólica, NCEP/ATP III. Foram excluídos do estudo gestantes, pessoas com deficiência física, pessoas com utilização de órteses, gesso ou em qualquer situação que interferisse nos resultados das medidas antropométricas de forma a não permitir o cálculo dos índices, assim como as pessoas com doenças crônicas ou metabólicas que afetassem o estado da composição corporal. Foram realizadas medidas de massa corporal, estatura e circunferência da cintura para calcular os índices antropométricos A body shape index, Body Roundess index, Circunferência da cintura e Razão cintura/ estatura (ABSI, BRI, CC, RCE). O percentual de gordura foi verificado por meio de DXA (Dual Energy X-ray Absorptiometry), além de determinadas a partir da amostra sanguínea, as concentrações séricas de glicose de jejum, colesterol total, HDL-colesterol, LDLcolesterol e triglicerídeos. Também foi medida a pressão arterial. Como resultados, os pontos de corte dos índices antropométricos para o sexo feminino foram propostos: ABSI >0.073; BRI >1.81; CC >87.8 e RCE >0.52; além dos pontos de corte para a distribuição de gordura corporal: 49,5% para gordura total, para gordura ginoide 42,9% e para gordura androide 44,2%. Já para o sexo masculino foram propostos os seguintes resultados: ABSI >0.079; BRI >3.42; CC >90 e RCE >0.5 como pontos de corte de índices antropométricos; e 26,3% para gordura corporal total, para gordura ginoide 28,7% e gordura androide 34,5%. Com base na sensibilidade e especificidade dos dados, pudemos observar que a CC obteve resultados excelentes para ambos os sexos, podendo ser amplamente aplicada na população brasileira, além do BRI que obteve melhores resultados para o sexo feminino e o RCE para o sexo masculino, obtendo pontos de corte ótimos para triagem do risco cardiometabólico e da síndrome metabólica. Além disso, ficou evidenciado que o ABSI não possui um bom poder preditivo para os fatores de risco analisados. Quanto à adiposidade, a gordura androide apontou ser a melhor preditora de risco cardiometabólico e síndrome metabólica.

Interna - 1055045 - MARCELA ABBOTT GALVAO URURAHY
Externa ao Programa - 3075907 - MICHELLE VASCONCELOS DE OLIVEIRA BORGES - nullExterno à Instituição - RADAMES MACIEL VITOR MEDEIROS - UNI-RN
Externa à Instituição - RAFAELA CATHERINE DA SILVA CUNHA DE MEDEIROS - UERN
Presidente - 1306690 - TELMA MARIA ARAUJO MOURA LEMOS