Banca de DEFESA: DAISY SOTERO CHACON

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAISY SOTERO CHACON
DATA : 20/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA POP-RN (Campus Central/UFRN)
TÍTULO:

 AVALIAÇÃO DO TRANSCRIPTOMA, PROTEOMA E PERFIL METABÓLICO NA INVESTIGAÇÃO DA BIOSSÍNTESE DE ALCALOIDES DE Erythrina velutina Willd.


PALAVRAS-CHAVES:

Transcriptoma de Erythrina velutina; Análise multi-omicas; Biossíntese de alcaloides benzilisoquinolina; Bioma Caatinga; Proteoma; Perfil metabólico direcionado.


PÁGINAS: 172
RESUMO:

As plantas pertencentes ao gênero Erythrina são fontes de alcaloides tetracíclicos do tipo benzilisoquinolínicos, podem ser encontradas no nordeste brasileiro, no bioma da Caatinga e utilizadas na medicina popular principalmente como depressor do sistema nervoso central (sedativo, calmante). Um dos fatores limitantes que muitos produtos naturais apresentam como medicamentos é seu baixo rendimento e difícil obtenção em quantidades suficientes para abastecer a indústria farmacêutica. Dessa forma, de acordo com estudos de fronteira na área é importante compreender aspectos da biossíntese de alcaloides através de ferramentas moleculares. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o estudo na área de biossíntese no que se refere aos alcaloides presentes nas folhas e sementes da espécie Erythrina velutina Willd através das tecnologias ômicas (transcriptoma, proteoma e perfil metabólico) de forma a compreender a dinâmica de produção dessas moléculas com potencial bioativo. Portanto, para a investigação do transcriptoma realizamos o sequenciamento de novo pela primeira vez em uma espécie do gênero e em uma planta nativa do bioma Caatinga. A análise do proteoma e do perfil metabólico direcionado foram realizados com uma estratégia de Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas [LC-MS/MS] aliado à ferramenta do Molecular Networking para os metabólitos secundários. Como resultado, foram identificados 17 transcritos e 4 proteínas candidatos a compor a via biossintética dos alcaloides isoquinolínicos em sementes e folhas desta espécie. Além disso, 29 alcaloides foram anotados pertencendo às três classes de alcaloides da reportadas para o gênero: dienoide, alcenoide e lactona, sendo 12 alcaloides comum a folhas e sementes, 8 encontrados exclusivamente em semente e 9 exclusivos em folhas. Esses dados contribuem com o conhecimento cientifico no delineamento de estratégias de intervenção biotecnológica para estudos futuros, a fim de melhorar a produção dessas moléculas bioativas na planta, além da valorização de uma planta da Caatinga do RN como fonte de alcaloides com potencial interesse farmacêutico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2276354 - LEANDRO DE SANTIS FERREIRA
Externo à Instituição - MAYSA FURLAN - UNESP
Presidente - 1871916 - RAQUEL BRANDT GIORDANI
Notícia cadastrada em: 06/03/2020 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao