Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA DANIELLE DE ALMEIDA PIMENTA CUNHA

DISCENTE : MARTA DANIELLE DE ALMEIDA PIMENTA CUNHA
DATA : 26/02/2019
LOCAL: SALA 2 DO PPGCF

MODELO FARMACOCINÉTICO POPULACIONAL PARA A PREVENÇÃO DE TOXICIDADE AO SULFATO DE MAGNÉSIO EM GESTANTES COM PRÉ-ECLAMPSIA

Farmacocinética; Pré-eclampsia; Sulfato de magnésio; Toxicidade.

Introdução: A pré-eclâmpsia e a eclampsia atingem cerca de 5% das gestantes e é a sua principal causa de mortalidade, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. O sulfato de magnésio é o medicamento de escolha para prevenção e tratamento de quadros convulsivos relacionados a pré eclampsia, contudo, não há individualização de dose e é comum a ocorrência de toxicidade. Na prática clínica, a farmacocinética populacional possibilita a identificação de fontes de variabilidade da concentração sérica dos medicamentos e pode estabelecer modelos para individualização da farmacoterapia. Objetivo: O objetivo deste estudo é de desenvolver modelo farmacocinético populacional com intuito de ajustar a dose do magnésio levando em consideração as características de cada paciente no intuito de prevenir a ocorrência das reações adversas relacionadas ao sulfato de magnésio nessas gestantes. Resultados: A farmacocinética caracterizada como monocompartimental e toxicidade frequente em mulheres com maior peso corporal e creatinina sérica elevada. O modelo obtido considera alterações na taxa de infusão como de potencial efeito protetor. Conclusão: A modelagem farmacocinética populacional estabeleceu uma relação entre volume de distribuição, taxa de depuração renal e ocorrência de reações adversas ao sulfato de magnésio em gestantes.

Presidente - 1789788 - ADLEY ANTONINI NEVES DE LIMA
Externa ao Programa - 347795 - IVONETE BATISTA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1168152 - SERGIO RICARDO FERNANDES DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 15/02/2019 10:50