Impacto do Plano Experimental na Análise de um Experimento Fatorial 2k sem Replicação
Aleatorização;eExperimentação; método de Lenth; parcelas sub-divididas; split-plot.
Em alguns experimentos com vários fatores em que alguns são mais difíceis de mudar que outros, pode ser impossível aleatorizar a ordem de todas as observações, obrigando o pesquisador a criar uma restrição na aleatori- zação para poupar tempo ou reduzir os custos. Este tipo de restrição pode resultar em uma generalização do planejamento fatorial, conhecida como experimentos aleatorizados em parcelas subdivididas.
Os experimentos fatoriais em parcelas subdivididas sem réplicas são candidatos a planos experimentais que atendem às características práticas de experimentos industriais, sendo, portanto, úteis e é o foco do nosso trabalho. Na prática, é muito comum executar um experimento em parcelas subdivididas e analisar esse experimento como se fosse completamente aleatorizado.
O QUE ACONTECE QUANDO QUANDO SE IGNORA AS PARCELAS SUBDIVIDIDAS?
Vamos responder a essa questão, apresentando e analisando resultados de simulações que permitiram comparar experimentos com restrição na aleatorização que são examinados como se fossem realizados completamente aleatorizados.