Banca de DEFESA: FELIPE HENRIQUE ALVES MAGALHAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE HENRIQUE ALVES MAGALHAES
DATA: 28/12/2011
HORA: 10:00
LOCAL: auditório do CCET
TÍTULO:

Testes em Modelos Weibull na Forma Extendida de Marshall-Olkin


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de sobrevivência. Distribuição Weibull. Distribuição de Marshall-Olkin. Teste da Razão de  Verossimilhança. Teste Gradiente.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
SUBÁREA: Estatística
ESPECIALIDADE: Inferência Paramétrica
RESUMO:

Em análise de sobrevivência, a variável resposta é, geralmente, o tempo até a ocorrênciade um evento de interesse, chamado de falha e a principal característica de dados de sobrevivência é a presença de censura, que é a observação parcial da resposta. Associadas a essas informações, alguns modelos ocupam uma posição de destaque por sua comprovada adequação a várias situações práticas, entre os quais é possível citar o modelo Weibull. Distribuições na forma estendida de Marshall-Olkin oferecem uma ampliação do comportamento em relação às distribuições básicas de origem, e podem se mostrar mais adequadas para o ajuste de dados de tempo de vida. Este trabalho propõe uma comparação entre duas estatísticas de teste, Razão de Verossimilhança e Gradiente, utilizando a distribuição Weibull em sua forma extendida de Marshall-Olkin. Um exemplo numérico ilustra o procedimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 734492 - DIONE MARIA VALENCA
Interno - 1696020 - BERNARDO BORBA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 350692 - JEANETE ALVES MOREIRA
Externo à Instituição - FREDY WALTHER CASTELLARES CACERES - UFMG
Notícia cadastrada em: 01/12/2011 15:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao