Banca de DEFESA: DANIEL LEONARDO RAMÍREZ OROZCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL LEONARDO RAMÍREZ OROZCO
DATA : 21/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Um Novo Processo Autorregressivo Misto Para Séries Temporais de Valores Inteiros de Primeira Ordem com Inovações Poisson POMINAR(1).


PALAVRAS-CHAVES:

INAR(1), INARCH(1), thinning binomial, thinning Poisson, série temporal.


PÁGINAS: 86
RESUMO:
 
As séries temporais, vistas como uma coleção de observações medidas sequencialmente ao longo do tempo, vem sendo estudadas com profunda notoriedade nos últimos anos, observando-se aplicações e novas propostas de modelos autorregressivos que ampliam o campo de estudo. Neste trabalho se propõe um novo modelo autorregressivo misto de primeira ordem com inovações Poisson, denotado POMINAR(1), misturando dois operadores conhecidos como thinning binomial e thinning Poisson. Ademais, se fornece a interpretação desses operadores e demonstram-se suas respectivas propriedades, como também um  possível caso da aplicação do POMINAR(1). A esperança marginal, variância marginal, esperança condicional e variância condicional do processo proposto são obtidas passo a passo. De forma detalhada são desenvolvidas as probabilidades de transição. Os estimadores de máxima verossimilhança condicional para os parâmetros do processo são determinados e uma aplicação a um conjunto de dados reais é dada buscando a efetividade do modelo proposto.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Externo à Instituição - KLAUS LEITE PINTO VASCONCELLOS - UFPE
Interno - 2083593 - LUZ MILENA ZEA FERNANDEZ
Interno - 1023112 - MARCELO BOURGUIGNON PEREIRA
Notícia cadastrada em: 03/02/2017 17:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao