Banca de DEFESA: LUIZ GUSTAVO DAMASCENO OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ GUSTAVO DAMASCENO OLIVEIRA
DATA : 18/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/xjf-aezr-suy
TÍTULO:

MAPAS CONCEITUAIS COMO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Mapas conceituais, Ensino de ciências, Jogos didáticos, Aprendizagem significativa, Atividade colaborativa.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Os Mapas Conceituais (MC) são ferramentas gráficas utilizadas para a organização e a apresentação do conhecimento. Essa ferramenta pode ser utilizada também como método avaliativo, auxiliando no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o primeiro contato com os mapas conceituais por parte dos estudantes e corpo docente demanda maior atenção e tempo, especialmente para uma melhor capacitação no domínio da técnica de desenvolvimento dos mapas. Desse modo, foi desenvolvido um jogo didático enquanto produto educacional cuja funcionalidade pode facilitar a construção dos primeiros mapas, bem como auxiliar no desenvolvimento de práticas didáticas no ensino de Física e na avaliação da aprendizagem de conceitos científicos. A proposta inicial do produto educacional seria aplicar o jogo didático em 5 turmas de primeiras séries do ensino médio de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Contudo, devido a pandemia de Sars-CoV-2, as aulas presenciais no ensino estadual foram suspensas durante todo o ano de 2020. Por essa razão, focamos em uma aplicação piloto e no aprofundamento dos aspectos teóricos e metodológicos da dissertação e do produto educacional, bem como a análise autocrítica do trabalho. Aplicamos o produto educacional com um participante voluntário que nunca havia tido contato com Mapas Conceituais. Percebemos que o jogo didático funcionou como ferramenta para construção de um mapa conceitual, promoveu discussões entre os participantes, e resultou em um mapa conceitual com a estrutura esperada. Esperamos que no futuro possamos investigar até que ponto essas discussões contribuíram para a construção do mapa e para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, como também explorar as limitações do produto educacional no contexto de sala de aula. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo ao Programa - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
Externa à Instituição - JOANA GUILARES DE AGUIAR - UFF
Notícia cadastrada em: 26/11/2020 10:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa22-producao.info.ufrn.br.sigaa22-producao