MAPAS CONCEITUAIS COMO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Mapas conceituais, Ensino de ciências, Jogos didáticos, Aprendizagem significativa, Atividade colaborativa.
Os Mapas Conceituais (MC) são ferramentas gráficas utilizadas para a organização e a apresentação do conhecimento. Essa ferramenta pode ser utilizada também como método avaliativo, auxiliando no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o primeiro contato com os mapas conceituais por parte dos estudantes e corpo docente demanda maior atenção e tempo, especialmente para uma melhor capacitação no domínio da técnica de desenvolvimento dos mapas. Desse modo, foi desenvolvido um jogo didático enquanto produto educacional cuja funcionalidade pode facilitar a construção dos primeiros mapas, bem como auxiliar no desenvolvimento de práticas didáticas no ensino de Física e na avaliação da aprendizagem de conceitos científicos. A proposta inicial do produto educacional seria aplicar o jogo didático em 5 turmas de primeiras séries do ensino médio de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Contudo, devido a pandemia de Sars-CoV-2, as aulas presenciais no ensino estadual foram suspensas durante todo o ano de 2020. Por essa razão, focamos em uma aplicação piloto e no aprofundamento dos aspectos teóricos e metodológicos da dissertação e do produto educacional, bem como a análise autocrítica do trabalho. Aplicamos o produto educacional com um participante voluntário que nunca havia tido contato com Mapas Conceituais. Percebemos que o jogo didático funcionou como ferramenta para construção de um mapa conceitual, promoveu discussões entre os participantes, e resultou em um mapa conceitual com a estrutura esperada. Esperamos que no futuro possamos investigar até que ponto essas discussões contribuíram para a construção do mapa e para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, como também explorar as limitações do produto educacional no contexto de sala de aula.