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Dissertações |
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KARINNA RIBEIRO DANTAS
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MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: desafios e possibilidades didático-pedagógicas
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Orientador : MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOANA GUILARES DE AGUIAR
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MARIA DE FATIMA DE SOUZA
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MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
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Data: 27/02/2023
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Os Mapas Conceituais (MCs) são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento. Surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio de estudantes sobre conceitos científicos e hoje são aplicados nos mais diferentes setores da sociedade. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Desse modo, objetiva-se promover a formação inicial e continuada de docentes de diferentes áreas do conhecimento para melhor explorar o potencial didático-pedagógico dos Mapas Conceituais, principalmente enquanto instrumentos complementares de avaliação em suas práticas educacionais. Para isso, foram desenvolvidas oficinas de curta duração e aplicadas em diferentes contextos formativos, resultando em um produto educacional estruturado em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: de fato, há um lapso na formação dos professores investigados no que diz respeito aos mapas conceituais e a sua utilização em sala de aula, principalmente entre aqueles em formação continuada; foi possível o desenvolvimento e a aplicação de seis ações formativas de curta duração para docentes de diferentes áreas; em linhas gerais, observou-se que os docentes concluintes das oficinas apresentaram um salto qualitativo no desenvolvimento dos mapas conceituais; há uma urgente necessidade de adaptação e aplicação da oficina sob uma perspectiva inclusiva, principalmente para o público com deficiência auditiva; desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente”.
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Conceptual Maps (CMs) are graphical tools that help organize and present knowledge. They emerged in the context of investigating students' prior knowledge about scientific concepts and are now applied in the most different sectors of society. However, in the Brazilian educational context, especially in teacher training courses (initial and continuing), the didactic-pedagogical potential of this tool is still little known and explored. Thus, the objective is to investigate the use of concept maps in the context of teacher training, as well as to promote continuing education in order to explore the CMs as evaluative instruments. For this, short-term workshops were developed and applied in different training contexts, resulting in an educational product structured in six stages and with a total workload of 20 hours/class. Among the main results obtained, the following stand out: in fact, there is a gap in the training of the investigated teachers with regard to concept maps and their use in the classroom, especially among those in continuing education; it was possible to develop and implement six short-term training activities for teachers from different areas; in general terms, it was observed that the professors completing the workshops presented a qualitative leap in the development of conceptual maps; there is an urgent need to adapt and apply the workshop from an inclusive perspective, especially for people with hearing impairments; development of an educational product entitled “Conceptual maps: theory and practice in teacher training”.
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JADSON BORGES DE OLIVEIRA
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RPG E ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE UM RECURSO DIDÁTICO PARA A ABORDAGEM DO MODELO ATÔMICO DE THOMSON
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Orientador : CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
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FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
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LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
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MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
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Data: 28/02/2023
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Este trabalho apresenta uma proposta de um recurso didático, no formato de jogo tipo RPG 2D digital, para a abordagem do modelo atômico de Thomson. O jogo, elaborado por meio do software RPG Maker MV, intitula-se “O modelo atômico de Thomson” e apresenta uma diversidade de cenários e experiências envolvendo a discussão sobre conteúdos químicos relacionados ao tema. Para viabilizar a aplicação do recurso e obter informações sobre o seu potencial didático-pedagógico foi planejada uma sequência de atividades que foi desenvolvida com estudantes de uma escola estadual do interior do RN (EscEstRN), em uma turma da primeira série do ensino médio regular. A sequência de atividades foi desenhada de modo a considerar a utilização de recursos variados, como a experimentação, ferramentas audiovisuais, textos didáticos escritos originalmente por Thomson e, por fim, o jogo digital proposto nesse trabalho. A fim de reunir informações sobre a impressão dos estudantes acerca da experiência vivenciada com o jogo, foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, no qual os estudantes puderam atribuir um grau de satisfação a aspectos do jogo. Os dados foram computados e organizados em gráficos para melhor visualização dos aspectos preferencialmente reconhecidos pelos participantes sobre o recurso. Os resultados indicam grande aceitação pelo público-alvo, destacando-se, principalmente, critérios como o roteiro do jogo, a resolução gráfica, o nível de dificuldade, e a importância do recurso para o estudo do conteúdo abordado. A partir da análise/apreciação dos resultados obtidos nesta dissertação, pretende-se elaborar uma versão 2.0 reformulada/atualizada no jogo.
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This work presents a proposal for a didactic resource, in the format of an RPG game, to approach Thomson's atomic model. The game, created using the RPG Maker MV software, is entitled “Thomson's atomic model” and presents a variety of scenarios and experiences involving the discussion of chemical content related to the theme. To enable the application of the resource and obtain information about its didactic-pedagogical potential, a sequence of activities was planned that was developed with students from a state school in the interior of RN (EscEstRN), in a class of the first grade of regular high school. The sequence of activities was designed to consider the use of different resources, such as experimentation, audiovisual tools, didactic texts originally written by Thomson and, finally, the digital game proposed in this work. In order to gather information about the students' impression of the experience with the game, a questionnaire with multiple-choice questions was applied, in which students could attribute a degree of satisfaction to aspects of the game. The data were computed and organized in graphs for a better visualization of the aspects preferred by the participants about the resource. The partial results indicate great acceptance by the target audience, highlighting, mainly, criteria such as the game's script, the graphic resolution, the level of difficulty, and the importance of the resource for the study of the addressed content. As a further stage of the research, we intend to obtain information about the perception of Basic Education teachers about the game through the application of an open questionnaire.
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HELOÍSA MARIANA SOARES
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O princípio de Pascal no ensino superior em abordagem histórico-filosófica e conceitual
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Orientador : JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
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MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
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DORY HELIO AIRES DE LIMA ANSELMO
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Thaís Cyrino de Mello Forato
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Data: 28/02/2023
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Ao ensinar sobre o Princípio de Pascal no Ensino Médio, o professor da Educação Básica se depara com algumas situações: divergências relativas à validade do Princípio em materiais didáticos e lacunas no que diz respeito a uma abordagem histórico-filosófica. Ao tratarem desse conteúdo, os livros trazem, ainda, distorções históricas nem sempre percebidas pelos professores, as quais podem resultar em visões ingênuas sobre a ciência e sobre as relações entre ciência e tecnologia. Considerando o enfrentamento dessas dificuldades como questão-foco, propusemos um produto educacional direcionado à formação docente, que aborda o Princípio de Pascal sob um ponto de vista multicontextual, histórico-filosófico e conceitual. Trazemos aos professores em formação a possibilidade de conhecer aspectos relevantes da vida de Blaise Pascal e, mais especificamente, o contexto das investigações em que ocorreram suas contribuições para o Princípio. Recorremos à interpretação de trechos originais de Pascal, de modo a evidenciar as contribuições do autor para o Princípio, tal como o entendemos atualmente, bem como diferenças entre a concepção de Pascal e o enunciado atual. Desse modo, tem-se a percepção de que o Princípio e sua matematização resultam de uma construção histórica coletiva. Adicionalmente, a partir de considerações analíticas direcionadas a esse público-alvo, consideramos a possibilidade de superar as divergências relativas à validade do Princípio de Pascal observadas nos livros didáticos.
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When teaching about Pascal's Principle in High School, Basic Education teachers are faced with some situations: divergences regarding the validity of the Principle in didactic materials and gaps with regard to a historical-philosophical approach. When dealing with this content, the books also bring historical distortions not always perceived by teachers, which can result in naive views about science and about the relationship between science and technology. Considering facing these difficulties as a focus issue, we proposed an educational product aimed at teacher training, which addresses Pascal's Principle from a multicontextual, historical, philosophical and conceptual point of view. We bring teachers in training the possibility of knowing relevant aspects of Blaise Pascal's life and, more specifically, the context of the investigations in which his contributions to the Principle took place. We resorted to the interpretation of original excerpts from Pascal, in order to highlight the author's contributions to the Principle, as we currently understand it, as well as differences between Pascal's conception and the current statement. Thus, there is the perception that the Principle and its mathematization result from a collective historical construction. Additionally, based on analytical considerations aimed at this target audience, we considered the possibility of overcoming the differences regarding the validity of Pascal's Principle observed in textbooks.
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ROBERT DAVID FERNANDES DE SOUSA
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UMA HISTORIOGRAFIA DO TEMPO PRESENTE ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA E A AVALIAÇÃO EXTERNA DO SPAECE EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEARÁ
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Orientador : LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
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MEMBROS DA BANCA :
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LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
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MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
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RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
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ROGÉRIA GAUDÊNCIO DO RÊGO
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Data: 21/03/2023
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Este trabalho é centrado pelas interfaces da História da Educação Matemática (HEM) e apresenta uma historiografia do tempo presente sobre as práticas pedagógicas de Matemática em uma escola de educação básica no Estado do Ceará (CE) e a avaliação externa do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Assim, toda essa temática se notabiliza pelas seguintes questões: Quais práticas de ensino de Matemática estão presentes nesta escola? Os resultados do SPAECE influenciam na organização do trabalho do professor de Matemática? O processo de avaliação do SPAECE interfere no ensino de Matemática? Para responder a estes e outros questionamentos o objetivo geral deste trabalho é fazer um registro historiográfico das relações entre as práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática e a avaliação externa em larga escala do SPAECE e como objetivos específicos: verificar quais as práticas de ensino de Matemática existentes por meio da observação e escuta dos professores que estão inseridos no contexto de sala de aula; publicizar estas práticas e compreender o lugar das políticas públicas educacionais de acompanhamento avaliativos e; discutir o ensino de Matemática perante as avaliações externas em larga escala. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e, como estratégia metodológica de investigação, lançamos mão da pesquisa bibliográfica, observação participativa e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados alguns professores que ensinam Matemática nessa escola. Como resultados, presença de uma intensa agenda de avaliações externas em larga escala dentro da escola e que este modelo está culturalmente estabelecido, e que a principal ferramenta de ensino para preparação dos estudantes para estas avaliações é simular exames anteriores, e que embora a avaliação externa favorece a um direcionamento, ela acaba por induzir os professores a desenvolver um currículo matemático que esteja alinhado as matrizes desta avaliação, além de responsabilizar estes agentes pelo sucesso e/ou fracasso gerando um “clima de tensão”, ainda em face deste registro percebemos que muitas das práticas são reproduzidas hereditariamente. Uma das exigências para quem faz Mestrado Profissional é o desenvolvimento de um Produto Educacional (PE), optamos pela elaboração de um Guia de Elaboração/Uso de Sequências Didáticas: conciliando demandas do ensino de Matemática e que em seu bojo apresentamos algumas discussões sobre estas demandas e, apresentamos como sugestão de metodologia e aplicação de uma Sequência Didática (SD) voltada para estudantes do ensino fundamental anos finais, sobre equações do segundo grau e que contempla algumas atividades digitais interativas.
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This work is centred by the interfaces of the History of Mathematics Education (HEM) and presents a historiography of the present time on the pedagogical practices of Mathematics in a basic education school in the State of Ceará (CE) and the external evaluation of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE). Thus, this whole thematic is distinguished by the following questions: Which Mathematics teaching practices are present in this school? Do SPAECE results influence the organisation of the work of mathematics teachers? Does the SPAECE evaluation process interfere in the teaching of mathematics? To answer these and other questions, the general objective of this work is to make a historiographic record of the relationships between the teaching practices of teachers who teach Mathematics and the SPAECE external evaluation on a large scale. The specific objectives are: to verify which are the existing Mathematics teaching practices through observation and listening of teachers who are inserted in the classroom context; to publicize these practices and understand the place of educational public policies of evaluative monitoring and; discuss the teaching of Mathematics in the face of external evaluations on a large scale. This research has a qualitative character and, as a methodological research strategy, we used bibliographic research, participatory observation and semi-structured interviews. Some teachers who teach Mathematics in this school were interviewed. As results, presence of an intense agenda of external assessments on a large scale within the school and that this model is culturally established, and that the main teaching tool for preparing students for these assessments is to simulate previous exams, and that although the external evaluation favors a direction, it ends up inducing teachers to develop a mathematics curriculum that is aligned to the matrices of this assessment, in addition to holding these agents responsible for the success and/or failure generating a "climate of tension", still in view of this record we realize that many of the practices are reproduced hereditarily. One of the requirements for who makes Professional Master is the development of an Educational Product (EP), we opted for the elaboration of a Guide of Elaboration/Use of Didactic Sequences: conciliating demands of Mathematics teaching and that in its core we present some discussions about these demands and, we present as a suggestion of methodology and application of a Didactic Sequence (SD) aimed at students of primary schools final years, about equations of the second degree and that includes some interactive digital activities.
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FABIANY LAÍS GOMES DE PONTES
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UMA ANÁLISE DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE LOGARITMOS
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Orientador : FERNANDO GUEDES CURY
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO GUEDES CURY
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MARIA MARONI LOPES
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JOÃO RICARDO VIOLA
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Data: 28/03/2023
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Este trabalho é o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCENM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e versa sobre o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de atividades sobre concepções históricas dos logaritmos em livros didáticos brasileiros ao longo do último século abordadas em uma obra de Antonio Miguel e Maria Ângela Miorim (2002). Nossos esforços foram no sentido de responder a questão: quais os significados que podem ser produzidos a partir de uma sequência didática envolvendo a história do ensino de logaritmos no Brasil? A coleta de dados foi feita em um contexto real de ensino: duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática com alunos matriculados na disciplina de História da Educação Matemática. Inspiramo-nos, portanto, na metodologia da pesquisa-ação para a coleta de dados (orais e escritos) que foram analisados segundo conceitos presentes no Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Isso permitiu que os estudantes fizessem a leitura de dois conceitos matemáticos, ou seja, dois logaritmos, dada a forma diferenciada da sua abordagem nos livros didáticos escolhidos. Além disso, os alunos perceberam que atualmente os logaritmos estão distantes da sua constituição aritmética histórica, se aproximando exclusivamente de uma definição algébrica.
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This master's thesis deals with the application of activities on the evolution of the concept of logarithm in Brazilian textbooks of the last century. The central question of the research was: what are the meanings that can be produced from a didactic sequence involving the history of teaching logarithms in Brazil? Data collection took place in a real teaching context: classes in the mathematics teacher training course at the Federal University of Rio Grande do Norte (Brazil).We were inspired, therefore, by the methodology of action research to collect data (oral and written) that were analyzed according to concepts present in the Theoretical Model of Semantic Fields. Our methodology was based on action research and the collected data (oral and written) were analyzed using the Theoretical Model of Semantic Fields. In this way, we observed that the research participants could see two mathematical concepts, that is, two logarithms, given the different form of their approach in the chosen textbooks. In addition, students realized that logarithms are now far from their historical arithmetic constitution, approaching a more algebraic definition.
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SORAIA SHELLYDA LINS TARQUINO SOARES
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Orientador : MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
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MEMBROS DA BANCA :
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MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
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CLAUDIA ROSANA KRANZ
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ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA
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Data: 29/03/2023
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Propor práticas pedagógicas em Educação Matemática coerentes com a Educação Inclusiva é cada vez mais imprescindível no âmbito escolar. Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir as possibilidades pedagógicas de uma Sequência Didática que contemple a Educação Financeira, na perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa educacional, configurando-se como uma pesquisa colaborativa. O referencial teórico pensado baseia-se em estudos sobre a Educação Inclusiva, o Desenho Universal Pedagógico, a Resolução de Problemas e a Educação Financeira. A proposta sustenta-se também em estudos alusivos ao conceito de mediação presentes na Teoria Histórico-Cultural. Por se tratar de um Mestrado Profissional há a exigência da elaboração de um Produto Educacional, no caso da pesquisa em evidência resultará em uma sequência didática. Como conteúdos centrais abordados no material didático, teremos a Educação Financeira, com base no Desenho Universal Pedagógico. A metodologia escolhida baseou-se na pesquisa colaborativa e contou com três professores. Para coleta de dados, utilizamos entrevistas, registros fotográficos, análises de documentos e questionários que foram aplicados com os professores participantes da pesquisa, focando em sua formação e suas experiências profissionais. Em seguida, foram realizados encontros formativos que versaram sobre a prática docente, estratégias de ensino, a sequência didática e sua construção. Nosso Produto Educacional foi aplicado numa turma de 4° ano de uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Natal/RN, localizada na Zona Leste, no bairro Cidade Alta. Compreendemos que a proposição cumpriu seu papel de promover o ensino da Educação Financeira, com elementos da Educação Inclusiva, focando na interação social por meio da comunicação, e na construção de um conhecimento matemático de forma coletiva e colaborativa. Ademais, todo o curso da pesquisa, buscou também repensar o significado dos materiais utilizados durante as aulas e a mediação pedagógica no contexto escolar.
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Providing pedagogical practices in Mathematical Education consistent with Inclusive Education is increasingly essential in the school environment. Likewise, this research has the purpose of discussing the pedagogical possibilities of a Didactic Sequence that contemplates Educação Financeira, from an inclusive perspective, in the early years of Ensino Fundamental. Therefore, the present study is inserted in the qualitative approach of educational research, configuring itself as a collaborative research. The theoretical referential thought to be based on studies on Inclusive Education, or Universal Pedagogical Design, Problem Solving and Financial Education. The proposal is also supported by studies alluding to the concept of mediation present in the Historical-Cultural Theory. Because it is a Professional Master, there is a requirement for the elaboration of an Educational Product, in case of research in evidence it will result in a didactic sequence. As central contents addressed in didactic material, we will have Educação Financeira, based on the Universal Pedagogical Design. The methodology chosen in Baseou was a collaborative research involving three professors. For data collection, we used interviews, photographic records, document analysis and questionnaires that were applied by the professors participating in the research, focusing on their training and their professional experiences. Then, they were held formative meetings that will deal with teaching practice, teaching strategies, didactic sequence and its construction. Our Educational Product was applied to a 4th year class of a municipal education network school, in the city of Natal/RN, located in the Eastern Zone, in the Upper City neighborhood. We understand that it purposefully fulfills its role of promoting or teaching Financial Education, with elements of Inclusive Education, focusing on social interaction through communication, and on the construction of a collective and collaborative mathematical knowledge. In addition, throughout the course of the research, I also sought to rethink the meaning of two materials used during the classroom and the pedagogical mediation in the school context.
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MARIA DOLORES COSTA LHAMAS CARDOSO
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UM LIVRO/JOGO ACESSÍVEL BASEADO NO DESENHO UNIVERSAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
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Orientador : MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA
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CLAUDIA ROSANA KRANZ
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MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
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MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
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Data: 30/03/2023
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A presente pesquisa tem como finalidade analisar as possibilidades pedagógicas de um livro/jogo acessível elaborado com base no Desenho Universal Pedagógico para o ensino e a aprendizagem de Matemática na perspectiva inclusiva. Para tal adotamos uma abordagem qualitativa na perspectiva colaborativa matizada com algumas características da pesquisa sobre a própria prática. O referencial teórico possui três eixos principais: o uso do Role Playing Game (RPG) nas aulas de Matemática, com Fernandes (2017) e Mauricio (2012), a Resolução de Problemas enunciada por Onuchic (2013) e Van de Walle (2009) e o Desenho Universal Pedagógico (DUP) no contexto da inclusão escolar apresentado por Kranz (2015), perpassando por trabalhos de outros autores relacionados à Teoria Histórico-Cultural, Leitura/Escrita Fácil, Educação Matemática e Educação Inclusiva. Tendo em vista estar inserida em um mestrado profissional, faz-se necessário o desenvolvimento de um Produto Educacional, e para tal elaboramos um livro/jogo acessível, que visa destacar o potencial da leitura e da imaginação existente no jogo RPG, no enfrentamento de desafios matemáticos, relativos à equação do 1º grau, baseados na resolução de problemas e estruturado a partir do DUP, usando o princípio da Leitura/Escrita Fácil. O desenvolvimento da pesquisa ocorre em uma escola estadual, de Natal/RN, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta abarcamos os questionários estruturados, observação participante e produções pessoais dos alunos, assim como as impressões e observações, apontadas através de fotos ou filmagens, registradas pelo grupo colaborativo constituído por bolsistas e ex-bolsistas do Programa de Residência Pedagógica de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A análise desse material foi baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e Introdução à Pesquisa Qualitativa de Flick (2009).
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This research aims to analyze the pedagogical possibilities of an accessible gamebook based on the Universal Pedagogical Design for teaching and learning Mathematics in an inclusive perspective, in the final years of elementary school. For this purpose, we adopted a qualitative approach in a collaborative perspective nuanced with some characteristics of the research on the practice itself. The theoretical references has three main axes: the use of Role Playing Game (RPG) in Mathematics classes, with Fernandes (2017) and Mauricio (2012), the Problem Solving enunciated by Onuchic (2013) and Van de Walle (2009) and the Universal Pedagogical Design (DUP) in the context of school inclusion developed by Kranz (2015), passing through works by other authors related to Historical Cultural Theory, Easy Writing/Reading, Mathematics Education and Inclusive Education. As we are part of a professional Master's degree, it is necessary to develop an educational product, and for this we have created a game book, which aims to highlight the potential of reading and imagination in the RPG game, in facing mathematical challenges, related to the 1st degree equation, based on problem solving and structured from the DUP, using the principle of easy writing/reading. The development of the research takes place in a state school, in Natal/RN, with a group from the 7th year of Elementary School. As a collection instrument we will include structured questionnaires, participant observation and personal productions of students, as well as impressions and observations of the collaborative group consisting of students and former students of the Pedagogical Residency Project in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Norte. The analysis of this material will be based on Bardin's Content Analysis (2016).
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MICHELSON BORGES DE ALMEIDA
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTATÍSTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
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MEMBROS DA BANCA :
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LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
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FERNANDO GUEDES CURY
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MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS
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Data: 30/03/2023
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O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se restringe ao ensino de matemática relacionado ao conteúdo do 6º ano do Ensino Fundamental que envolve estatística e as formas que tais conteúdos são abordados por seus professores aos alunos desse nível de ensino. Delimita-se o objeto de estudo como sendo a construção dos conhecimentos e habilidades sobre conceitos estatísticos na disciplina de matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Tal delimitação é posta para viabilizar a pesquisa dentro de tempo hábil que compreende o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Nossa questão foco é: Como construir uma Sequência Didática (SD) que auxilie o professor de matemática na construção da aprendizagem de conceitos estatísticos e, ao mesmo tempo, aborde noções de sustentabilidade ecológica junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a Sequência Didática construída pode contribuir no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, foram determinados os seguintes: (1) disponibilizar aos professores de matemática uma Sequência Didática que aborde os conteúdos de estatística, pertinentes aos conhecimentos e habilidades previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental, contextualizados com os conhecimentos inerentes à educação e conscientização ambiental; (2) divulgar a Sequência Didática, o Produto Educacional decorrente desse trabalho final de mestrado profissional, para uso no ensino de matemática. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e é dividida em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica sobre a abordagem do conteúdo de estatística na disciplina de matemática, bem como sobre a Educação Ambiental a fim de levantar o referencial teórico que viabilizará a utilização de noções de meio ambiente e sustentabilidade como contexto no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) (exigência a ser cumprida por quem faz um mestrado profissional); (2) construção, aplicação e avaliação de um PE que compreende uma Sequência Didática que contextualiza o ensino dos conteúdos de estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental com conhecimentos referentes ao meio ambiente. Para aplicação do PE faremos uso da técnica da observação participante e para avaliação, usaremos um questionário fechado que será respondido pelos participantes da pesquisa (professores em formação inicial e continuada). Em conclusão, verificou-se que o ensino dos conteúdos de estatística costuma ser reproduzido de forma mecânica e sem considerar a construção de um pensamento crítico no ato de leitura e interpretação dos dados, fatos que descumprem o referencial didático estabelecido pelas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento dos estudos escolares acerca da estatística na área da matemática. Além disso, averiguou-se que a Constituição Federal e a Lei nº 9.795/1999, ao disporem sobre a Educação Ambiental, tratam-na como obrigatória na escolha e manejo das estratégias pedagógicas de todas as disciplinas, incluindo-se, portanto, a matemática. Tais constatações demonstram a necessidade do desenvolvimento de materiais que cumpram o determinado e reforçam a relevância da construção e divulgação ampla do Produto Educacional proposto nesse estudo.
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The present work is the result of research about mathematics teaching related to the content of the 6th grade of Elementary School that involves statistics and how contents are approached by their teachers to students at this level of education. The object of study is restricted to the construction of knowledge and skills about statistical concepts in the subject of mathematics for 6th grade of Elementary School. Delimitation is put to enable research within the space of time of the Professional Master's in Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Norte (PPGECNM). Our focus question is: how to build a didactic sequence that helps the mathematics teacher in the construction of the learning of statistical concepts and, at the same time, approaches notions of ecological sustainability with 6th grade of Elementary Schools students? To answer this question, it was established as a general objective to analyze how the didactic sequence constructed during the research can contribute to mathematics teaching in the 6th grade of Elementary School. As specific objectives, it was determined: (1) to make available to mathematics teachers a didactic sequence that works the contents of the statistics, relevant to the knowledge and determined for the 6th grade of Elementary School, contextualized with knowledge about education and awareness environmental; (2) to publicize the didactic sequence, the Educational Product resulting from this professional master's final work, for use in mathematics teaching. As a research methodology, this study was developed with a qualitative approach and was divided in two stages: (1) bibliographic research about the approach to the content in the mathematics subject, as well about Environmental Education to raise the theoretical framework that will enable the use of environment and sustainability's notions as a context in the development of an Educational Product (requisite to be fulfilled by anyone who is doing a professional Master's degree); (2) construction, application and evaluation of an Educational Product that comprises a didactic sequence that contextualizes the teaching of statistics contents for 6th year of Elementary School with environmental knowledge. For the application of the Educational Product, it used the technique of participant observation and for evaluation, it will use a private questionnaire that will be answered by the research participants (initial and continuing education). In conclusion, it was found that the teaching of statistics content is usually reproduced mechanically and without considering the construction of critical thinking in the act of reading and interpreting the data, facts that do not comply with the didactic reference established by the norms of the National Common Curricular Base (BNCC) for the development of school studies on statistics in the area of mathematics. In addition, it was found that the Federal Constitution and Law n. 9,795/1999, when talk about Environmental Education, treat it as mandatory in the choice and management of pedagogical strategies for all subjects, including, therefore, mathematics. This findings presents a broad need for the development of materials that meet this determination and reinforces the importance of the our Educational Product proposal of the construction and wide dissemination of this study.
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ROBERT PATRICK SANTOS
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CAVERNA DO ALQUIMISTA: UM RPG PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO, COM BASE NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
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Orientador : MARCIA TEIXEIRA BARROSO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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MARCIA TEIXEIRA BARROSO
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MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
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Data: 31/03/2023
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Nas últimas décadas, diversos jogos foram utilizados em salas de aula para auxiliar os educadores, visando fomentar o interesse e o estímulo dos jovens aos saberes escolares de uma forma potencialmente lúdica e interativa. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) Pedagógico tornou-se uma alternativa metodológica dentro do processo de ensino e aprendizagem. O RPG apresenta algumas categorias, tais como: live action (encenação), digital (computadores e consoles) e o de mesa (jogo com tabuleiro e fichas). Nesta pesquisa, um RPG de mesa foi desenvolvido como um jogo de interpretação de papéis colaborativo, que se apresentou como uma oportunidade de baixo custo, possuindo o potencial de engajar, estimular e desenvolver diferentes habilidades, como as inteligências múltiplas, úteis na vida em sociedade, tais como a criatividade, imaginação e colaboração.Com este trabalho, objetivou-se desenvolver um produto educacional na forma de RPG pedagógico. Para tanto, foram desenvolvidas narrativas contendo elementos conceituais da disciplina Química e criados cenários inspirados em alguns dos problemas ambientais que fazem parte do cotidiano da comunidade escolar do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do Estado do Rio Grande do Norte, dentro do componente eletivo em escola de tempo integral. A pesquisa foi qualitativa. Utilizou-se de questionários, diário de bordo e protocolos de observação como instrumentos de coleta de dados. Durante as aplicações do RPG 'Caverna do Alquimista', observou-se que os estudantes se engajaram para as atividades elaboradas pelo professor/mestre, e assim, foram orientados para compreensão de Conteúdos de Química a partir de situações cotidianas. Ao mesmo tempo, foi possível estimular as inteligências múltiplas: Lógica-matemática; Linguística e Espacial.
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In recent decades, several games have been used in classrooms to help educators, aiming to encourage young people's interest and stimulation of school knowledge in a potentially playful and interactive way. From this perspective, the development of Pedagogical Role Playing Games (RPG) has become a methodological alternative within the teaching and learning process. RPG presents some categories, such as: live action (staging), digital (computers and consoles) and tabletop (game with board and tokens). In this research, a tabletop RPG was developed as a collaborative role-playing game, which was presented as a low-cost opportunity, with the potential to engage, stimulate and develop different skills, such as multiple intelligences, useful in life in society, such as creativity, imagination and collaboration. With this work, the objective was to develop an educational product in the form of a pedagogical RPG. To this end, narratives containing conceptual elements of the Chemistry discipline were developed and scenarios inspired by some of the environmental problems that are part of the daily life of the high school community of a state public school in the state of Rio Grande do Norte were developed, within the component elective in full-time school. The research was qualitative. Questionnaires, logbook and observation protocols were used as data collection instruments. During the applications of the RPG 'Caverna do Alquimista', it was observed that the students engaged in the activities developed by the teacher/teacher, and thus, they were guided to understand Chemistry Contents based on everyday situations. At the same time, it was possible to stimulate multiple intelligences: Logic-mathematics; Linguistics and Space.
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WELLINGTON ALYSSON DE ARAÚJO
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UMA SESSÃO VIRTUAL DE PLANETÁRIO PARA PÚBLICO GERAL COM O TEMA “AS ABELHAS E O CÉU”
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Orientador : AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
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MEMBROS DA BANCA :
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AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
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JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA
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MICHAEL HRNCIR
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Data: 31/03/2023
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Esta dissertação apresenta os fundamentos utilizados na elaboração e na avaliação de uma sessão para planetário em formato de vídeo para tela plana sobre o tema “As abelhas e os Céus”, dirigida para o público geral, bem como o roteiro da sessão, a avaliação desta pelo público que participou de sua primeira apresentação e o link para o vídeo. O tema da sessão visa uma articulação entre Educação em Astronomia e Educação Ambiental considerando a necessidade de sensibilização ambiental mais ampla da população e apoiando-se nas reflexões de Sauvé (1997, 2005, 2008) sobre formas de vermos o ambiente ao trabalharmos a Educação Ambiental. Para a elaboração da sessão utilizamos as etapas propostas por Freitas e colaboradoras (2013, 2015). Na delimitação do conteúdo e do tema da sessão, foi feito um estudo, com 81 pessoas, de concepções sobre as abelhas e as habilidades destas para navegar pelo céu, junto a estudantes e pessoas em geral, no RN. Desse processo, resultou uma sessão com mensagem geral: “As abelhas são essenciais para a vida na Terra e sua percepção do céu é fundamental para a sobrevivência delas”. Os núcleos de informação contemplaram conteúdos como: o desaparecimento das abelhas; sua importância na polinização; o uso que fazem do Sol para navegação pelo céu e em comunicação sobre fontes de alimento; sua percepção diferenciada da luz polarizada do céu; representações culturais de abelhas nos céus; e as abelhas no RN. Para avaliar o produto foi realizada uma apresentação interativa para o público geral, da qual participaram 14 pessoas, via Google Meet. A exibição do vídeo (31min) somada às interações durou, no todo, 1h30min. Além de dados obtidos em notas pessoais e no chat, sobre as interações, utilizamos, como principais instrumentos avaliativos, um formulário eletrônico e, de modo complementar, duas entrevistas online com Mapa de Significado Pessoal (FALK; MOUSSOURI; COULSON, 1998). Os dados dos formulários foram organizados em categorias (BARDIN, 2006), destacando-se, entre outros aspectos, os principais aprendizados indicados pelo público que a avaliou, os quais abrangeram os seguintes temas: a sensibilidade de abelhas Apis mellifera à luz polarizada espalhada no céu; como esta é usada por esses animais para acompanharem o Sol ao longo do dia e se comunicarem sobre fontes de alimento; e as representações das abelhas no céu pelos Tupi-guarani. Em linhas gerais, a maioria dos avaliadores apontaram ter gostado da sessão e indicaram que a recomendariam fortemente para outras pessoas. Identificamos também algumas melhorias a serem feitas, tais como a qualidade do áudio do vídeo e reforços, nas interações, em torno de assuntos como a polarização do céu e o movimento diário do Sol e das demais estrelas na abóbada celeste. Durante a sessão foi ressaltado por professores da Educação Básica o potencial do vídeo para trabalho interdisciplinar nas escolas, em especial em disciplinas eletivas. A nossa expectativa é a de que a divulgação do link do vídeo da sessão alcance mais pessoas e possa contribuir, assim, nos mais diversos contextos de educação, incluindo planetários e escolas, para uma educação voltada para a sensibilização ao ambiente.
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This dissertation presents the theoretical foundations used in the elaboration and evaluation of a planetarium session in flat screen video format on the theme “The bees and the Skies”, aimed at the general public, as well as the session script, the evaluation by the audience who attended its first presentation and the link to the video. The theme of the session aims to link Education in Astronomy and Environmental Education, considering the need for broader environmental awareness among the population and based on Sauvé's reflections (1997, 2005, 2008) on ways of seeing the environment when working with Environmental Education. To prepare the session, we used the steps proposed by Freitas et al. (2013, 2015). In defining the content and theme of the session, a study was carried out, with 81 people, on concepts about bees and their abilities to navigate the sky, among students and people in general, in RN. This process resulted in a session with a general message: “Bees are essential for life on Earth and their perception of the sky is fundamental for their survival”. The information centers covered content such as: the disappearance of bees; its importance in pollination; their use of the Sun for navigating the sky and communicating about food sources; its differentiated perception of the polarized light of the sky; cultural representations of bees in the skies; and bees in the RN. To evaluate the product, an interactive presentation was held for the general public, in which 14 people participated via Google Meet. The video display (31min) plus the interactions lasted, in all, 1h30min. In addition to data obtained from personal notes and chat about interactions, we used, as main evaluative instruments, an electronic form and, in a complementary way, two online interviews with a Personal Meaning Map (FALK; MOUSSOURI; COULSON, 1998). The data from the forms were organized into categories (BARDIN, 2006), highlighting, among other aspects, the main lessons indicated by the public that evaluated it, which covered the following topics: the sensitivity of Apis mellifera bees to polarized light scattered in the sky; how it is used by these animals to track the Sun throughout the day and communicate about food sources; and the representations of bees in the sky by the Tupi Guarani. In general terms, most of the evaluators indicated that they enjoyed the session and that they would strongly recommend it to other people. We also identified some improvements to be made, such as the audio quality of the video and reinforcements, in the interactions, around subjects such as the polarization of the sky and the daily movement of the Sun and the other stars in the celestial vault. During the session, Basic Education teachers highlighted the video's potential for interdisciplinary work in schools, especially in elective disciplines. Our expectation is that the dissemination of the link to the video of the session will reach more people and can thus contribute, in the most diverse educational contexts, including planetariums and schools, to an education focused on raising awareness about the environment.
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MICEIA DE PAULA RODRIGUES
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SUSTENTABILIDADE, SOCIOEDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO RESGATE DA CIDADANIA DE MENINAS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
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Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDLA CRISTINA RODRIGUES CALDAS
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CANDIDA DE SOUZA
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MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
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Data: 31/03/2023
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Ao considerar a Educação um direito essencial à formação de adolescentes que se encontram em regime de medida socioeducativa, o Ensino de Ciências pode ter um papel fundamental na socialização e na construção do conhecimento voltado para a promoção da Alfabetização Científica (AC) desses jovens. Com essa perspectiva, a pesquisa objetivou compreender os aspectos contributivos de uma Sequência Didática (SD) pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a promoção da AC e formação cidadã de meninas em privação de liberdade, partindo do seguinte questionamento: Como se dá o processo de promoção da AC em um espaço socioeducativo para adolescentes privados de liberdade? A pesquisa é, predominantemente, de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, descritiva, participante e, também, se constitui como uma pesquisa de campo, pois conduz uma intervenção pedagógica. Foi produzida e aplicada uma SD para cinco meninas privadas de liberdade em cumprimento de medida socioeducativa na cidade de Manaus/AM, fazendo uso da análise de conteúdo e de indicadores de AC para sistematização dos dados. Os resultados da revisão de literatura permitiram inferir que o panorama de publicações sobre o Ensino de Ciências em Centros Socioeducativos, no período de 2011 a 2021, ainda é escasso e repleto de lacunas, porém, permitiu o surgimento de três categorias que mostram as carências, desafios e possibilidades de intervenção docente nessa área de estudo e pesquisa, sendo: a) Planejamento de aulas de Ciências em ambientes de Socioeducação; b) Ensino de Ciências enquanto meio de ressocialização em ambientes de Socioeducação; e c) Cenários e desafios do Ensino de Ciências no regime de privação de liberdade. Além disso, o estudo revelou a desigualdade de gênero na área pesquisada, pois, percebeu-se que as investigações já existentes direcionam seus esforços para retratar a realidade de “meninos” em situação de privação de liberdade. No que diz respeito a aplicação da SD, a análise das atividades evidenciou a presença de todos os indicadores de AC e indicou que ao se promover situações de aprendizagem voltadas à reflexão, ao pensamento crítico, à leitura e à pesquisa, pode-se contribuir para a formação da cidadania de meninas em privação de liberdade. Diante disso, para que adolescentes privadas de liberdade se tornem cidadãs críticas, conscientes perante a sociedade e, que, assumam uma posição ativa frente aos processos e inovações que as afetam diariamente, se faz necessário que a comunidade educacional desenvolva ações que auxiliem no processo de promoção da AC em espaços socioeducativos, promovendo uma Educação Científica e significativa para esse público tão específico.
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By considering Education an essential right to the training of adolescents who are in a socio-educational measure,
Science Teaching can play a fundamental role in socialization and in the construction of knowledge aimed
at promoting Scientific Literacy (CA) of these young people. With this perspective, the research aimed to
understand the contributory aspects of a Didactic Sequence (SD) based on the Sustainable Development Goals
(SDG) for the promotion of CA and citizenship training of girls in deprivation of liberty, starting from the following
question: How does it happen? the process of promoting CA in a socio-educational space for adolescents deprived
of their liberty? The research is predominantly qualitative in nature, of the bibliographic, descriptive,
participatory type, and also constitutes a field research, as it conducts a pedagogical intervention.
An SD was produced and applied to five girls deprived of their liberty in compliance with a socio-educational
measure in the city of Manaus/AM, using content analysis and CA indicators to systematize the data.
The results of the literature review allowed us to infer that the panorama of publications on Science
Teaching in Socio-Educational Centers, from 2011 to 2021, is still scarce and full of gaps, however, it allowed
the emergence of three categories that show the gaps, challenges and possibilities of teaching intervention
in this area of study and research, namely: a) Planning of Science classes in Socio-educational environments;
b) Science Teaching as a means of re-socialization in Socio-educational environments; and c) Scenarios and
challenges of Science Teaching in the deprivation of liberty regime. In addition, the study highlighted gender
inequality in the researched area, as it was noticed that existing investigations direct their efforts to portray
the reality of boys in a situation of deprivation of liberty. With regard to the application of SD, the analysis
of activities showed the presence of CA indicators and indicated that by promoting learning situations aimed
at reflection, critical thinking, reading and research can contribute to the formation of girls' citizenship in
deprivation of liberty. Therefore, for adolescents deprived of liberty to become critical citizens, aware of
society and to take an active position in the face of the processes and innovations that affect them daily,
it is necessary for the educational community to develop actions that help in the promotion process.
of AC in socio-educational spaces, promoting a scientific and meaningful education in this very specific public.
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ARIELLY CHANTTAL MOREIRA SOARES
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ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOBRE RESISTÊNCIA BACTERIANA NOS AMBIENTES AQUÁTICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
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Orientador : IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
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GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA
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ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
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GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES
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Data: 31/03/2023
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As Questões Sociocientíficas (QSC), são temas controversos e complexos dentro da perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) que envolvem o conhecimento das relações cientificas, éticas, morais, ambientais, econômicas, políticas e culturais para resolução do problema da vida cotidiana. Diversos conteúdos de Biologia podem ser abordados a partir das QSC, permitindo que os alunos possam desenvolver pensamento crítico sobre temas atuais e recorrentes. Uma das áreas da biologia pouco explorada pelas QSC é a Microbiologia, pois seu conteúdo necessita de certa abstração por parte dos estudantes. Contudo, a temática da resistência bacteriana em ambientes aquáticos se mostra com grande potencial pedagógico devido ao seu impacto em diversas áreas como saúde, política, ambiental, entre outras. Sendo assim, essa pesquisa tem como o objetivo principal contribuir com a formação inicial e continuada de professores de ciências para o uso da abordagem das questões sociocientíficas por meio da temática da resistência bacteriana. O percurso metodológico inclui um curso de formação para professores em formação inicial e continuada. Sendo assim, a presente pesquisa se caracteriza como qualitativa a partir da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados foram: questionário inicial e material de apoio instrucional usado durante a aplicação das atividades do curso. Observou-se que os participantes da pesquisam possuíam pouco conhecimento formal sobre QSC e sua utilização no Ensino de Ciências. Durante o curso, as atividades executadas e as discussões evidenciaram dificuldades na identificação de alguns aspectos envolvendo a temática como também a reflexão dos dilemas morais e éticos. Contudo, a partir da elaboração de QSC, os professores obtiveram melhora na identificação das controversas dos temas escolhidos e dos aspectos que o envolvem. Com isso, acredita-se que a sequência didática elaborada a partir do curso de formação poderá contribuir como um material de auxílio para o professor por ser uma estratégia que visa o ensino de ciências para a cidadania e que contou com a validação de professores em formação inicial e continuada.
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The social and scientific issues (SQS), which emerged within the Science, Technology and Health (STH) movement, defined as controversial topics, have proven to be an innovative and essential methodology for current Biology teaching. Several Biology contents can be approached from the SQS, allowing students to develop critical thinking about current and recurrent issues. One of the areas of Biology that is little explored by the KSFs is Microbiology, due to the fact that its content requires a certain amount of abstraction from the students. However, the theme of bacterial resistance in aquatic environments shows great pedagogical potential due to its impact in several areas such as health, politics, environment, among others. Therefore, this research aims to: 1) Plan and implement a science teacher training course about the SQS of bacterial resistance in aquatic environments; 2) Develop and validate a didactic sequence proposal involving SQS about bacterial resistance in aquatic environments using the 3 Pedagogical Moments Methodology (3MPs). To understand what the conceptions about SQS are, a questionnaire was applied via Google Forms with science teachers in the municipality of Natal. The preliminary results of the questionnaire show that teachers have little or no knowledge about the SQS approach, and those who have knowledge do not use it in the classroom due to lack of time for lesson planning. In view of this, a training course was held with the teachers, where, at the end, they developed a didactic sequence with SQS themes. In the first moments of the training course, teachers demonstrated they could identify SQS issues, but reported that they would have difficulty in using the SQS in their classes due to the longer planning and relate it to the competencies and skills of the BNCC.
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ANA CAROLINE BARBALHO RODRIGUES
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ELABORAÇÃO DE UM COMPÊNDIO DE TRABALHOS CONTENDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
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Orientador : Fernanda Marur Mazze
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MEMBROS DA BANCA :
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Fernanda Marur Mazze
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GRAZIELLE TAVARES MALCHER
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SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS
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Data: 04/04/2023
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A presente pesquisa está inserida no contexto de promover um Ensino de Química articulado às necessidades dos professores em formação inicial e continuada em escolas de Ensino Médio. Baseado nisso, solucionar problemas que estão relacionados ao interesse e ao ensino e aprendizagem dos alunos pela disciplina de Química em escolas públicas e privadas no âmbito escolar, leva o professor a buscar desenvolver estratégias diversificadas que possam tornar este ensino mais atrativo e motivador para a sala de aula. É procurando contribuir para esta prática pedagógica que a utilização de jogos desenvolvidos para o Ensino de Química se apresenta como uma ferramenta útil para contemplar esta pesquisa. Neste sentido, este trabalho toma para análise a seguinte questão: A elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química poderia auxiliar os professores na escolha dos jogos didáticos que mais se adequem a sua sala de aula? Considerando tal indagação, a referida pesquisa objetiva a elaboração e avaliação de um material didático voltado para os professores de Química no qual seja possível encontrar facilmente os jogos didáticos já desenvolvidos para o Ensino de Química, identificando neles quais as características estão presentes para serem considerados didático tendo em vista a fundamentação que sustenta a aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, será utilizada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa e quantitativa sendo empregue a elaboração, aplicação e avaliação de um Produto Educacional no formato de Compêndio, contendo jogos para o Ensino de Química com orientações para o professor. O procedimento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários constituídos por questões abertas com alunos do 1º período da Licenciatura em Química do Instituto Federal – Campus Ipanguaçu e uma turma de bolsistas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foram tratados e estudados por meio da análise de conteúdo (AC) de Bardin (1977).
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The present research is inserted in the context of the promotion of a Teaching of Chemistry articulated to the needs of the teachers of the initial and continuous formation of the High School. Based on this, solving problems that are related to the interest and teaching and learning of students in the discipline of Chemistry in public and private schools in the school environment, leads the teacher to seek to develop diversified strategies that can make this teaching more attractive and motivating for the classroom. It is seeking to contribute to this pedagogical practice that the use of games developed for the Teaching of Chemistry presents itself as a useful tool to contemplate this research. In this sense, this work leads to the following question for analysis: Could the elaboration of a compendium of works containing didactic games for Chemistry Teaching help teachers in choosing the didactic games that best fit their classroom? Considering this question, this research aims at the elaboration and evaluation of a didactic material aimed at Chemistry teachers in which it is possible to easily find the didactic games already developed for the Teaching of Chemistry, identifying in them which characteristics are present to be considered didactic and indicating application guidelines in view of the foundation that supports learning through games. Therefore, a qualitative and quantitative methodological approach will be used, using the elaboration, application and evaluation of an educational product in the form of a compendium, containing games for the Teaching of Chemistry with guidance for the teacher. The data collection procedure was carried out through the application of two questionnaires consisting of open questions with students of the 1st period of the Degree in Chemistry at the Federal Institute - Campus Ipanguaçu and a group of scholarship holders of Initiation to Teaching at the Federal University of Rio Grande do North (UFRN), which were treated and studied through content analysis (CA) by Bardin (1977).
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ROSIANE ELVINA SOUSA DE ANDRADE
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O Jardim Sensorial como ferramenta didática para o Ensino de Ciências e a mitigação da Cegueira Botanica
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Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
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LAMARCK DO NASCIMENTO GALDINO DA ROCHA
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MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
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Data: 30/06/2023
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Responsável pelo estudo das plantas, a Botânica, ainda é apontada como uma disciplina com pouca contextualização e com escasso uso de recursos didáticos como os Espaços não Formais de Ensino. Estes apontamentos, direcionam para a falta de interesse e empolgação dos alunos nas aulas de Botânica, visto ser conhecido o uso excessivo de metodologias tradicionais, como aulas teóricas, descritivas e uso de termos técnicos, acarretando, inclusive, na chamada “Cegueira Botânica”. Diante problemática, o objetivo principal deste estudo foi discutir os aspectos que envolvem a utilização de um Jardim Sensorial como ferramenta didática para o Ensino de Botânica e para a mitigação da Cegueira Botânica em alunos da Educação Básica. A pesquisa classificada como de Campo, Pesquisa-ação e Qualitativa, foi aplicada para 34 alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental) em dois ambientes: um Espaço Formal de Ensino e um Espaço não Formal de Ensino (Jardim Sensorial). O desenvolvimento se deu em três fases: sendo: a) diagnóstica (identificação da Cegueira Botânica); b) fase de aplicação da SD; e c) fase de avaliação e análise de dados. Aferiu-se, até o momento, que os participantes apresentam determinado grau de Cegueira Botânica, onde cerca de 85% destacam a presença de objetos arquitetônicos e materiais no percurso desenhado e apenas, aproximadamente 26% percebem a existência de plantas no trajeto em questão. Os primeiros resultados se mostram satisfatórios por apresentar um método utilizado na identificação da Cegueira Botânica de forma eficiente, o que soma mais uma ferramenta com possibilidades e perspectivas reais a ser utilizada pelos professores, possibilitando novos rumos para oEnsino de Botânica.
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Responsible for the study of plants, Botany is still seen as a discipline with little contextualization and with scarce use of didactic resources such as Non-Formal Teaching Spaces. These notes point to the lack of interest and excitement of students in Botany classes, since the excessive use of traditional methodologies is known, such as theoretical, descriptive classes and the use of technical terms, even leading to the so-called “Plant Blindness”. Faced with this problem, the main objective of this study was to discuss the aspects that involve the use of a Sensory Garden as a didactic tool for Teaching Botany and for mitigating Botanical Blindness in Basic Education students. The research classified as Field, Action-Research and Qualitative, was applied to 34 Basic Education students (Elementary School) in two environments: a Formal Teaching Space and a Non-Formal Teaching Space (Sensory Garden). The development took place in three phases: a) diagnosis (identification of Botanical Blindness); b) SD application phase; and c) evaluation and data analysis phase. It has been verified, so far, that the participants have a certain degree of Botanical Blindness, where about 85% highlight the presence of architectural objects and materials on the drawn path and only approximately 26% perceive the existence of plants on the path in question. The first results are satisfactory for presenting a method used in the identification of Botany Blindness in an efficient way, which adds another tool with real possibilities and perspectives to be used by teachers, enabling new directions for the Teaching of Botany.
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RAENE GALVÃO FARIAS
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Discalculia: História, Memória, (Trans)Form(Ação)
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Orientador : LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELLE FERREIRA GARCIA
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GISELLE COSTA DE SOUSA
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LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
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MARCELO BEZERRA DE MORAIS
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Data: 21/08/2023
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A Discalculia é uma deficiência específica na aprendizagem aritmética que ocorre em indivíduos sem, necessariamente, distúrbios neurológicos, psiquiátricos, sensoriais e emocionais. Ao encontro disso, percebe-se no espaço-tempo do/no cotidiano escolar inúmeras dificuldades dos alunos relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e a certas habilidades com cálculos – essas dificuldades intercorrem da Discalculia? Entende-se que no centro de uma investigação historiográfica com narrativas, reflexões acerca de estudantes discalcúlicos sejam necessárias, dando visibilidade aos olhos do sistema educacional, em especial ao professor de Matemática, que poderá ter ações assertivas para esses estudantes no contexto sala de aula. De posse desta premissa, definiu-se o objetivo geral desta investigação que consiste em elaborar uma narrativa histórica dos processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de um estudante discalcúlico em uma escola da cidade de Assú/RN. Para tanto, apoiamo-nos em uma pesquisa de natureza qualitativa, destacando interpretações, valores e as experiências humanas. Neste diapasão, atrela-se à pesquisa bibliográfica e a documental. Para tanto, como instrumento, recorreu-se a entrevistas, a fim de reconstituir e narrar como se dá o ensino e a aprendizagem de Matemática de um aluno que possui Discalculia e o que demanda tal diagnóstico daqueles que estão ao seu redor. Em vista disso, os resultados apresentados ganham lugar em dois eixos: a voz dos atores, àqueles que vivenciam a Discalculia – pais, estudantes, professores, psicopedagogos – descreveu-se a (trans)form(ação) de suas práticas, diante da realidade pessoal vivida e, um Produto Educacional – um vídeo – que traz, por meio da Literatura de Cordel, a existência de discalcúlicos nas escolas, destacando a importância desse diagnóstico, de seus familiares e dos membros da escola. O primeiro, é desenvolvido a partir de uma discussão entrelaçada à intertextualidade. O segundo, por sua vez, passou por um processo de análise junto a professores de Matemática, pedagogos e licenciandos do curso de Matemática, com o intuito de averiguar, ao passo final, a relevância da produção supracitada. Diante das discussões e reflexões suscitadas ao longo deste estudo, concluímos que, com a narrativa, conseguimos perceber contribuições para o entendimento sobre os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de alunos no contexto escolar, pois com base nas falas dos entrevistados, refletimos à importância de acompanhar o aluno desde as primeiras atividades escolares, com o intuito de que essas possam levar a um diagnóstico preciso com profissionais que atuam neste cenário. Além disso, a escola se permitirá ser como mola propulsora, juntamente com a família, para que haja as intervenções pedagógicas na construção de conhecimento do discalcúlico. Ademais, a inclusão ganha centralidade. Esta, por sua vez, é um eixo preponderante capaz de tornar o estudante discalcúlico imerso nos espaços escolares e sociais.
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Dyscalculia is a specific impairment in arithmetic learning that occurs in individuals without necessarily neurological, psychiatric, sensory and emotional disorders. In line with this, one can see in the space-time of/in the school routine numerous difficulties of students related to the ability to solve mathematical problems and certain skills with calculations – do these difficulties intersect with Dyscalculia? It is understood that at the center of a historiographical investigation with narratives, reflections about dyscalculic students are necessary, giving visibility to the eyes of the educational system, especially to the Mathematics teacher, who may have assertive actions for these students in the classroom context. Based on this premise, the general objective of this investigation was defined, which consists of elaborating a historical narrative of the processes of identification, diagnosis, intervention and inclusion of a dyscalculus student in a school in the city of Assú/RN. For that, we rely on a qualitative research, highlighting interpretations, values and human experiences. In this vein, it is linked to bibliographical and documental research. For that, as an instrument, interviews were used in order to reconstitute and narrate how the teaching and learning of Mathematics of a student who has Dyscalculia takes place and what this diagnosis demands from those around him. In view of this, the results presented take place in two axes: the voice of the actors, those who experience Dyscalculia - parents, students, teachers, psychopedagogues - the (trans)form(action) of their practices was described, in view of the reality experienced and, an Educational Product – a video – that brings, through Cordel Literature, the existence of dyscalculus in schools, highlighting the importance of this diagnosis, of their families and members of the school. The first is developed from a discussion intertwined with intertextuality. The second, in turn, underwent an analysis process with Mathematics teachers, pedagogues and Mathematics undergraduate students, with the aim of ascertaining, in the final step, the relevance of the aforementioned production. In view of the discussions and reflections raised throughout this study, we concluded that, with the narrative, we were able to perceive contributions to the understanding of the processes of identification, diagnosis, intervention and inclusion of students in the school context, because based on the statements of the interviewees, we reflected to the importance of accompanying the student from the first school activities, with the intention that these can lead to an accurate diagnosis with professionals who work in this scenario. In addition, the school will allow itself to be a driving force, together with the family, so that there are pedagogical interventions in the construction of knowledge of dyscalculus. In addition, inclusion gains centrality. This, in turn, is a preponderant axis capable of making the dyscalculus student immersed in school and social spaces.
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LARISSA BENTO DE SOUZA
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MATEMÁTICA RECREATIVA EM AULAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : FERNANDO GUEDES CURY
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO GUEDES CURY
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GISELLE COSTA DE SOUSA
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SINVAL DE OLIVEIRA
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Data: 29/08/2023
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Esta pesquisa faz um estudo sobre aspectos relacionados a motivação no contexto escolar. Considerando-a relevante para o bom desenvolvimento dos estudantes apresenta a Matemática Recreativa (MR) como uma alternativa metodológica nas aulas de matemática. A questão norteadora da pesquisa é: como a utilização de um caderno de atividades voltado à MR, trabalhado de forma sistemática e regular em uma turma do ensino fundamental anos finais, pode influenciar na atitude dos alunos em relação às aulas de matemática? Como objetivo geral da pesquisa nós visamos avaliar a percepção de estudantes do ensino fundamental anos finais sobre as aulas de matemática quando a MR passa a ser regularmente utilizada. Para atingir o objetivo geral estabelecemos os seguintes objetivos específicos: investigar o comportamento dos estudantes durante as aulas de matemática antes e depois da introdução da MR através do caderno de atividades (Produto Educacional); examinar questionários relativos à percepção dos estudantes sobre a aula de matemática antes da inserção da MR; estudar as potencialidades da MR para sala de aula de matemática; elaborar um caderno de atividades de MR para ser aplicado em uma turma do 7º ano do ensino fundamental (Produto Educacional). Para esse estudo de caráter qualitativo, os dados foram coletados através de notas de campo, gravações de áudio, questionários e folhas das tarefas dos alunos. Realizamos, portanto, observações em sala de aula para analisar o comportamento dos estudantes durante as aulas de matemática antes, durante e após a aplicação do caderno de atividades elaborado, bem como aplicamos questionários de percepção para compreender a visão dos estudantes sobre as aulas de matemática e, também, inserimos na rotina escolar o uso de caderno de atividades durante um período de dez semanas do ano letivo regular. Para analisar os dados coletados fizemos uma leitura atenta das transcrições e das anotações do caderno de campo, identificando: características positivas das aulas de matemática, características negativas das aulas de matemática, características positivas da inserção da MR, características negativas da inserção da MR. Como resultados apontamos que a inserção da MR em sala de aula proporcionou modificações nas atitudes e percepções de alguns estudantes e um aumento expressivo no número dos que participavam ativamente nas aulas e envolviam-se nas tarefas propostas foi percebido. Concluímos que a inserção da MR sistemática em sala de aula tem potencial para despertar o interesse/motivação dos estudantes pela matemática e pode contribuir para auxiliar a prática docente.
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This research studies aspects related to motivation in the school context. Considering it relevant for the good development of students, it presents Recreational Mathematics (RM) as a methodological alternative in Mathematics classes. The research's guiding question is: how can the use of an activity book aimed at RM, worked systematically and regularly in a primary school class in the final years, influence the students' attitude towards mathematics classes? As a general objective of the research, we aimed to evaluate the perception of elementary school students in their final years about mathematics classes when RM is regularly used. To achieve the general objective, we established the following specific objectives: to investigate the behavior of students during math classes before and after the introduction of RM through the activity notebook (Educational Product); examine questionnaires related to students' perception of the mathematics class before the insertion of RM; study the potential of RM for the mathematics classroom; develop an RM activities notebook to be applied in a 7th grade elementary school class (Educational Product). For this qualitative study, data were collected through field notes, audio recordings, questionnaires and student assignment sheets. Therefore, we carried out observations in the classroom to analyze the behavior of students during math classes before, during and after the application of the prepared activity book, as well as applying perception questionnaires to understand the students' view of math classes. and, also, we inserted in the school routine the use of an activity book during a period of ten weeks of the regular school year. In order to analyze the collected data, we carefully read the transcriptions and field notebook notes, identifying: positive characteristics of mathematics classes, negative characteristics of mathematics classes, positive characteristics of RM insertion, negative characteristics of RM insertion. As a result, we point out that the insertion of RM in the classroom provided changes in the attitudes and perceptions of some students and a significant increase in the number of those who actively participated in classes and involved themselves in the proposed tasks was noticed. We conclude that the insertion of systematic RM in the classroom has the potential to awaken students' interest/motivation in mathematics and can contribute to help teaching practice.
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LARISSA CRISTINA ALVES
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS
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Orientador : FERNANDO GUEDES CURY
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO GUEDES CURY
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GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
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DENIVAL BIOTTO FILHO
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Data: 11/09/2023
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A Educação Matemática Crítica e a Educação Financeira vêm se destacando como temas frequentes nas pesquisas em Educação Matemática, ambas propõem reflexões sobre os conteúdos de matemática do Ensino Básico e suas formas de apresentação em sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa surgiu a partir de uma inquietação com os temas presentes no Ensino de Matemática e com a percepção de uma dicotomia entre a matemática ensinada em sala de aula e aquela utilizada no cotidiano. Diante disso, foi possível perceber que a Educação Financeira ganha papel de destaque por promover um letramento financeiro por meio de uma conscientização em relação às finanças. Neste trabalho, discutiremos como o ensino envolvendo Educação Financeira pode se beneficiar das ideias da Educação Matemática Crítica e apresentaremos um relato de uma intervenção em sala de aula sobre Educação Financeira, inspirada nos cenários para investigação propostos por Skovsmose (2000), com uma sequência de três atividades sobre métodos de compra. Dessa maneira, buscamos responder à seguinte questão foco: Quais reflexões são produzidas por alunos do Ensino Médio, ao longo da aplicação de uma sequência de atividades, que propiciam cenários para investigação envolvendo Educação Financeira? Os alunos participantes da pesquisa tiveram seus backgrounds e foregrounds investigados por meio de diálogos e atividades desenvolvidas durante todas as aulas da disciplina eletiva sobre Educação Financeira, em uma escola de ensino médio pública, que foi cenário para esta pesquisa.
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Critical Mathematics Education and Financial Education have been highlighted as frequent themes in research in Mathematics Education, both propose reflections on the contents of Mathematics in Basic Education and their forms of presentation in the classroom. Thus, this research emerged from a concern with the themes present in the Teaching of Mathematics and with the perception of a dichotomy between the mathematics taught in the classroom and that used in everyday life. In view of this, it was possible to perceive that Financial Education gains a prominent role by promoting financial literacy through an awareness of finance. In this work, we will discuss how teaching involving Financial Education can benefit from the ideas of Critical Mathematics Education and we will present an account of an intervention in the classroom on Financial Education, inspired by the investigation scenarios proposed by Skovsmose (2000), with a sequence of three activities on purchasing methods. In this way, we seek to answer the following focus question: What reflections are produced by high school students, throughout the application of a sequence of activities, which provide scenarios for investigation involving Financial Education? The students participating in the research had their backgrounds and foregrounds investigated through dialogues and activities developed during all classes of the elective discipline on Financial Education, in a public high school, which was the setting for this research.
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DIONE LOPES FERREIRA
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HIGIENE DO SONO E ATENÇÃO PLENA (MINDFULNESS) COMO OBJETOS DE CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA
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IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
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MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
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Data: 15/09/2023
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O ensino sobre hábitos saudáveis de vida na escola é primordial para a promoção da saúde individual e coletiva, e para a melhoria das relações de ensino-aprendizagem. Na pandemia da Covid-19 e suas variantes, observou-se, através das mídias e de relatos na comunidade escolar, um aumento dos casos de distúrbios de sono em adultos e crianças, assim como problemas de ansiedade, falta de atenção e diminuição do estímulo para os estudos. Pesquisas sobre o sono demonstram o quanto este comportamento é importante para a saúde e que a sua privação pode trazer prejuízos no desempenho físico, cognitivo e emocional dos indivíduos. A Higiene do Sono (HS), desenvolvida pela Medicina do Sono, surge como um manual com medidas comportamentais que podem ajudar as pessoas de todas as idades a terem uma melhor qualidade do sono. Uma destas medidas é a prática da Atenção Plena (AP), que além de auxiliar no sono, ajuda também nas questões relacionadas à concentração, ansiedade, estresse mental e emocional. A HS e a AP ainda não são amplamente divulgadas no âmbito educacional, no entanto, a Base Nacional Comum Curricular reconhece a importância de promover saúde no contexto do ensino de ciências. Esta pesquisa, portanto, investiga possibilidades pedagógicas no ensino de ciências naturais sobre HS e AP para os anos iniciais e apresenta um guia educativo (produto educacional) contendo uma sequência didática com informações para professores e sugestões de atividades que orientam o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os temas, além de verificar os conhecimentos que estes podem adquirir com a aplicação do guia. A aplicação da sequência didática ocorreu em uma turma de terceiro ano de uma escola pública municipal e contou com a participação de 27 estudantes, na faixa etária entre oito a dez anos. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, permitindo nossas interpretações após a categorização das ideias. Verificou-se que o público-alvo apresentou conhecimentos prévios sobre os temas, sendo alguns equivocados, e adquiriu novas informações, de acordo com os relatos e atividades direcionadas. Reafirmamos a importância de incentivar saúde no âmbito escolar, buscando um ensino de caráter preventivo, e que mais pesquisas sobre estes temas sejam exploradas na Educação Básica.
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Teaching about healthy life habits at school is essential for promoting individual and collective health, and for improving teaching-learning relationships. In the Covid-19 pandemic and its variants, it was observed, through the media and reports in the school community, an increase in cases of sleep disorders in adults and children, as well as anxiety problems, lack of attention and decreased stimulation. for studies with remote classes, also resulting in face-to-face return. Sleep Hygiene (HS), developed by Medicina do Sono, appears as a manual with behavioral measures that can help people of all ages to have a better quality of sleep. One of these measures is the practice of Mindfulness (PA), which in addition to helping with sleep, also helps with issues related to concentration, anxiety, mental and emotional stress. This research aims to study HS and AP as important knowledge to be addressed in the teaching of natural sciences, and to present an educational guide (educational product), containing a didactic sequence for the 3rd year of elementary school, with information for teachers and suggestions of activities that guide the survey of students' prior knowledge on the topics and verify the knowledge they can acquire after applying the guide. HS and AP are still not widely disseminated in the educational field, however, the National Common Curricular Base recognizes the importance of promoting health in the context of science teaching. In addition to this, it is assumed that children in this age group are curious and interested in learning the natural sciences and that by guiding them from an early age to take care of their health in relation to the proposed topics, they can avoid problems related to sleep deprivation, anxiety, lack of concentration and consequently improve emotional and cognitive issues.
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ILLANY ROSSELLINI BEZERRA DA SILVA
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COMO FUNCIONAM OS ÓCULOS? - OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP) COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
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THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
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GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES
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Data: 21/09/2023
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Os óculos são ferramentas de extrema importância para quem os utiliza. As lentes, presentes nos óculos, são estruturas que compõem também as câmeras fotográficas digitais, smartphones e, de certa forma, também os nossos olhos. O estudo da visão humana e das lentes corretivas foi adotado recentemente como objeto de conhecimento para o 6º ano do ensino fundamental pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC, objeto de conhecimento este que antes era trabalhado apenas no ensino médio. Apesar de estarem bastante presentes em nossa realidade, a compreensão a respeito do funcionamento das lentes, dos problemas de visão que as fazem necessárias e até mesmo da estrutura do olho humano, ainda é desafiadora, principalmente com crianças e pré-adolescentes que estão desenvolvendo a capacidade de abstração. Como forma de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de óptica no 6º ano do ensino fundamental, aproximando temas do cotidiano dos estudantes ao que é trabalhado em sala de aula, foi um produto educacional baseado nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP): Problematização Inicial; Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, aliado à práticas que buscam estimular a empatia, a criatividade e o desenvolvimento de um modelo de olho em 3D. A partir da primeira aplicação e análise dos resultados deste produto, algumas modificações foram feitas e um novo produto educacional foi criado levando em consideração, além dos aspectos anteriormente citados, fatores como limitação de recursos e de estrutura. Tal abordagem dialógico-problematizadora, demonstrou-se bastante interessante para trabalhar, de forma mais atrativa e concreta, os conceitos e abstrações necessários à compreensão da captação das imagens pelo olho humano, o que causa os problemas de visão e a forma como as lentes os corrigem, estimulando habilidades criativas e socioemocionais dos estudantes. A partir dela foi possível perceber uma real melhora na percepção dos alunos com relação ao funcionamento das lentes e como elas corrigem cada um dos problemas de visão estudados, problemas estes que eram, outrora, até desconhecidos dos discentes. Além disso, percebeu-se também melhora significativa na compreensão das estruturas oculares e suas respectivas funções na captação da luz. Por fim, além de apresentar estratégias para trabalhar o ensino de Óptica, esta pesquisa abre caminhos para a discussão de como objetos de conhecimento com maior grau de complexidade são recebidos por alunos e professores do 6º ano.
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Glasses are tools of utmost importance for those who use them. The lenses, present in glasses, are structures that also compose digital cameras, smartphones, and, to a certain extent, our own eyes. The study of human vision and corrective lenses has recently been adopted as a subject of knowledge for the 6th grade of elementary school by the National Common Curricular Base - BNCC, a subject that was previously only taught in high school. Despite being very present in our reality, the understanding of how lenses work, the vision problems that require them, and even the structure of the human eye are still challenging, especially for children and pre-adolescents who are developing their capacity for abstraction. As a way to contribute to the teaching and learning process of optics in the 6th grade of elementary school, bridging everyday topics for students with what is taught in the classroom, an educational product based on the 3 Pedagogical Moments (3PM) was developed: Initial Problematization, Knowledge Organization, and Application of Knowledge. This product is combined with practices that aim to stimulate empathy, creativity, and the development of a 3D eye model. From the first application and analysis of the results of this product, some modifications were made, and a new educational product was created, taking into consideration factors such as limited resources and structure. This dialogic-problematizing approach has proven to be very interesting for working with the concepts and abstractions necessary to understand how the human eye captures images, what causes vision problems, and how lenses correct them. It stimulates creative and socio-emotional skills of students in a more engaging and concrete way. Through this approach, it was possible to observe a real improvement in students' perception of how lenses work and how they correct each of the vision problems studied, problems that were previously unknown to the students. Additionally, a significant improvement was also noticed in the understanding of ocular structures and their respective functions in light capture. Finally, in addition to presenting strategies for teaching Optics, this research opens pathways for discussing how objects of knowledge with a higher degree of complexity are received by 6th-grade students and teachers.
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PÉROLA DIANA GOMES FELIPE
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Matemática de al-Biruni a partir do documento Canon Casudicus: uma produção de Histórias em Quadrinhos
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Orientador : GISELLE COSTA DE SOUSA
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MEMBROS DA BANCA :
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GISELLE COSTA DE SOUSA
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MARIA MARONI LOPES
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SEVERINO CARLOS GOMES
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Data: 25/09/2023
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A presente dissertação de mestrado culmina na produção de um Produto Educacional (PE) fundamentado em pesquisas que tratam da Aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD) via Histórias em Quadrinhos (HQ), cujo intuito é responder a seguinte questão foco: Que elementos desenvolvidos no cálculo do comprimento da Terra por al-Biruni podem ser usados em uma proposta de Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais via Histórias em Quadrinhos? Para auxiliar na questão foco, o objetivo geral é realizar um estudo histórico-matemático sobre como foi descrito o cálculo da medida da circunferência da Terra calculada por al-Biruni por meio dos seus escritos no documento Canon Masudicus, de maneira a desenvolver um Produto Educacional pautado na Aliança firmada entre História da Matemática com as Tecnologias Digitais. A pesquisa está respaldada em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental. O Produto Educacional consiste uma proposta didática com uma HQ digital, hospedada em um site, que aborda a produção de conhecimento supracitado e será disponibilizada em especial para professores levarem para sala de aula.
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This master's thesis culminates in the production of an Educational Product (EP) based on research that deals with the Alliance between the History of Mathematics (HM) and Digital Technologies (DT) via Comic Books (HQ), the aim of which is to answer the following question focus: What elements developed in the calculation of the length of the Earth by al-Biruni can be used in a proposal for an Alliance between the History of Mathematics and Digital Technologies via Comics? To assist with the focus question, the general objective is to carry out a historical-mathematical study on how the calculation of the measurement of the Earth's circumference calculated by al-Biruni was described through his writings in the Canon Masudicus document, in order to develop an Educational Product based on the Alliance established between the History of Mathematics and Digital Technologies. The research is supported by qualitative bibliographic and documentary research. The Educational Product consists of part of a didactic proposal with a digital comic that addresses the production of knowledge mentioned above and will be made available especially for teachers to take to the classroom.
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CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES
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O TEMA CICLO SONO-VIGÍLIA PARA APRENDIZAGEM DO SISTEMA NERVOSO NO ENSINO MÉDIO.
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Orientador : IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
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IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
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ANA KARINA DE LIMA NASCIMENTO
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Data: 27/09/2023
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Os ritmos biológicos são manifestações rítmicas que os seres vivos exercem. Essas manifestações podem ser classificadas em ritmos circadianos, infradianos e ultradianos, a partir de parâmetros temporais obtidos em observações das características temporais e por método estatístico interferencial com o objetivo de analisar os ritmos no nível molecular, celular, tecidos, órgãos, indivíduo e populações. Os sistemas de temporização internos (endógenos), que são regulados pelo ambiente são mecanismos que oscilam de modo regular, os quais alteram os sistemas biológicos, configurando-se como um ritmo biológico. Os ritmos que desempenham ciclos temporais com uma duração de cerca de 24 horas são chamados circadianos, um exemplo de ritmo circadiano é o Ciclo Sono-Vigília. Apesar dos ritmos biológicos serem objetos de estudo da cronobiologia, essa ciência não está tão explícita nos conteúdos do ensino médio. Desse modo, a abordagem de conteúdos de fisiologia humana como o sistema nervoso contextualizado com o ciclo sono-vigília, junto às dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas sobre o sistema nervoso, apresenta-se como uma possibilidade de proposta de ensino, cujo objetivo é analisar as contribuições da aplicação de uma sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o tema ciclo sono-vigília e ritmos biológicos e suas relações com os conteúdos do sistema nervoso. As atividades da pesquisa foram aplicadas em uma turma de 3ª série do ensino médio durante as aulas de biologia. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com procedimentos à luz da observação participante e utilizou a análise de conteúdo e o teste T como instrumentos de análise de dados obtidos por questionários. Os resultados obtidos evidenciaram que a sequência didática desenvolvida se mostrou como um recurso didático eficaz que contribuiu na aprendizagem dos alunos sobre a integração dos conteúdos ciclo sono-vigília e sistema nervoso. O desenvolvimento e aplicação das atividades constituintes da sequência didática possibilitaram a elaboração do produto educacional - Trabalhando o sistema nervoso no ensino médio, por meio do ciclo sono-vigília.
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Biological rhythms are rhythmic manifestations that living beings exert. These manifestations can be classified into circadian, infradian and ultradian rhythms, based on temporal parameters obtained from observations of temporal characteristics and by the interferential statistical method with the aim of analyzing rhythms at the molecular, cellular, tissue, organ, individual and population levels. The internal (endogenous) timing systems, which are regulated by the environment, are mechanisms that oscillate regularly, which alter the biological systems, configuring themselves as a biological rhythm. Rhythms that perform time cycles lasting about 24 hours are called circadian rhythms, an example of a circadian rhythm is the Sleep-Wake Cycle. Although biological rhythms are objects of study in chronobiology, this science is not so explicit in high school content. Thus, the approach to human physiology content such as the nervous system contextualized with the sleep-wake cycle, along with the difficulties presented by students during classes on the nervous system, presents itself as a possibility of teaching proposal, whose objective is to to analyze the contributions of the application of a didactic sequence in the teaching and learning process of high school students on the theme sleep-wake cycle and biological rhythms and their relations with the contents of the nervous system. The research activities were applied in a 3rd grade high school class during biology classes. This research is characterized as a qualitative research, with procedures based on participant observation and used content analysis and the T test as instruments for analyzing data obtained through questionnaires. The results showed that the didactic sequence developed proved to be an effective teaching resource that contributed to students' learning about the integration of sleep-wake cycle and nervous system contents. The development and application of the constituent activities of the didactic sequence enabled the development of the educational product - Working the nervous system in high school, through the sleep-wake cycle.
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VALDIR AVELINO DE PAIVA
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INDICADOR DE SAÚDE PÚBLICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO CICLO SONO-VÍGILIA PARA ENSINO FUNDAMENTAL II
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Orientador : Fernanda Marur Mazze
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MEMBROS DA BANCA :
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Fernanda Marur Mazze
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GRAZIELLE TAVARES MALCHER
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SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS
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Data: 28/09/2023
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A partir do século XXI, especialmente com a popularização dos smartphones, os professores se depararam com mais um desafio a ser contornado em sala de aula: estudantes sonolentos, que pode acarretar a diminuição da concentração, o aumento da irritabilidade, a irregularidade hormonal e dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. Diante desta realidade, e compreendendo a importância do ciclo sono-vigília para a manutenção da saúde e para a qualidade de vida, o presente trabalho traz como proposta a análise da higiene do sono de estudantes, através de uma sequência didática abordando o ritmo biológico, em específico o ciclo sono-vigília. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como sujeitos estudantes do 7o ano de uma escola municipal de Nova Cruz-RN, tendo em vista que o desenvolvimento da habilidade sobre o indicador de saúde pública está presente neste ano escolar. Os resultados obtidos através de questionários e diário de sono foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A sequencia didática desenvolvida com base nos três momentos pedagógicos, validada e aplicada deu origem ao nosso Produto Educacional, a ser utilizado enquanto material de apoio ao professor da Educação Básica. Os resultados mostram que, em geral, os estudantes fazem utilização excessiva de telas de luz azul no período noturno e, consequentemente, acabam dormindo mais tarde embora necessitem acordar cedo para irem à escola. Ainda, foi identificado que embora grande parte dos estudantes conheçam pelo menos alguns hábitos saudáveis para um boa noite de sono, parecem não os aplicar na sua rotina diária e não entenderem a importância do sono para a manutenção da qualidade de vida. Ao longo das aulas, e a partir das atividades propostas como aulas expositivo-dialogadas com posterior debate, apresentação e discussão de vídeos, elaboração e apresentação de seminário para a comunidade escolar, dentre outras atividades práticas, pudemos observar grande motivação e participação dos estudantes. Desse modo, embora compreendamos que mudanças de hábitos requerem tempo e persistência, podemos inferir que nossos objetivos de analisar a higiene do sono dos estudantes, contraponto questões que pudessem leva-los a reflexões, parecem ter sido alcançados em alguma medida. Ainda, destacamos a necessidade de inserir essa temática durante a organização do planejamento dos professores, visto que na maioria das vezes ela não é abordada nos livros didáticos.
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From the 21st century onwards, especially with the popularization of smartphones, teachers were faced with yet another challenge to be overcome in the classroom: sleepy students, which can lead to decreased concentration, increased irritability, hormonal irregularity and difficulty in the teaching-learning process. Faced with this reality, and understanding the importance of the sleep-wake cycle for maintaining health and quality of life, the present work proposes the analysis of students' sleep hygiene, through a didactic sequence addressing the biological rhythm, specifically the sleep-wake cycle. This research, of a qualitative nature, had 7th grade students from a municipal school in Nova Cruz-RN as subjects, bearing in mind that the development of skills on the public health indicator is present in this school year. The results obtained through questionnaires and sleep diary were analyzed using Bardin's Content Analysis. The didactic sequence developed based on the three pedagogical moments, validated and applied, gave rise to our Educational Product, to be used as support material for the Basic Education teacher. The results show that, in general, students make excessive use of blue light screens at night and, consequently, end up sleeping later, even though they need to wake up early to go to school. Furthermore, it was identified that although most students know at least some healthy habits for a good night's sleep, they do not seem to apply them in their daily routine and do not understand the importance of sleep for maintaining quality of life. Throughout the classes, and based on the activities proposed, such as expositive- dialogued classes with subsequent debate, presentation and discussion of videos, preparation and presentation of a seminar for the school community, among other practical activities, we were able to observe great motivation and participation of the students. Thus, although we understand that changes in habits require time and persistence, we can infer that our objectives of analyzing students' sleep hygiene, counterpointing questions that could lead them to reflections, seem to have been achieved to some extent. We also highlight the need to include this theme during the organization of teachers' planning, since most of the time it is not addressed in textbooks.
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DJAILSON FERREIRA DE LIMA
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MEDIDAS DE VOLUME E CAPACIDADE: UM ESTUDO SOBRE A CAPTAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DA ÁGUA NA REGIÃO DE MACAU
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Orientador : BERNADETE BARBOSA MOREY
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MEMBROS DA BANCA :
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BERNADETE BARBOSA MOREY
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LIGIA ARANTES SAD
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MARIA MARONI LOPES
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SEVERINO CARLOS GOMES
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Data: 30/10/2023
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O intuito desta pesquisa é investigar, a partir da Teoria da Objetivação, com tarefas que tem como temática a captação, distribuição e uso da água na região de Macau/RN e tópico de geometria espacial para o cálculo de volumes podem, numa intervenção com alunos do 3º ano do ensino médio, gerar processos de tomada de consciência. Como teoria educativa adotamos a teoria da objetivação, de autoria do pesquisador e educador Luiz Radford. A região a qual foi realizado o estudo está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Embasamos nossa pesquisa na exploração de fontes documentais escritas (jornais, livros sobre a história da cidade e região), fontes iconográficas (fotos e imagens) e orais (testemunhos de agentes envolvidos diretamente no processo de captação e distribuição da água que nessa pesquisa preferiram que não fossem identificados). O produto educacional resultante do estudo consiste em um livro paradidático que tem como título ―Memórias do menino do Semiárido‖ que descreve como se desenrolava o dia a dia de um morador da região às voltas com a falta de água. A narrativa é levada a desenvolver leituras sobre a região, bem como realizar atividades cuja temática gira em torno da captação, distribuição, armazenamento e uso da Água. Neste sentido, pretendeu-se ajudar na reflexão sobre a importância da gestão dos recursos hídricos. A teoria da objetivação (TO) participa em várias instâncias do projeto: na preparação das tarefas, na didática de sala de aula, na fase de coleta dos dados e no processo de tratamento dos dados. As tarefas do Livro paradidático envolvem Geometria Espacial, relacionada à situação vivenciada pelos alunos da região abordada, abrangendo o cálculo de medidas de volumes e capacidade, visando integrar a teoria à prática, além de se ater a atividades que enfoquem o uso racional da água através de situações problemas que envolvam variáveis como: números de integrantes, consumo per capita, precipitação pluviométrica da região. Nosso produto foi aplicado numa turma de 3º ano de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Macau-RN. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem proporcionou uma gradual tomada de consciência, tendo como suporte as realizações das tarefas desenvolvidas como parte da atividade no labor conjunto realizadas no ambiente de uma sala de aula, que terá como ganho uma tomada de conscientização e sensibilização dos estudantes quanto ao uso e descarte da água.
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RESUMEN
El propósito de esta investigación es investigar, desde la Teoría de la Objetificación, cómo tareas que tienen como tema la recolección, distribución y uso del agua en la región de Macao RN y el tema de la geometría espacial para el cálculo de volúmenes pueden, en una intervención con estudiantes del 3er año de secundaria, generar procesos de sensibilización. Como teoría educativa, adoptamos la teoría de la Objetificación, del investigador y educador Luiz Radford. La región donde se realizó el estudio está ubicada en una zona donde las precipitaciones ocurren pocas veces durante el año. Basamos nuestra investigación en la exploración de fuentes documentales escritas (periódicos, libros de historia de la ciudad y región), fuentes iconográficas (fotos e imágenes) y fuentes orales (testimonios de agentes directamente involucrados en el proceso de captación y distribución del agua que, en esta investigación prefirieron que no fueran identificados). El producto educativo resultante del estudio consiste en un libro didáctico titulado ―Memorias del niño semiárido‖ que describe cómo el día a día de un habitante de la región enfrentaba la falta de agua. La narrativa se toma para desarrollar lecturas sobre la región, así como para realizar actividades cuya temática gira en torno a la captación, distribución, almacenamiento y uso del agua. En este sentido, se pretendía ayudar en la reflexión sobre la importancia de la gestión de los recursos hídricos. La teoría de la objetivación (TO) participa en varias instancias del proyecto: en la elaboración de tareas, en la docencia en el aula, en la fase de recolección de datos y en el proceso de tratamiento de datos. Las tareas del Libro paradidáctico involucran Geometría Espacial, relacionada con la situación vivida por los estudiantes de la región abordada, incluyendo el cálculo de medidas de volumen y capacidad, con el objetivo de integrar la teoría a la práctica, además de ceñirse a actividades que se centren en el uso racional. del agua a través de situaciones problemáticas que involucran variables como: número de socios, consumo per cápita, precipitaciones en la región. Nuestro producto fue aplicado a una clase del 3er año de secundaria de una escuela pública de la ciudad de Macau-RN. Observamos que el proceso de enseñanza-aprendizaje proporcionó una concientización paulatina, apoyada en la realización de las tareas desarrolladas como parte de la actividad en el trabajo conjunto realizado en el ambiente de un aula, lo que tendrá como beneficio una concientización y sensibilización de los estudiantes sobre el uso y eliminación del agua.
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ERIBERTO GOMES DE SOUZA
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Radiação ultravioleta e medidas de fotoproteção: propósitos e possibilidades para uma educação CTS
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Orientador : WILSON ELMER NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE
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JOSIVANIA MARISA DANTAS
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WILSON ELMER NASCIMENTO
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Data: 07/12/2023
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Por diversas razões o Sol é de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, no entanto, o excesso de exposição à radiação emitida por ele pode provocar problemas à saúde humana. É evidente a necessidade de um cuidado maior com a pele e os olhos por meio de equipamentos de fotoproteção, mas, é muito comum notarmos que tais cuidados não são tomados de maneira adequada. Um maior entendimento sobre os benefícios e os malefícios da radiação solar à nossa saúde e os fatores que dificultam a utilização dos produtos de proteção, se tornam problemáticas importantes de serem estudadas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou investigar a contribuição de uma sequência didática que tematiza os principais efeitos gerados pela radiação ultravioleta à saúde humana e as medidas de fotoproteção para uma educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Entendendo a perspectiva CTS como privilegiada para a abordagem da temática, propomos uma sequência didática, organizada a partir dos 3 Momentos Pedagógicos, sobre os efeitos da radiação ultravioleta na vida humana e a importância das medidas de fotoproteção. Para a construção dos dados de pesquisa de caráter qualitativo, os procedimentos e instrumentos utilizados foram: observação com elaboração de diário de campo por parte do pesquisador; aplicação de um questionário no início do desenvolvimento da sequência de ensino, e; as produções dos alunos realizadas durante as atividades propostas, tais como, diário de aula, pesquisas realizadas pelos estudantes e produções textuais. Os dados foram analisados a partir dos propósitos e parâmetros da Educação CTS (STRIEDER; KAWAMURA, 2017). Nossos resultados indicaram que o desenvolvimento da sequência didática proporcionou a oportunidade para o desenvolvimento dos propósitos educacionais relacionados ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. Concluímos que a proposta didática conseguiu contribuir para a construção de um pensamento crítico, de um posicionamento diante à sociedade, de uma atuação na solução de problemas e na tomada de decisões embasadas no conhecimento científico.
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For several reasons, the Sun is extremely important for maintaining life on Earth, however, excess exposure to the radiation emitted by it can cause problems for human health. The need for greater skin and eye care through photoprotection equipment is evident, but it is very common to notice that such care is not taken appropriately. A greater understanding of the benefits and harms of solar radiation to our health and the factors that hinder the use of protective products become important issues to be studied. From this perspective, this research sought to investigate the contribution of a didactic sequence that discusses the main effects generated by ultraviolet radiation on human health and photoprotection measures for education in Science, Technology and Society (CTS). Understanding the CTS perspective as privileged for approaching the topic, we propose a didactic sequence, organized based on the 3 Pedagogical Moments, on the effects of ultraviolet radiation on human life and the importance of photoprotection measures. To construct qualitative research data, the procedures and instruments used were: observation with the researcher preparing a field diary; application of a questionnaire at the beginning of the development of the teaching sequence, and; student productions carried out during the proposed activities, such as class diary, research carried out by students and textual productions. The data was analyzed based on the purposes and parameters of CTS Education (STRIEDER; KAWAMURA, 2017). Our results indicated that the development of the didactic sequence provided the opportunity for the development of educational purposes related to the development of perceptions, questions and social commitments. We concluded that the didactic proposal managed to contribute to the construction of critical thinking, a position towards society, action in solving problems and making decisions based on scientific knowledge.
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BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM
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A FUNÇÃO QUADRÁTICA A PARTIR DA IDEIA FUNDAMENTAL DE VARIAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
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Orientador : FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
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MEMBROS DA BANCA :
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JHONY ALEXANDER VILLA-OCHOA
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FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
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FERNANDO GUEDES CURY
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Data: 14/12/2023
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O tratamento da álgebra restringido a técnicas operacionais foi um dos motivadores iniciais deste trabalho. Ao lançar o olhar para a abordagem até então vivida no Ensino Médio do conteúdo de funções matemáticas, Função Quadrática, observa-se que este perpassa por uma abordagem em que é prioritariamente utilizado as relações e notações de conjuntos numéricos em detrimento de uma abordagem de seus aspectos variacionais. Pela leitura do documento normativo educacional atual, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observou-se uma preocupação no desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais (equivalência, variação, interdependência, representação ordem, proporcionalidade e aproximação) para converterem-se em objetos de conhecimento na escola na Educação Básica. Temos como questão orientadora de pesquisa: como a ideia fundamental de variação e análises covariacionais podem contribuir na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do ensino médio? A partir dos estudos, obtivemos como resultado dessa pesquisa de Mestrado Profissional, um Produto Educacional (PE) em formato de sequência de atividades a partir da organização didático-pedagógica das Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) de Moura (2016). Consideramos que o nosso objetivo principal foi alcançado através da sequência didática desenvolvida e intitulada como “A Ideia Fundamental de Variação para estudo de Função Quadrática a partir de peças Lego e Cartas Uno”, em que é composta de duas tarefas investigativas que oportunizaram as discussões da aplicação e validação do produto construído, culminando assim nas análises descritivas das contribuições na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do Ensino Médio. Daqui vemos a relevância de nosso trabalho como potencial para reaplicação em sala de aula por docentes que possuem intenção didática de colocar os estudantes como protagonistas de sua aprendizagem e de propiciar o desenvolvimento do raciocínio matemático através de situações práticas que favoreçam a compreensão de relações funcionais matemáticas lineares e quadráticas.
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The treatment of algebra restricted to operational techniques was one of the initial motivators of this work. When looking at the approach used until then in High School for the Quadratic Function (FQ) content, it is observed that this permeates an approach in which the relationships and notations of Numerical Sets are primarily used to the detriment of an approach to their variational aspects and everyday situations. By reading the current educational normative document, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a concern was observed in the development of fundamental mathematical ideas (equivalence, variation, interdependence, representation, order, proportionality, approximation) to become objects of knowledge in elementary school. In relation to the object of study of this qualitative research, there are questions that go against how the object Quadratic Function can be treated from the fundamental idea of variation, in a proposal of didactic sequence along the lines of Teaching Guiding Activities (AOE ). As a result of a Professional Master's research, we have in this work the intentions of research activities to compose an Educational Product (EP) named by: "Didactic Sequence: Rocket Launch" from three tasks to be carried out in the classroom and extra class.
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