|
Dissertações |
|
1
|
-
ALCIONE MARIA DE AZEVEDO ROCHA
-
Ensino de Astronomia no Contexto das Descobertas de Exoplanetas
-
Orientador : CICLAMIO LEITE BARRETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
-
CICLAMIO LEITE BARRETO
-
JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA
-
Data: 30/01/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida objetivando colaborar para o aprimoramento do Ensino de Física e de Astronomia por meio de uma proposta que envolve conceitos de Física Moderna e de Astronomia com ênfase no estudo e descobertas de exoplanetas. Para se alcançar este objetivo, elaboramos um conjunto de sequências de ensino ancoradas nos três momentos pedagógicos: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1992). Tais sequências culminaram no produto educacional exigido pelo Programa, associado à dissertação e destinado aos professores de Física e áreas afins. Os conteúdos contemplados nestas sequências foram cuidadosamente selecionados após localizarmos, inicialmente, os conteúdos de Astronomia no programa do ensino médio, utilizando os eixos estruturadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a versão corrente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fizemos também uma análise das informações contidas no guia do livro didático da disciplina de Física – PNLD 2015 – referente ao tema Exoplanetas, onde verificamos a menção a planetas fora do Sistema Solar em apenas um livro dentre todas as coleções analisadas. As sequências de ensino foram implementadas em sala de aula numa turma de 17 participantes na forma de um curso de extensão para professores de Física em formação inicial (licenciandos do curso de Física no IFRN, campus de Santa Cruz) e teve duração de 16h, no qual avaliamos a eficácia (ou suas deficiências) das sequências de ensino para compor a versão final do Produto Educacional. Em relação aos métodos, a presente pesquisa fez o uso de uma abordagem qualitativa, que incluiu uma pesquisa bibliográfica, levantando documentos representativos da literatura da área, a produção das sequências de ensino e a análise e avaliação da sua aplicação em um ambiente de pesquisa-ação. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados por meio dos critérios de análise do conteúdo de Bardin (1977). Destacamos, da análise dos questionários bem como das atividades desenvolvidas pelos participantes, o alto nível de interesse e motivação pela temática, tendo o curso sido, para a maioria, o primeiro contato com assuntos relacionados à astronomia, em especial exoplanetas
-
Mostrar Abstract
-
The present research of Professional Master was developed aiming to collaborate for the improvement of the Teaching of Physics and Astronomy through a proposal that involves concepts of Modern Physics and Astronomy with emphasis in the study and discoveries of exoplanets. In order to reach this goal, we elaborated a set of teaching sequences anchored in the three pedagogical moments: the initial problematization, the organization of knowledge and the application of knowledge (DELIZOICOV, ANGOTTI, 1992). These sequences culminated in the educational product required by the Program, associated to the dissertation and destined to teachers of Physics and related areas. The contents contemplated in these sequences were carefully selected after initially locating the contents of Astronomy in the high school program, using the structuring axes of the National Curricular Parameters (PCN) and the current version of the Common Curricular National Basis (BNCC). We also did an analysis of the information contained in the guide of the textbook of the discipline of Physics - PNLD 2015 - referring to the theme Exoplanets, where we find the mention of planets outside the Solar System in only one book among all the analyzed collections. The teaching sequences were implemented in a classroom of 17 participants in the form of an extension course for physics teachers in initial formation (graduates of the Physics course at the IFRN, campus of Santa Cruz) and lasted for 16 hours in which we evaluate the effectiveness (or their deficiencies) of the teaching sequences to compose the final version of the Educational Product. Regarding the methods, the present research made use of a qualitative approach, which included a bibliographical research, raising documents representative of the literature of the area, the production of teaching sequences and the analysis and evaluation of its application in an action-research process. All data were organized, coded, categorized and interpreted using the criteria of content analysis of Bardin (1977). From the analysis of the questionnaires as well as the activities developed by the participants, we highlight the high level of interest and motivation for the subject, and for most of them the first contact with subjects related to astronomy, especially exoplanets.
|
|
2
|
-
ODAIVO DE FREITAS SOARES
-
Atividades Baseadas em História da Educação Matemática para a Formação de Professores
-
Orientador : FERNANDO GUEDES CURY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
FERNANDO GUEDES CURY
-
MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS
-
Data: 30/01/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades pautadas na História da Educação Matemática e aplicadas em uma turma de formação de professores de matemática. Elas foram apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências, e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. A primeira atividade destinava-se a uma análise comparativa de livros didáticos do passado e do presente e sob como eles tratavam bem um conteúdo específico (Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum) e a outra buscou revisitar os procedimentos envolvidos com a “prova dos nove” que já não faz mais parte do currículo escolar. A avaliação dessas atividades foi conduzida pela questão: como atividades didáticas pautadas na História da Educação Matemática podem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores e na sua visão sobre o ensino de matemática? A pesquisa conduzida a partir daí foi de caráter qualitativo e exploratório, com a produção e aplicação de duas sequências didáticas contendo perguntas sobre os conteúdos focados e sobre opinião dos estudantes sobre suas alterações e permanências históricas observadas neles ao longo dos anos. Elas foram aplicadas em duas turmas da disciplina de História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2017. Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio nos dois dias em que houve a aplicação, bem como o recolhimento do material. Os relatos dos alunos consideraram essencial que o futuro professor de matemática compreenda a forma como são instituídos os conteúdos em livros didáticos de matemática, em diferentes períodos. Como produto educacional, propomos um pequeno caderno com as atividades elaboradas, aplicadas e analisadas.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to systematize and evaluate the application of two activities based on the History of Mathematics Education and applied in a class of mathematics teacher training. They were supported on the principle that the educator with historical sense should view the past of the educational process reflected in the present in the form of assumptions, practices, prejudices changes and permanencies, and that teachers should understand the past of mathematics teaching to make the present more intelligible, to question the collective social conscience and to promote and / or cause questions about it. The first activity aimed at a comparative analysis of textbooks of the past and the present and how they dealt well with a specific content (Maximum Common Divisor and Common Multiple Minimum) and the other sought to revisit the procedures involved with the "proof of the nine "Which is no longer part of the school curriculum. The evaluation of these activities was driven by the question: how did didactic activities based on the History of Mathematics Education contribute to the initial or continuing formation of teachers and in their view on teaching mathematics? The research conducted from there was qualitative and exploratory, with the production and application of two didactic sequences containing questions about the contents focused and on students' opinions about their historical changes and permanences observed in them over the years. They were applied in two classes of the History of Mathematics Education course of the degree course in Mathematics of the Federal University of Rio Grande do Norte in the year 2017. For the constitution of the data, the audio recording was performed on the two days that the application occurred , as well as the collection of material. The students' reports considered it essential that the future mathematics teacher understand the way in which the contents are instituted in textbooks of mathematics, in different periods. As an educational product, we propose a small notebook with the activities elaborated, applied and analyzed.
|
|
3
|
-
MARCONDES LUIZ DA SILVA AZEVEDO
-
ATIVIDADE EXPERIMENTAL CONCHA DE ALUMÍNIO: UMA PROPOSTA PARA ABORDAR AS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS DOS ALUNOS EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MARCIA TEIXEIRA BARROSO
-
ALBINO OLIVEIRA NUNES
-
Data: 13/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo sobre a habilidade cognitivo linguística da explicação vem sendo debatido em várias perspectivas, seja filosófica, epistemológica ou didática, e principalmente a forma como é analisada na sala de aula, em especial nesta dissertação, no ensino de ciências e no ensino superior em química. Desse modo, a pesquisa foi baseada no seguinte objetivo analisar as explicações dos estudantes e o nível de coerência dessas explicações com o conhecimento científico, para tanto foi desenvolvido uma atividade experimental intitulada Concha de Alumínio, que foi modelada conforme a estratégia de ensino P.O.E. (predizer, observar e explicar) utilizando conceitos de eletroquímica. Assim a própria estratégia P.O.E. nos levou a produção de uma rubrica baseado principalmente nas perspectivas dos modelos Nomológicos-Dedutivos, Hipotético-Dedutivo e na Inferência da Melhor Explicação, visando classificar o enunciado explicativo gerados pelos alunos em termos da coerência e adequação com o conhecimento científico aceito atualmente. Portanto, foi organizado um minicurso no Instituto de Química da UFRN para aplicação da atividade experimental e a avaliação dos enunciados explicativos pelos alunos, os quais foram avaliados conforme uma rubrica referencial. Com isso, foi possível analisar o rendimento dos alunos em termos de coerência de suas explicações com os conceitos científicos aceitos atualmente.
-
Mostrar Abstract
-
The study on the linguistic cognitive ability of the explanation has been debated in several perspectives, be it philosophical, epistemological or didactic, and especially the way it is analyzed in the classroom, especially in this dissertation, in science teaching and in higher education in chemistry . Thus, the research was based on the following objective to analyze the students' explanations and the level of coherence of these explanations with the scientific knowledge, for which an experimental activity titled Aluminum Shell was developed, which was modeled according to the teaching strategy P.O.E. (predicting, observing and explaining) using concepts of electrochemistry. Thus the strategy P.O.E. led to the production of a rubric based mainly on the perspectives of the Nominal-Deductive, Hypothetical-Deductive and Inference Models of the Best Explanation, aiming to classify the explanatory statement generated by the students in terms of the coherence and adequacy with the scientific knowledge currently accepted. Therefore, a short course was organized at the Institute of Chemistry of UFRN for the application of the experimental activity and the evaluation of the explanatory statements by the students, which were evaluated according to a referential rubric. With this, it was possible to analyze the students' performance in terms of the coherence of their explanations with the scientific concepts currently accepted.
|
|
4
|
-
ANYELLE DA SILVA PEREIRA PEIXOTO
-
A QUÍMICA DOS METAIS: UMA ABORDAGEM CTS PARA DISCUTIR A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS
-
Orientador : JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
-
JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
RUTH DO NASCIMENTO FIRME
-
Data: 17/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Estudos na área da Educação evidenciam a necessidade de uma formação cidadã para a tomada de decisão. Nesse sentido, a participação social tornou-se necessária diante do desenvolvimento científico-tecnológico. Partindo do pressuposto que o Ensino de Química deve possibilitar a assimilação das vivências dos alunos e ampliá-las à problemas coletivos, discutir acerca da problemática dos Resíduos Eletroeletrônicos (REE) mostrou-se relevante, bem como promover a Educação Ambiental no que tange o consumo e descarte dos Equipamentos Eletroeletrônico (EEE). Diante disto, foi elaborada uma Sequência Didática(SD) voltada para o (a)professor (a) como produto educacional, a qual visa contribuir com o estudo da química dos metais na Educação Básica. O lócus da aplicação da sequência foi uma turma da 2º série do Ensino Médio do Colégio Estadual do Atheneu Norte Riograndense. As atividades foram desenvolvidas durante oito encontros e objetivaram relacionar a problemática dos REE aos conceitos químicos em uma abordagem que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade(CTS). Para tanto, realizou-se atividades como leitura de jornais; utilização de uma cartilha informativa; aula sobre as propriedades, aplicações e riscos dos metais presentes nos EEE; palestra sobre a aplicação dos metais em restaurações dentária; como também coletou-se REE na referida escola durante vinte dias. A pesquisa possui natureza qualitativa e utilizou como técnica a observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, registros de atividades e diários de campo. Os resultados sinalizaram que os estudantes pouco conhecem sobre os REE e a problemática referente ao seu descarte.Além disso, não identificaram os Ecopontos de REE distribuídos na cidade de Natal/RN, o que acarreta em acúmulo desses resíduos nas residências. O desconhecimento dos constituintes químicosnos EEE foi percebido durante a intervenção, por isso, o estudo dos metais pode favorecer a compreensão da composição químicas dos EEE e contribuir à sua destinação adequada. A obsolescência tecnológica e a influência da mídia foram percebidas como incentivadoras ao consumo de equipamentos e agravante à geração de resíduos. Sendo assim, os estudantes idealizaram EEE considerando aspectos voltados à sustentabilidade. A atividade de coleta e divulgação de informações sobre os REE foi eleita como preferida pelos estudantes, já que se sentiram os protagonistas do processo. Ao total, coletou-se vinte e cinco quilos de resíduos. Ante ao exposto, é possível considerar a relevância de tais momentos formativos para a concretização dos pressupostos da Educação Ambiental vinculada à Educação CTS.
-
Mostrar Abstract
-
STS, E-waste, Teaching Chemistry, Metals, Environmental Education.
|
|
5
|
-
EDNEY ARAÚJO LIMA
-
OS SABERES ETNOMATEMÁTICOS DOS TECELÕES DE REDES DE DORMIR DE JAGUARUANA – CE E O CONTEXTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇANDO UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
-
Orientador : FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
ROSALBA LOPES DE OLIVEIRA
-
Data: 19/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir do município de Jaguaruana/CE que favoreçam a elaboração de uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica, destacando os relatos orais dos artífices em sintonia com os objetos do conhecimento, habilidades e Unidades Temáticas de Matemática do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na condução metodológica didática dos princípios da Teoria sociocultural de aprendizagem da Objetivação de Radford (2006). Perante os dados coletados na pesquisa de campo realizada com o grupo Cultural dos tecelões de Jaguaruana/CE, edificou-se o Produto Educacional os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem da Matemática com a Teoria da Objetivação, que foi aplicado e validado pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal em uma formação continuada. O deferimento da proposta de ação pedagógica surge mediante o percentual de 93% dos professores que avaliaram o trabalho acima do parâmetro bom, com tendência para a excelência, bem assim, considerando o Produto Educacional aplicado como aprovado. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor que podem ser entrelaçados com a Matemática escolar e a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e valorização dos seus conhecimentos.
-
Mostrar Abstract
-
The present research had as general objective to investigate the contributions of the ethnomathematical knowledge of the weavers of sleep networks of the municipality of Jaguaruana - CE that favor the elaboration of a proposal of pedagogical action for the teaching of Mathematics in Basic Education, highlighting the oral reports of the architects in harmony with the objects of knowledge, abilities and Thematic Units of Mathematics of the Basic Education of the National Curricular Common Base (BNCC). It is a qualitative research, with an ethnographic approach, centered on D'Ambrosio's (2011) ethnomathematical conception and on the didactic methodological conduction of the principles of the sociocultural learning theory of Radford's Objectivation (2006). Given the data collected in the field research carried out with the Cultural group of the weavers of Jaguaruana - CE, the Educational Product was built the ethnomathematical knowledge of the weavers: weaving networks of teaching and learning of Mathematics with the Theory of Objectivation, which was applied and validated by the teachers of Mathematics of Elementary School of the municipal network in a continuous formation. The deferment of the proposal of pedagogical action arises through the percentage of 93% of the teachers who evaluated the work above the good parameter, with a tendency towards excellence, as well, considering the Educational Product applied as approved. Thus, the richness of mathematical knowledge derived from this work can be intertwined with school mathematics and the relevance of the school to respect the elements of the students' Cultural context, since such recognition provides the building of a relationship of reliability and appreciation of their knowledge.
|
|
6
|
-
ANELÂNDIA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA
-
Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
-
Orientador : LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO GUEDES CURY
-
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
-
MARIZA SILVA DE ARAÚJO
-
Data: 19/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo refere-se a uma história sobre formação de professores de Matemática, que se deu a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2009 a 2018, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - campus central, localizada na cidade de Mossoró (RN). O PIBID é centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e é direcionado ao fortalecimento da formação inicial de futuros professores, a fim de inseri-los no contexto da Educação Básica, em meio a uma parceria entre universidade e escolas públicas. Elecamos como questão-foco: de que forma as ações/atividades do PIBID-Matemática/UERN, desde a data de criação, em 2009, até 2018 foram planejadas e executadas? Para responder a este questionamento, temos como objetivo geral construir um registro historiográfico acerca das ações realizadas por aqueles que fizeram parte do PIBID de Matemática da UERN, no período de 2009 a 2018. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque na História Cultural (CHARTIER, 1999). Consideramos importante contar essa história, uma vez que ela nos revela as atividades que foram desenvolvidas no PIBID de Matemática da UERN, neste período de tempo. Para tanto, realizamos entrevistas com pessoas que vivenciaram o PIBID de Matemática da UERN, a saber: 4 (quatro) Coordenadores de área (3 bolsistas e 1 voluntária), um Supervisor de área, 7 (sete) Bolsistas de iniciação à docência (6 bolsistas e 1 voluntário), uma ex-coordenadora pedagógica, que atuou na escola Estadual Centenário de Mossoró; e uma ex-diretora da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Além disso, recorremos a documentos, como por exemplo, Editais do referido Programa, relatórios parciais e semestrais de atividades e, para a análise desses documentos no amparamos em Le Goff (2003), o qual salienta a importância que o documento pode proporcionar na sociedade. No mais, em virtude da nossa pesquisa ser advinda de um Mestrado Profissional, é apresentado um documentário, que construímos para ser o nosso Produto Educacional. Ele é intitulado “O PIBID de Matemática da UERN: encontros de memórias” com finalidade de mostrar um pouco a experiência ocasionada naqueles que vivenciaram o PIBID de Matemática, por meio das ações realizadas no período de 2010 a 2018. Esse documentário foi produzido com os depoimentos dos entrevistados mencionados acima, e desejamos que ele seja um importante auxílio para a formação docente. A análise dos dados obtidos mostrou que o subprojeto de Matemática obteve 4 (quatro) coordenadores de área cadastrados, 5 (cinco) supervisores de área e 83 (oitenta e três) bolsistas de iniciação à docência cadastrados. Houve participação de bolsistas, que não eram cadastrados, nas 3 (três) funções mencionadas. Os pibidianos desenvolveram várias ações, a exemplos: produção de artigos; ministraram aulões preparatórios para as turmas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Prova Brasil; atuaram em escolas que não eram conveniadas pelo PIBID/UERN; realizaram estudos e produção de materiais didáticos pedagógicos voltados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), o que se tornou a marca fundamental dos bolsistas que atuaram neste subprojeto, inclusive colaboraram na implantação de 3 (três) LEM nas escolas convenidadas pelo PIBID/UERN. Realizaram ações extraclasses, como os projetos “Salão de Jogos Matemáticos” e “a volta da Jornada Matemática”. Diante das ações desenvolvidas, resgatou-se a autoestima dos bolsistas de iniciação à docência, a fim de que eles permanecessem no curso de licenciatura em Matemática e, ainda, aproximou os egressos à universidade, o que tornou o curso de licenciatura em Matemática um lugar de destaque na região. Foram muitas as dificuldades, principalmente quanto à estrutura física das escolas conveniadas, para poder colocar em prática determinadas ações, a exemplo, a implantação dos Laboratórios.
-
Mostrar Abstract
-
The present study refers to a history about the formation of mathematics teachers, that occurred from in the Institutional Program Initiation Grant to Teaching Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), in the period from 2009 to 2018, at the State University of Rio Grande do Norte (UERN) (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) - Central Campus, located in the city of Mossoró (RN). PIBID is centered in the Ministry of Education (MEC) (Ministério da Educação), managed by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), and it is concerned with the strengthening of the initial training of future teachers in order to insert them in the context of Basic Education, in a partnership between universities and public schools. We have been focused on the issue: how do the actions/activities of PIBID-mathematics/UERN, since the date of creation, in 2009, until 2018 were planned and executed? In order to answer this question, we have as general objective to construct a historiographical record about the actions performed by those who were part of the UERN Mathematics PIBID, from 2009 to 2018. Our research is a qualitative approach with focus on Cultural history (CHARTIER, 1999). We consider it is important to tell this history, since it reveals the activities that were developed in UERN Mathematics PIBID on this period. For this purpose, we accomplished interviews with people who experienced the UERN Mathematics PIBID, namely: 4 (four) field coordinators (3 scholarship holders and 1 volunteer), a field supervisor, 7 (seven) scholarship holders of initiation to teaching (6 scholarship holders and 1 volunteer), a former pedagogical coordinator, who acted at the State Centenary School of Mossoró (Escola Estadual Centenário de Mossoró); and a former principal at the State School Teacher José de Freitas Nobre (Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre). In addition, we have recourse to documents, such as notices of the aforementioned program, partial and half-yearly reports of activities and, for the analysis of these documents we have based on Le Goff (2003), which points out the importance that the document can provide in society. In the further, because of our research originates from a master's degree, a documentary is presented, which we made to be our educational product. It is titled "The UERN Mathematics PIBID: Encounters of Memories" in order to show a little of the lived experience through the program, by the actions performed in the period from 2010 to 2018. This documentary was produced with the testimonies of the interviewees mentioned above, and we wish it to be an important aid for teacher training. The analysis of the data obtained showed that the subproject of mathematics obtained 4 (four) field coordinators registered, 5 (five) field supervisors and 83 (eighty-three) scholarship holders of initiation to teaching registered. There was a participation of scholarship holders who were not registered in the three (3) mentioned functions. The Pibidians developed several actions, for example: production of articles; they taught preparatory classes for the groups of the Brazilian Mathematical Olympiads of Public Schools (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) (OBMEP), the National High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio) (ENEM) and the Brazilian Test (Prova Brasil); they acted at schools that were not affiliated to PIBID/UERN; they conducted studies and production of pedagogical didactic materials directed to the Mathematics Teaching Laboratory (LEM), which became the fundamental brand of the scholarship holders who worked in this subproject, including they collaborated in the implantation of three (3) LEM in schools affiliated to PIBID/UERN. They performed extracurricular actions, such as the "Mathematical Games Hall" and "The Return of the mathematical Journey". In view of the actions developed, we rescued the self-esteem of the scholarship holders of initiation to teaching, so that they remained in the degree course in Mathematics and also approximated the graduates to the university, which made the undergraduate course in mathematics a prominent place in the region. There were many difficulties, mainly regarding the physical structure of the schools, to be able to put into practice certain actions, for example, the implantation of the Laboratories.
|
|
7
|
-
ROSA DE LIMA SILVA
-
Educação Alimentar e Nutricional no Ensino Fundamental: uma abordagem problematizadora freiriana
-
Orientador : IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
-
MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
THAYSE AZEVEDO DA SILVA
-
Data: 26/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Buscando enfrentar as consequências decorrentes da fome e dos maus hábitos alimentares, sobretudo no Brasil que transita entre a desnutrição e a obesidade, muitos trabalhos vêm abordando a temática Alimentação-Nutrição. De particular interesse para os educadores, são os que tratam sobre o aspecto fisiológico, nos quais se investiga a desnutrição como um fator limitante à aprendizagem, como também aqueles que enfocam a Educação Alimentar e Nutricional. Neste estudo qualitativo, buscou-se avaliar o potencial de uma Sequência Didática fundamentada na perspectiva de problematização freiriana, desenvolvida na dinâmica dos Momentos Pedagógicos e abordando a Educação Alimentar e Nutricional, a partir da abordagem temática freiriana, para promover a adoção de atitudes mais críticas e reflexivas em relação aos hábitos alimentares pelos estudantes. Foi aplicado um questionário de sondagem e em seguida a Sequência Didática em uma turma de 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Natal-RN. Além do questionário, um portfólio adaptado, atividades de sala e a observação direta foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Os resultados foram analisados utilizando-se elementos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Já a análise dos questionários de sondagem mostraram que os alunos apresentam uma gama de concepções equivocadas em relação à alimentação-nutrição; não identificam os nutrientes presentes em cada alimento; consomem em demasia alimentos com elevado teor calórico, de colesterol e sódio; e ainda, praticamente não consomem cereais integrais e azeite. Os resultados da intervenção evidenciaram que os estudantes resistem a participar de metodologias não tradicionais. Assim, considera-se alguns pontos positivos alcançados: o encorajamento à proposição de hipóteses e a possibilidade de reflexão no que se refere aos hábitos alimentares. Além disso, após a intervenção, um número maior de alunos passou a fazer referência ao modo de preparo, à escolha dos ingredientes, à higiene. Refletindo um entendimento de que a alimentação é mais do que ingerir alimento. Compreendendo que muitos fatores vão conduzir as escolhas alimentares. A maioria dos alunos avaliou a sequência de atividades como boa ou muito boa. As concepções equivocadas diagnosticadas no pré-teste não foram totalmente abandonadas, dado seu caráter de persistência e difícil superação. Outra limitação observada foi a dificuldade relativa às operações matemáticas. Mesmo assim, a escola se mostrou como um espaço propício para implantar ações em Educação Alimentar e Nutricional, visando a emancipação do educando. A perspectiva de problematização freiriana possibilitou que os estudantes estivessem no centro do debate, oportunizando refletir sobre a realidade e questioná-la.
-
Mostrar Abstract
-
In order to deal with the consequences of hunger and poor eating habits, especially in Brazil, which transits between malnutrition and obesity, many studies have addressed the Food-Nutrition theme. Of particular interest to educators are those dealing with the physiological aspect, in which malnutrition is investigated as a limiting factor to learning, as well as those that focus on Food and Nutrition Education. In this qualitative study, we sought to evaluate the potential of a Didactic Sequence based on the perspective of Freirean problematization, developed in the dynamics of Pedagogical Moments and approaching Food and Nutrition Education, based on the Freirean thematic approach, to promote the adoption of more critical attitudes and reflective of the students' eating habits. A survey questionnaire was applied, followed by the Didactic Sequence in an 8th grade elementary school class in a public school in Natal-RN. In addition to the questionnaire, an adapted portfolio, room activities and direct observation were used as instruments of data collection. The results were analyzed using elements of content analysis (BARDIN, 1977). The analysis of the survey questionnaires showed that the students present a range of misconceptions regarding feeding-nutrition; do not identify the nutrients present in each food; eat too much high-calorie foods, cholesterol and sodium; and still practically do not consume whole grains and olive oil. The results of the intervention showed that students resist participating in non-traditional methodologies. Thus, we consider some positive points reached: the encouragement to the proposition of hypotheses and the possibility of reflection regarding the alimentary habits. In addition, after the intervention, a greater number of students referred to the way of preparation, the choice of ingredients, the hygiene. Reflecting an understanding that eating is more than eating food. Understanding that many factors will drive food choices. Most students assessed the sequence of activities as good or very good. The misconceptions diagnosed in the pre-test were not totally abandoned, given their persistence and difficult overcoming. Another limitation observed was the difficulty related to mathematical operations. Even so, the school proved to be a propitious space to implement actions in Food and Nutrition Education, aiming at the emancipation of the student. The perspective of problematizing Freiriana allowed the students to be in the center of the debate, opportunizing to reflect on the reality and to question it.
|
|
8
|
-
ANA KARLA VARELA DA SILVA
-
MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM ESTUDO COLABORATIVO SOBRE JOGOS COM REGRAS
-
Orientador : MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA
-
CLAUDIA ROSANA KRANZ
-
MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
-
Data: 30/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo trata de uma dissertação de mestrado intitulada Matemática Inclusiva: um estudo colaborativo sobre jogos com regras e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN), tendo como objetivo investigar as potencialidades do uso dos jogos de regras em uma perspectiva inclusiva no ensino dos números racionais junto a um grupo de trabalho colaborativo formado por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Natal/RN. O mesmo insere-se na abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa colaborativa, compreendendo pesquisa colaborativa como um processo de interação, mediado pela colaboração e reflexão acerca de um dado objeto, no qual pesquisador e sujeitos colaboradores passam a ter direitos e deveres iguais dentro de uma cadeia de estudo e reconstrução de conhecimentos e formulação de saberes. Assim, nossa pesquisa buscou contribuir para os estudos no campo da Educação Matemática Inclusiva, fundamentada em D’Ambrósio (2201, 2013), Fiorentini (2013), Kranz (2014, 2015), dentre outros, tendo os estudos referentes ao conceito de mediação e colaboração presente na Psicologia Histórico-Cultural como referencial no tocante ao ensino colaborativo e inclusivo. Como produto educacional, elaboramos o jogo com regras construído junto ao grupo colaborativo. Dessa forma, almejamos que esse material favoreça o repensar do ensino da matemática, em especial, do conceito de números racionais, contribuindo, assim, com a prática docente dos professores de Matemática, numa perspectiva inclusiva.
-
Mostrar Abstract
-
This present study is about a masters dissertation entitled “Included mathematics”: An collaborate study about games with rules; and it is linked to Postgraduate Program in Teaching Natural Sciences and Mathematics (UFRN), that aims to investigate the potentialities using rules games in an inclusive perspective in teaching rational numbers with a collaborative work group composed by elementary mathematic teachers by public school in Natal. This study is included in a qualitative approach, being configured as collaborative research, understanding collaborative research as an interaction and reflection process about an given object, where researcher and collaborate subjects have equal rights and duties within a chain of study and reconstruction of knowledge and knowledge formulation. Thus, our research sought to contribute to the studies in the field of Inclusive Mathematical Education, based on D’Ambrósio (2201, 2013), Fiorentini (2013), Kranz (2014, 2015), and others, with the studies referring to the concept of mediation and collaboration present in Historical-Cultural Psychology, as a reference for collaborative and inclusive teaching. As an educational product, we developed a didactic manual, presenting the game with rules built with the collaborative group. Thus, we hope that this material favors the rethinking of mathematics teaching, especially the concept of rational numbers, contributing to the teaching practice of Mathematics teachers, in an inclusive perspective.
|
|
9
|
-
MARLENE GORETE DE ARAÚJO
-
ABU JA'FAR MUHAMMAD IBN MUSA AL-KHWARIZMI: CONTRIBUIÇÕES DA ÁLGEBRA PARA O ENSINO
-
Orientador : BERNADETE BARBOSA MOREY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
Data: 31/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Reconhecendo que a matemática islâmica medieval produziu diversos nomes de estudiosos de primeira grandeza, a presente pesquisa tem como foco de estudo a obra intitulada Al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wal-muqābala (Livro de Restauração e Balanceamento), mais conhecida como a Álgebra de al-Khwarizmi, escrita pelo eminente sábio islâmico medieval, Abu Ja'far Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo histórico-pedagógico da Álgebra de al-Khwarizmi, destacando as possíveis contribuições que a mesma pode ter para a Educação Matemática, principalmente no que concerne à formação do professor de matemática. Essa é uma pesquisa histórica bibliográfica e documental, de natureza qualitativa. No decorrer da pesquisa foi elaborado um material instrucional sob a forma de e-book que foi pensado para satisfazer a exigência de produto educacional no curso de Mestrado Profissional. Na presente pesquisa, o e-book desempenha o papel de material didático de auxílio aos professores de matemática que queiram se familiarizar com a obra Álgebra de al-Khwarizmi. Nessa primeira apresentação da Álgebra de al-Khwarizmi aos professores, optamos por privilegiar os aspectos formais, externos e físicos da obra, por pensar que a familiaridade com tais aspectos da obra citada, pode potencializar, por parte dos professores, futuramente, uma imersão mais profunda no conteúdo histórico-matemático da obra.
-
Mostrar Abstract
-
Recognizing that medieval Islamic mathematics has produced several names of first-rate scholars, the present research focuses on the work Al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wal-muqābala (Book of Restoration and Balancing), better known such as al-Khwarizmi's Algebra, written by the eminent medieval Islamic sage, Abu Ja'far Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi. Thus, the objective of this research was to carry out a historical-pedagogical study of Al-Khwarizmi's Algebra, highlighting the possible contributions that it may have for Mathematics Education, especially in what concerns the formation of the mathematics teacher. This is a historical bibliographical and documentary research of a qualitative nature. During the research, an instructional material was prepared in the form of an e-book that was designed to satisfy the educational product requirement in the Professional Master's course. In the present research, the e-book plays the role of didactic material to aid math teachers who want to become familiar with al-Khwarizmi's Algebra. In this first presentation of al-Khwarizmi's Algebra to teachers, we chose to privilege the formal, external and physical aspects of the work, because we believe that familiarity with such aspects of the work cited may, in the future, enhance teachers' immersion depth in the historical-mathematical content of the work.
|
|
10
|
-
ANA BEATRIZ FRANCELINO JOTA
-
Reorientação Curricular na Disciplina Química via Tema Gerador: uma aproximação Freire-CTS
-
Orientador : CARLA GIOVANA CABRAL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA GIOVANA CABRAL
-
JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
LENINA LOPES SOARES SILVA
-
Data: 15/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para estudantes do Ensino Médio através do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Consideramos que a falta de contextualização na Educação em Ciências conduz ao desenvolvimento de um currículo que diverge dos objetivos propostos nos documentos legais para a Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e acaba acentuando diferenças sociais, econômicas, de gênero, culturais etc. Por isso, acreditamos que uma abordagem a partir de temas que emergem da realidade dos/as alunos/as, problematizando as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, favorece a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos. A Educação em Ciências deve ser voltada à formação de sujeitos críticos e reflexivos, à preparação para a ação e a participação social. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a Abordagem Temática baseada no pensamento de Paulo Freire e os pressupostos do campo de estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados para a construção de conteúdo programático da disciplina Química na 3ª série do Ensino Médio regular, em uma escola da Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de uma abordagem qualitativa, na Investigação Temática (IT), utilizamos o levantamento de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Dessa investigação, o bem-estar social emergiu como tema gerador. Com base na IT e no tema gerador, elaboramos uma Sequência Didática (SD) para o ensino do conceito de reação de combustão, na perspectiva da sustentabilidade. Sua aplicação observou as orientações dos Três Momentos Pedagógicos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto educacional, lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A fala dos/as alunos/as durante a IT se remete a uma preocupação com o transporte público e situações que permeiam a condição das vias de tráfego, o que nos levou a abordar aspectos de sustentabilidade e o Plano de Mobilidade Urbana de Natal. A aplicação da SD nos mostrou que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da sustentabilidade, promoveu uma alfabetização científica e tecnológica em diferentes níveis, evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as alunos/as para uma participação ativa em problemáticas sociais locais.
-
Mostrar Abstract
-
A curriculum with a thematic approach can socially and historically contextualize didactic development and concept learning and make content more meaningful to high school students through dialogue and problematization of situations that arise from their own realities. We consider that the lack of contextualization in Science Education leads to the development of a curriculum that diverges from the objectives proposed in the legal documents for Basic Education in High School in Brazil and ends up accentuating social, economic, gender, cultural, and other differences. Therefore, we believe that an approach based on themes that emerge from the reality of the students, problematizing the relations between science, technology and society, favors the contextualized learning of chemical concepts. Science Education must be directed to the formation of critical and reflexive subjects, to the preparation for the action and the social participation. For this purpose, in this dissertation, we propose to investigate how the Paulo Freire Thematic Approach and the assumptions of the field of studies Science, Technology and Society can be used for the construction of programmatic content of the discipline Chemical in the 3rd grade of regular High School, in a school in Natal, Rio Grande do Norte. Through a qualitative approach, in Thematic Research (TR), we used data collection, participant observation, documentary analysis and semi-structured interviews. From this research, social welfare emerged as the generating theme. Based on IT and the generator theme, we developed a Didactic Sequence (DS) to teach the concept of combustion reaction, in the perspective of sustainability. Its application observed the guidelines of the Three Pedagogical Moments. For the analysis of the results of the application of the educational product, we use Discursive Textual Analysis. The students' speeches during IT refer to a concern with public transportation and situations that permeate the condition of traffic routes, which led us to address aspects of sustainability and the Natal Urban Mobility Plan. The application of the SD showed us that the didactic and dialogical didactic action anchored in the generating theme, with a CTS approach and in the perspective of sustainability, promoted a scientific and technological literacy in different levels, evidencing an awareness of the students for an active participation in local social problems.
|
|
11
|
-
THUANNY KAROLINE DE FRANÇA BARBOSA
-
EQUILÍBRIO QUÍMICO EM UM CONTEXTO LITORÂNEO: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA
-
Orientador : CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
-
PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA
-
ANGELA FERNANDES CAMPOS
-
Data: 30/09/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Nos últimos anos, tem-se observado um constante debate permeado de preocupações e reflexões acerca de ações que possam ser desenvolvidas para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem da Química. Com isso, destacamos a importância de o professor utilizar estratégias de ensino que possibilitem a ocorrência de uma aprendizagem com mais significado ao estudante. Neste sentido, este trabalho objetivou construir, aplicar e avaliar o desenvolvimento de uma Unidade Didática para abordar o conteúdo de equilíbrio químico com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Macau, no estado do Rio Grande do Norte. Para a elaboração da unidade nos fundamentamos na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e consideramos o contexto da cidade que se caracteriza por ser litorânea, o que possibilitou uma abordagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir de fenômenos que ocorrem no mar. No desenvolvimento do conteúdo, propomos a utilização de estratégias diversificadas como vídeos, textos, aula expositiva dialogada, aula de campo e experimentação. Na discussão dos resultados apresentamos elementos da abordagem qualitativa, uma vez que foi possível maior contato com o ambiente de aplicação e os participantes, dando ênfase à observação como um dos métodos de coleta de dados. Além da observação, foram utilizados também um questionário inicial, com os participantes da pesquisa, diário de campo, mapa conceitual e demais atividades que foram realizadas pelos alunos no decorrer da sequência de aulas. Os resultados obtidos revelam que os estudantes obtiveram êxito em suas atividades, demonstrando em vários momentos evidências da ocorrência da aprendizagem com significado no conhecimento discutido. Assim, considera-se que o desenvolvimento desta unidade didática pôde contribuir de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo estudado, utilizando o contexto local dos estudantes, o que possibilitou uma abordagem para além do conteúdo de equilíbrio químico, levantando discussões que pudessem contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, indagador e social, algo evidenciado a partir dos discursos dos próprios alunos nas atividades realizadas durante o desenvolvimento das aulas.
-
Mostrar Abstract
-
In the last years, it's been observed a constant debate permeated with preocupations and reflections about actions that can be developed to improve the process of teaching and learning Chemistry. With this, we highlight the importance of the teacher to utilize teaching strategies that allow the occurrence of a learning with more meaning to the student. Thereby this research aimed to build, apply and evaluate the development of a Teaching Unit to approach the topic of chemical equilibrium to the High School students from a public school at Macau city, state of Rio Grande do Norte. To elaborate the Teaching Unit we relied on Significative Learning Theory from David Ausubel, and included the context of the city which is characterized by being a seaside town, what enabled an approach of the subject of chemical equilibrium based on sea-occurring phenomena. On the development of the content, we propose the using of diversified strategies like video, text and dialogued class utilization, presence of field classes and experimentation. On the discussion of the results we presented qualitative approach elements, once it was possible major contact with the environment of the application and the participants, while giving emphasis as one of the collecting data methods. Besides observation, an initial questionnaire was used with the research participants, field journal, conceptual map and other activities were performed by the students during classes. The results show that the students were successful in their activities, demonstrating in several moments evidences of the occurrence of learning with meaning on the knowledge discussed. Therefore, it is considered that the development of this teaching unit was able to contribute significantly to the teaching and learning process of the studied subject, using the local context of the students, which allowed an approach that goes beyond the content of chemical equilibrium, raising discussions that could contribute to the development of critical, inquirer and social thinking of the student, which was evidenced by their speeches and activities carried out during the course development.
|
|
12
|
-
NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA
-
TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: o caso do conceito de energia na formação docente
-
Orientador : MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
-
MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA
-
Data: 04/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Ciências e Artes são duas áreas do conhecimento humano geralmente vistas como diametralmente opostas, polarizadas. Muitas vezes, percebem-se as culturas científicas e humanísticas enquanto dois polos distintos que não devem ou conseguem dialogar entre si. Quando se olha para a formação de docentes das áreas de Física, Química e Biologia, por exemplo, os currículos são, em sua maioria, com foco quase que exclusivamente nos conteúdos curriculares dessas áreas. Todavia, ser professor, vai além do domínio do conteúdo disciplinar, envolve também noções sobre a linguagem corporal e artística, bem como o conhecimento e domínio de estratégias didáticas diferenciadas que possam fomentar a criatividade, o senso crítico e a argumentação no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, desenvolvemos e aplicamos um produto educacional na forma de oficina para professores em formação de Química, Física e Biologia. Buscou-se, essencialmente, proporcionar subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de atividades teatrais no ensino de Ciências. Para isso, adotamos o conceito de Energia enquanto elemento integrador, um importante protagonista que atua e transita entre essas três componentes curriculares e oferece uma rica complexidade científica e histórico-filosófica. Também nos apoiamos em atividades teatrais fundamentadas nos Jogos Teatrais de Viola Spolin. Dentre os principais resultados obtidos, além do próprio desenvolvimento do produto educacional, destacamos a participação efetiva de professores das três áreas em questão, mesmo daqueles mais tímidos. Verificou-se a possibilidade da utilização da linguagem teatral enquanto elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Energia, bem como no desenvolvimento de um ambiente rico em diálogo, cooperação e criatividade.
-
Mostrar Abstract
-
Sciences and Arts are two areas of human knowledge generally seen as diametrically opposed, polarized. Scientific and humanistic cultures are often perceived as two distinct poles that should not or cannot dialogue with each other. When looking at the training of physics, chemistry and biology teachers, for example, most curricula are focused almost exclusively on the curriculum contents of these areas. However, being a teacher goes beyond the domain of disciplinary content, it also involves body and artistic language notions, as well as knowledge and mastery of different didactic strategies in order to foster creativity, critical sense and argumentation in the teaching and learning process. In this regard, we developed and applied an educational product in the form of a workshop for chemistry, physics and biology teachers in training. The aim was essentially to provide theoretical and practical support for the development of theatrical activities in science education. For this purpose, we adopted the concept of Energy as an integrating element, an important protagonist that acts and transits between these three curriculum components and offers a rich scientific and historical-philosophical complexity. We were also supported by theatrical activities based on Viola Spolin‟s Theater Games. Among the main results obtained, in addition to the development of the educational product itself, we highlight the effective participation of teachers from the three areas in question, even those shy ones. The possibility of using theatrical language as a simplifying element in the process of teaching and learning about Energy, as well as in developing a rich place for dialogue, cooperation and creativity was verified.
|
|
13
|
-
ALISON LUAN FERREIRA DA SILVA
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE UNIDADES TEMÁTICAS DE MATEMÁTICA DA BNCC PARA O 8° ANO
-
Orientador : GISELLE COSTA DE SOUSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
FERNANDO GUEDES CURY
-
SILVIA REGINA PEREIRA DE MENDONCA
-
Data: 11/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa tem o objetivo de entrelaçar o uso da História da Matemática (HM) associada as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), articulada a Investigação Matemática (IM) a fim de propor um produto educacional para abordagem das unidades temáticas de Matemática da BNCC, para as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. Escolhermos o uso da HM pelo ganho significativo na qualidade da relação ensino-aprendizagem que essa ferramenta proporciona, destacando-a como uma criação humana. Articulamos com o uso das TDIC, pois vivemos em uma era completamente tecnológica e a escola não pode ser colocada à margem do que se passa em nossa sociedade, além de servir de base para contrapor aos críticos que alegam ser demasiado o tempo gasto com o uso da HM em sala de aula. Desse modo, com as TDIC esse tempo é otimizado, sobretudo, ao ser articulado a IM que busca trazer o espírito da Matemática em um processo de pesquisa original da atividade do matemático, podendo ser produzida pelo aluno em processo de redescoberta, inspirado na história, como o matemático fez em seu desenvolvimento original, simulando situações/problemas históricos que podem ser investigados com/em ambientes/recursos tecnológicos. Destacamos o caráter qualitativo de nossa pesquisa e o dividimos em duas fases. A primeira fase se destaca pelo levantamento bibliográfico, acerca do uso dessas ferramentas pedagógicas e pela realização de uma pesquisa bibliográfica sobre tópicos de HM a fim de produzir literatura adequada a ser usada no nosso produto. Nessa busca em consonância com as unidades temáticas da BNCC chegamos aos seguintes temas: problema das gavetas de Dirichlet (1805 – 1859) que articula a unidade de Números (unidade 1) e a unidade de Probabilidade e Estatística (unidade 5); Transformações geométricas no plano cartesiano que articula a unidade de Álgebra (unidade 2) e a unidade de Geometria (unidade 3); Por fim a quadratura do círculo que abrange a unidade de Grandezas e Medidas (unidade 4). A segunda fase foi a elaboração e aplicação de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado em três blocos subdivididos de acordo com os temas supracitados, durante a sua execução os alunos puderam realizar a investigação-histórica-com-tecnologia, para tanto, seguimos as fases de uma investigação nas aulas de matemática segundo Ponte, Brocado e Oliveira (2016).
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to intertwine the use of the History of Mathematics (HM) associated with Digital Information and Communication Technologies (TDIC), articulated the Mathematical Research (IM) in order to propose an educational product to address the thematic units of Mathematics. BNCC, for the 8th grade classes. We choose the use of MH because of the significant gain in the quality of the teaching-learning relationship that this tool provides, highlighting it as a human creation. We articulate with the use of ICT because we live in a completely technological age and the school cannot be set aside from what is going on in our society, and it serves as a basis to counter critics who claim too much time is spent on using it. from HM in the classroom. Thus, with TDIC this time is optimized, above all, by articulating MI that seeks to bring the spirit of mathematics into an original research process of the mathematician's activity, and can be produced by the student in the process of rediscovery, inspired by history, as the mathematician did in his original development, simulating historical situations / problems that can be investigated with / in technological environments / resources. We highlight the qualitative character of our research and divide it into two phases. The first phase stands out for the bibliographic survey about the use of these pedagogical tools and for conducting a bibliographic research on MH topics in order to produce adequate literature to be used in our product. In this search in line with the BNCC thematic units we come to the following themes: Dirichlet drawer problem (1805 - 1859) which articulates the Numbers unit (unit 1) and the Probability and Statistics unit (unit 5); Geometric transformations in the Cartesian plane that articulate the Algebra unit (unit 2) and the Geometry unit (unit 3); Finally the square of the circle that encompasses the unit of quantities and measures (unit 4). The second phase was the elaboration and application of an educational product, an activity book, which was structured in three blocks subdivided according to the above themes, during its execution the students were able to perform the historical-with-technology research, Therefore, we follow the phases of an investigation in mathematics classes according to Ponte, Brocado and Oliveira (2016).
|
|
14
|
-
JOSIVAN FERNANDES DE ARAÚJO JÚNIOR
-
A SUSTENTABILIDADE EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAIS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT)
-
Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
ROSANGELA GONDIM D OLIVEIRA
-
LUCIANA ARAUJO MONTENEGRO
-
Data: 27/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O exercício da docência em ambientes educativos não formais possibilita estratégias de ensino que podem promover aprendizagens importantes na formação dos alunos do ensino básico. Nesse contexto, decidiu-se Caracterizar as possíveis contribuições da Reserva de Desenvolvimento Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT) para o ensino de ciências. Para isso, buscar-se-á saber, por meio de observações e anotações in loco, a respeito da infraestrutura oferecida pelo espaço não formal. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, aos professores de Ciências do Município de Macau/RN. Os resultados mostraram que a RDSEPT precisa ser mais divulgada entre os professores da região, principalmente aqueles das áreas urbanas e do distrito da Coab, considerando o potencial educativo do espaço supracitado para uso no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, pretende-se caracterizar o tipo de trabalho já desenvolvido na reserva e contribuir através de um guia didático para o uso no ensino de Ciências com sugestão de novos usos que área estudada possa se oferecer, especialmente no que se refere ao ensino de ciências em espaços de educação não formais.
-
Mostrar Abstract
-
The practice of teaching in non-formal educational environments enables teaching strategies that can promote important learning in the training of students in basic education. In this context, it was decided to characterize the possible contributions of the Ponta do Tubarão State Development Reserve (RDSEPT) for the teaching of science. For this, we will seek to know, through observations and notes in loco, about the infrastructure offered by the non-formal space. A questionnaire with open and closed questions was used as a tool for collecting data to the Science teachers of the Municipality of Macau / RN. The results showed that RDSEPT needs to be better disseminated among teachers in the region, especially those in urban areas and in the Coab district, considering the educational potential of the aforementioned space for use in the teaching and learning process of Sciences. In addition, it is intended to characterize the type of work already developed in the reserve and to contribute through a didactic guide for the use in Science teaching with suggestion of new uses that the studied area can offer, especially with regard to the teaching of sciences in non-formal education spaces.
|
|