Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA
DATA : 15/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 51 do CCET
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DIVERSIFICADAS E O SIGNIFICADO DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM EM INVERTEBRADOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Zoologia, Estratégias Didáticas, Mapas Conceituais, Ensino Superior, Ensino Médio.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de muitos cursos das áreas das ciências da vida, sendo considerada como uma disciplina de caráter básico. Ela é uma ferramenta essencial para se entender sobre os animais dentro do contexto biológico. Entretanto, por ser uma disciplina que engloba uma grande quantidade de táxons e suas terminologias cientificas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequencia evolutiva tornar-se um grande obstáculo promover-se uma aprendizagem adequada desta temática quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, inúmeras estratégias de ensino têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como Mapas Conceituais (MC) dentro de uma perspectiva de ensino potencialmente significativo no percurso da aprendizagem desta temática. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o significado atribuído ao uso de Mapas Conceituais no percurso do ensino de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com procedimentos à observação participante e analise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de seis turmas de graduação em Ciências Biológicas, durante a ministração do componente Curricular Zoologia I e, foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: Questionários (Diagnósticos, Acompanhamento de Atividades, Expectativas, Avaliação Qualitativa); Avaliação Somativa; Atividades Didáticas (Estudos Dirigidos, Resenhas, Relatórios, Projetos e Exercícios explorando MC), entre outros. Visando complementar os materiais obtidos, também foram aplicados alguns questionários pelo pesquisador. Os resultados encontrados na presente pesquisa evidenciam a aplicabilidade dos MC como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar os estudantes e motiva-los quanto às atividades desenvolvidas em sala de aula para se trabalhar os conteúdos da Zoologia. A análise dos documentos, também revelaram algumas tendências que sinalizaram a elaboração do produto educacional “Mapas conceituais na abordagem de animais invertebrados” para o Ensino Médio, uma vez que, ao constatar a existência de experiências dos estudantes com os MC na educação básica, estes mostraram-se como um condicionante positivo para ampliar o interesse e motivação de graduandos para utilizar os MC no processo de aprendizagem no percurso da disciplina Zoologia I.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338397 - ELINEI ARAÚJO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Notícia cadastrada em: 11/12/2017 14:24
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