Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA

DISCENTE : CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA
DATA : 15/12/2017
LOCAL: Sala 51 do CCET

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DIVERSIFICADAS E O SIGNIFICADO DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM EM INVERTEBRADOS

Ensino de Zoologia, Estratégias Didáticas, Mapas Conceituais, Ensino Superior, Ensino Médio.

Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de muitos cursos das áreas das ciências da vida, sendo considerada como uma disciplina de caráter básico. Ela é uma ferramenta essencial para se entender sobre os animais dentro do contexto biológico. Entretanto, por ser uma disciplina que engloba uma grande quantidade de táxons e suas terminologias cientificas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequencia evolutiva tornar-se um grande obstáculo promover-se uma aprendizagem adequada desta temática quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, inúmeras estratégias de ensino têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como Mapas Conceituais (MC) dentro de uma perspectiva de ensino potencialmente significativo no percurso da aprendizagem desta temática. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o significado atribuído ao uso de Mapas Conceituais no percurso do ensino de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com procedimentos à observação participante e analise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de seis turmas de graduação em Ciências Biológicas, durante a ministração do componente Curricular Zoologia I e, foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: Questionários (Diagnósticos, Acompanhamento de Atividades, Expectativas, Avaliação Qualitativa); Avaliação Somativa; Atividades Didáticas (Estudos Dirigidos, Resenhas, Relatórios, Projetos e Exercícios explorando MC), entre outros. Visando complementar os materiais obtidos, também foram aplicados alguns questionários pelo pesquisador. Os resultados encontrados na presente pesquisa evidenciam a aplicabilidade dos MC como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar os estudantes e motiva-los quanto às atividades desenvolvidas em sala de aula para se trabalhar os conteúdos da Zoologia. A análise dos documentos, também revelaram algumas tendências que sinalizaram a elaboração do produto educacional “Mapas conceituais na abordagem de animais invertebrados” para o Ensino Médio, uma vez que, ao constatar a existência de experiências dos estudantes com os MC na educação básica, estes mostraram-se como um condicionante positivo para ampliar o interesse e motivação de graduandos para utilizar os MC no processo de aprendizagem no percurso da disciplina Zoologia I.

Presidente - 338397 - ELINEI ARAÚJO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Notícia cadastrada em: 11/12/2017 14:24