Frevo Livre Instrumental: perspectivas de uma performance multiartística com percussão e dança
Frevo instrumental. Frevo livre. Mulheres no frevo. Percussão. Pandeiro brasileiro.
Integrando a linha de pesquisa processos e dimensões da produção artística em percussão, essa dissertação apresenta caminhos para ampliação das possibilidades criativas e interpretativas de quatro obras, sendo duas releituras e duas criações, tomando como base as categorias recentemente criadas e apresentadas nos últimos festivais/concursos de frevo, intitulada Frevo Livre Instrumental. A partir das ideias apresentadas nessa nova categoria, a pesquisa se desenvolve em busca de novos caminhos composicionais e interpretativos para a realização das performances de No passo; Tem mestre no frevo; Passoando na pracinha: frevo para percussão e dança em três movimentos - 1. Ferrolho, 2. Levada e 3. Tramela; e Pandivando. Para tanto, a pesquisa conta com diferentes elementos para a sua execução, como as diferentes possibilidades de formação instrumental para a realização das performances, a utilização da dança como parte de uma das composições e a criação e interpretação de uma das obras a partir de um instrumento musical digital, intitulado Pandivá. O trabalho também chama a atenção para a atuação e o papel da mulher no frevo instrumental, tomando como exemplo a compositora e pianista Amélia Brandão Nery - Tia Amélia - e esta pesquisadora.