PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ANGÉLICA MACÊDO DA SILVA DE ARAUJO

DISCENTE : ANA ANGÉLICA MACÊDO DA SILVA DE ARAUJO
DATA : 16/11/2023

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: O CIART COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

formação docente; professor de música; pesquisa (auto)biográfica.

O presente trabalho é uma pesquisa de mestrado e trata sobre histórias e trajetórias de vida de professoras que fizeram parte do Curso de Iniciação Artística (CIART) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa trata sobre a formação do professor de música (o CIART como espaço de formação profissional e humana) e tem como objetivo compreender a trajetória e história de vida e formação de cinco professoras do CIART que contribuíram e contribuem para a formação docente em música na UFRN. Como objetivos específicos, busca-se conhecer experiências formativas proporcionadas pelo CIART; Analisar a construção da formação docente e suas significações humanas por meio das participantes; Discorrer sobre o CIART como dispositivo formativo na Licenciatura em Música da UFRN. O CIART completou 60 anos promovendo a iniciação musical de crianças e a formação docente de monitores bolsistas, voluntários e estagiários dos Cursos de Música da EMUFRN. É apresentado um diálogo com as literaturas de Nóvoa (2007), Bellochio (2016), Gaulke (2017) e Abreu (2023) para embasar a importância desse projeto para a formação de professores pesquisadores que ensinam e constroem seus conhecimentos dentro dos projetos da EMUFRN. A pesquisa é qualitativa e se desenvolve a partir da abordagem (auto)biográfica e histórias de vida fazendo uso de um roteiro de entrevista narrativa formado por perguntas abertas de natureza subjetiva. Por ser um estudo de história de vida e formação, acredita-se que possa servir de experiência para o professor que visa sua formação inicial e continuada que atua no ensino de música em múltiplos contextos.

Externa à Instituição - CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE