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Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYLA MARIA GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAYLA MARIA GOMES DA SILVA
DATA : 13/11/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A trajetória docente e as escolhas pedagógicas de professores de música em contexto religioso: Um estudo a partir das narrativas dos professores da Escola de Música Renascer em Cultura


PALAVRAS-CHAVES:

Trajetória docente; Contexto religioso; Escolhas pedagógicas.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral compreender a relação entre a trajetória docente e as escolhas pedagógicas dos professores de música da Escola de Música Renascer em Cultura (EMRC). Tendo como objetivos específicos: conhecer a trajetória docente dos professores de música da EMRC a partir de suas narrativas e experiências formativas; conhecer as concepções de ensino de música dos professores de música atuantes na EMRC, no município de Queimadas-PB; entender as escolhas pedagógicas que os professores de música da EMRC adotam em suas aulas; promover momentos de reflexão e apropriação de seus processos formativos por meio dos memoriais de formação. Essa pesquisa será realizada com dois professores e uma monitora da referida escola. Contextualizo sobre a educação musical que acontece em espaços religiosos, os trabalhos de Amanto (2005), Maia (2019), Lutero (2000), Perdigão (2020) e Braga (1961) fornecem a base para o desenvolvimento deste capítulo. Para a realização desta pesquisa, utilizarei o método (auto) biográfico; desse modo, os trabalhos que compõem minha revisão da literatura busquei trazer um diálogo entre as narrativas de professores que atuam em contexto religioso. Os trabalhos encontrados foram agrupados e categorizados nos eixos de estudos do sujeito abordado por Passeggi (2011, 2020). Descrevo a tradição da pesquisa (auto)biográfica e suas contribuições para a formação, baseados nos conceitos trazidos por Delory-Momberger (2012), Passeggi (2020) e Passeggi (2008). Ainda, trago os conceitos de experiência e formação de experiência propostos por Josso (2004, 2010). Por fim, apresento o processo para a realização parcial da coleta de dados, baseado no trabalho biográfico apresentado por Josso (2004). As narrativas dos professores e da monitora foram coletadas por meio de memoriais de formação (Prado; Soligo, 2007). A leitura dos memoriais levou em consideração três dos cinco marcos do processo de formação apresentados por Josso (2010). A partir do compartilhamento dos memoriais, foi possível proporcionar momentos de reflexão e apropriação dos itinerários formativos dos professores de música que contribuíram para esta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA CECÍLIA DE ARAUJO RODRIGUES TORRES
Externo à Instituição - JOÃO VALTER FERREIRA FILHO
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Notícia cadastrada em: 03/11/2023 07:28
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