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Banca de DEFESA: NÁGILA LEMOS BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NÁGILA LEMOS BATISTA
DATA : 19/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Das possibilidades do Ensino Coletivo de Cordas no Brasil: Um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de instrumento


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Coletivo, (auto) biografia, professores de instrumento


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, por meio da análise de biografias, tendo como objetivo entender como tem ocorrido o ensino coletivo de cordas friccionadas no Brasil em quatro regiões, descrevendo alguns aspectos sobre o tema de estudo, através de uma revisão teórica, envolvendo o assunto, analisando e comparando as informações. Através de um levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas, pode-se concluir que o ensino coletivo de cordas friccionadas hoje no Brasil ainda se configura como uma forma de ensino, adotado por diversos professores, que na sua maioria tiveram sua formação musical em algum instrumento de cordas friccionadas, mas que estes mesmo nunca tiveram uma formação especializada para se trabalhar com essa forma de ensino e que o conhecimentos foram se dando a partir de vivências do seus cotidiano profissional. O trabalho contém entrevistas, com um roteiro pré-elaborado e realizadas com cinco professores das regiões, norte, sul, centro-oeste e dois da região nordeste do Brasil, que hoje trabalham com ensino coletivo de Cordas friccionadas e promove indagações sobre como diferentes docentes trabalham suas práticas com grupos de ensino coletivo de cordas friccionadas. Após o levantamento bibliográfico e coleta de dados, foi possível visualizar de maneira mais completa como se dá o funcionamento de grupos musicais que trabalham com ensino coletivo de cordas como forma de ensino. Foi possível perceber que ainda não temos uma única metodologia e práticas docentes uniformes, cada grupo tem formas diferentes, tamanhos, e até o uso de métodos de ensino variados. Pudemos averiguar se faz urgente uma preparação didática para que pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com essa forma de ensino, se capacitem para tal ofício.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - NILCEIA PROTÁSIO
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Externo ao Programa - 1673193 - TARCISIO GOMES FILHO - null
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 13:01
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