ESTRATÉGIAS DE ESTUDO PARA O SOLISTA DE ORQUESTRA, APLICADAS NA CONTRUÇÃO DA PERFORMANCE DO CONCERTO PARA VIOLÃO E ORQUESTRA DE RICARDO TACUCHIAN
Estratégias. Violão. Performance. Concerto
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o planejamento e as estratégias de estudos aplicadas na construção da performance do concerto para violão e orquestra do compositor Ricardo Tacuchian (1939). Este concerto para violão e orquestra foi encomendado pelo violonista brasileiro Turibio Santos (1943) a quem o compositor dedicou à obra em 2008. Os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio das seguintes metodologias, a prática artística do pesquisador/intérprete, está se insere na linha de pesquisa artística identificada por ZAMBONI (2001), e López Cano (1966), os trabalhos de CHAFFIN (2003) e PASCUAL-LEONE. (2001) são utilizados como referencias teóricos que auxiliam na construção e desenvolvimento de estratégias, aliando-se a prática artística do pesquisador, foi realizada entrevistas semiestruturada fundamentadas em Lakatos (2003). O planejamento e preparação da performance do concerto para violão e orquestra de Tacuchian foi dividido em três etapas, a primeira etapa: PREPARAÇÃO, identificar trechos com maior dificuldade técnica, estudos de trechos e estudos integrais da obra, utilização do metrônomo, definir digitações, memorização, ensaio mental e construção de mapas mentais. Segunda etapa; ENSAIO, amplificação, de olho no regente. Terceira etapa AVALIAÇÃO, autoavaliação da preparação, autoavaliação de ensaios, autoavaliação do concerto. As ferramentas utilizadas para coleta de dados consistiram em um diário de estudo e em registros de áudio que serviram para a autoavaliação contínua durante o planejamento.