Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no projeto Esperança Viva.
Deficiência visual. Educação musical. Processos de aprendizagem.
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, desde 2011 vem desenvolvendo o ensino musical com as pessoas com deficiência visual por meio de ações de extensão universitária. Para tanto, a presente pesquisa objetivou identificar quais e como se dão os processos de aprendizagem musical dos alunos com deficiência visual no projeto Esperança Viva. Para melhor compreensão do universo investigado, utilizou-se o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Para a realização da entrevista, escolheu-se quatro alunos do projeto Esperança Viva, utilizando como critério de seleção, dois alunos com cegueira e dois com baixa visão. Como resultado dessa pesquisa, identificou-se seis processos de aprendizagem musical: percepção musical, leitura musical, escrita musical, imitação/repetição, memorização e execução/prática instrumental, bem como oscaminhos didáticos envolvidos nesses processos: estratégias, atividades, motivações, conhecimento prévio, diversidade de atividades e cooperação. Portanto, é importante salientar a necessidade de maiores investigações acerca do ensino-aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, objetivando ampliar as possibilidades delas se desenvolverem musicalmente.