COMUNICAÇÃO, ATENDIMENTO E INFORMAÇÃO NA UFRN: um diagnóstico da Diretoria de Administração de Pessoal
Comunicação institucional; Comunicação interna; Instituição pública; Atendimento.
A comunicação está presente em todos os lugares e com todos que compõe a sociedade. Seja de maneira verbal, visual ou até codificada. Nesse meio está a comunicação organizacional que se divide em comunicação mercadológica (voltada para apoiar as ações de marketing), institucional (propõe a construção da imagem e do conceito institucional) e comunicação interna (visa promover a dinamização do fluxo das informações internas). Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da comunicação interna na Diretoria de Administração de Pessoas (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sua relação com o serviço de atendimento ao público. Falaremos ainda como a comunicação interna pode ser uma ferramenta estratégica para se alcançar as metas institucionais. O estudo empírico foi desenvolvido de forma exploratória, na literatura disponível, e descritiva, através de um questionário aplicado aos servidores da DAP. Com isso, alicerçados pelo estudo bibliográfico e com os resultados do questionário, será possível elaborar um diagnóstico da comunicação interna na DAP e propor melhorias na comunicabilidade da diretoria. Ainda será possível a criação de uma cartilha contendo os processos e os setores responsáveis por cada etapa deles, o que facilita tanto o trabalho dos servidores quanto a busca dos usuários que precisam dos serviços da DAP. O estudo é útil na busca de reconhecer, então, quão importante é a comunicação interna para uma organização e que ela pode ser usada como uma ferramenta estratégica para alcançar os objetivos da instituição.