Usabilidade e acessibilidade no repositório de informação acessível da UFRN: avaliação ergonômica de interfaces WEB.
Bibliotecas digitais acessíveis. Interface acessível. Ergonomia. Pessoa com deficiência visual.
As bibliotecas digitais são instrumentos de armazenamento, disponibilização e acesso à informação, em que o desafio reside no desenvolvimento de interfaces ergonômicas que considerem as capacidades e limitações dos usuários. Em virtude disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte por meio do Repositório de Informação Acessível consolida um produto em respeito à educação inclusiva e acesso a informação por pessoas com deficiência visual. Este estudo avaliou os critérios ergonômicos de usabilidade e acessibilidade presentes na interface do Repositório de Informação Acessível considerando a opinião dos usuários cegos e com baixa visão. A pesquisa se caracterizou como pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa e, quanto ao método de investigação o estudo de caso (YIN, 2015). Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram o teste de usabilidade, a observação participante e o questionário semiestruturado, adaptado do Questionnaire for User Interaction Satisfaction. A definição dos roteiros aplicados as técnicas de coleta tiveram como base teórica os critérios sobre usabilidade da norma 9241- 11 Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores, Parte 11 – Orientações sobre usabilidade (INTERNACIONAL STANDARD ORGANIZATION, 1998; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002) e as recomendações de Camargo e Vidotti (2011). Quanto a acessibilidade, as diretrizes da WC3/ WCGA(2008) e nos estudos apresentados por Camargo e Vidotti (2011). Os dados quantitativos foram gerados por meio da análise estatística no Excel e os dados qualitativos mediante quadro de categorização e análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Quanto a análise desse estudo de caso a proposta adota a técnica de triangulação dos dados na perspectiva de convergência de evidências (YIN, 2015). A amostra investigada foi composta de uma parcela de alunos cegos e baixa visão cadastrada no Repositório. Os resultados esperados com a pesquisa são recomendações de melhorias para a interface do repositório com vistas a adequação de critérios ergonômicos de usabilidade e acessibilidade neste espaço de informação digital acessível.